KudoZ home » French to Portuguese » Photography/Imaging (& Graphic Arts)

pans

Portuguese translation: perspectivas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:pans
Portuguese translation:perspectivas
Entered by: Ivana de Sousa Santos

23:34 Apr 7, 2004
French to Portuguese translations [PRO]
Photography/Imaging (& Graphic Arts)
French term or phrase: pans
"la grande liberté prônée par XXX rejoint celle des surréalistes influents pour faire basculer des pans entiers de la manière de voir du moment".

Pans = partes?

Como está inserido no contexto da fotografia, não se trata nem de "aba" nem de "lanço do muro", mas estou com dúvidas quanto ao sentido da palavra nesta frase.
Ivana de Sousa Santos
Portugal
perspectivas
Explanation:
Ivana,

A definição apresentada pelo colega Arthur Luiz está totalmente correta, mas me parece que, no seu contexto, "pan" tende mais para o sentido figurado. Assim, não sei se o uso do termo literal soaria natural em português nesse caso. A minha sugestão procura manter a referência ao campo da fotografia e fazer com que o texto fique mais fluente:

"a grande liberdade preconizada por XXX converge com aquela dos surrealistas influentes para derrubar PERSPECTIVAS inteiras do ponto de vista do momento"

Espero que ajude. Bom trabalho.

Selected response from:

Marsel de Souza
Brazil
Grading comment
Obrigada a todos pelas ajudas apresentadas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1panorâmico/aArthurLuiz
5perspectivas
Marsel de Souza
4partes
Pascal Rubio
3lados
Vera Rocha


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
lados


Explanation:
Talvez "lados" como perspectivas de visão num determinado momento.

Vera Rocha
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
panorâmico/a


Explanation:
Pan vem da abreviação, em inglês, de panoramic. É a ação de correr a câmera de cinema lentamente de um lado para outro, por 180 graus ou mais, dando uma visão panorâmica do ambiente.

ArthurLuiz
Brazil

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marsel de Souza
21 mins

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
perspectivas


Explanation:
Ivana,

A definição apresentada pelo colega Arthur Luiz está totalmente correta, mas me parece que, no seu contexto, "pan" tende mais para o sentido figurado. Assim, não sei se o uso do termo literal soaria natural em português nesse caso. A minha sugestão procura manter a referência ao campo da fotografia e fazer com que o texto fique mais fluente:

"a grande liberdade preconizada por XXX converge com aquela dos surrealistas influentes para derrubar PERSPECTIVAS inteiras do ponto de vista do momento"

Espero que ajude. Bom trabalho.



Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos pelas ajudas apresentadas.

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
partes


Explanation:
É um uso literário da palavra "pans", que é parte ou pedaço, trecho. Vc deve procurar algo também literário com sentido de "partes". Eu diria algo como:
para derrubar partes interias da maneira de ver do momento ou para derrubar boa parte das concepções intelectuais do momento

Pascal Rubio
Brazil
Native speaker of: Native in FrenchFrench