KudoZ home » French to Portuguese » Social Science, Sociology, Ethics, etc.

squat (aménagé)

Portuguese translation: prédio invadido


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:squat (aménagé)
Portuguese translation:prédio invadido
Entered by: José Ignacio Coelho Mendes Neto

16:42 Jul 2, 2007
French to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
French term or phrase: squat (aménagé)
Pour 40,0 % des personnes enquêtées, le logement est précaire (chez des membres de la famille, des amis, un **squat aménagé avec eau et électricité, une caravane, un foyer, etc.). Enfin, 11,5 % n’ont pas de logement du tout : ils dorment dans la rue, dans différents abris, des squats sans eau ni électricité, ou en hébergement d’urgence.
Gabriela Matias
Portugal
prédio invadido
Explanation:
"prédio invadido com ligação de água e eletricidade"


"Squat" é usado em francês para indicar as habitações constituídas por meio da invasão de prédios desocupados. Além disso, o "squat" designa a comunidade dos habitantes que vivem em tais habitações. São, geralmente, pessoas ligadas aos movimentos alternativos, artísticos ou sociais, que encontram no "squat" não só um teto e uma rede de amizades, mas também uma forma de protestar contra a sociedade capitalista.

Não sei se existe uma tradução consagrada em português. A minha não me agrada porque não restitui o aspecto afetivo e comunitário tão prezado pelos "squatteurs", e insiste no fato jurídico (invasão de propriedade) que é justamente aquilo que eles combatem.

Outras sugestões?
Selected response from:

José Ignacio Coelho Mendes Neto
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4habitação ilegalmente ocupada (adaptada)
Carla Guerreiro
2 +2prédio invadido
José Ignacio Coelho Mendes Neto
3uma ocupação com recursos básicos, como...
Clauwolf
3espaço abandonado (provido de)
Isabel Gamito


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
uma ocupação com recursos básicos, como...


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2007-07-02 16:54:19 GMT)
--------------------------------------------------

No Wikipédia:

No brasil, se conhece o termo squat como ocupação.

Além de servir como residência, alguns squats são usados como centros sociais, free stores e estações de rádios piratas.



Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  José Ignacio Coelho Mendes Neto: Boa sugestão.
13 hrs
  -> obrigado

19 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +2
prédio invadido


Explanation:
"prédio invadido com ligação de água e eletricidade"


"Squat" é usado em francês para indicar as habitações constituídas por meio da invasão de prédios desocupados. Além disso, o "squat" designa a comunidade dos habitantes que vivem em tais habitações. São, geralmente, pessoas ligadas aos movimentos alternativos, artísticos ou sociais, que encontram no "squat" não só um teto e uma rede de amizades, mas também uma forma de protestar contra a sociedade capitalista.

Não sei se existe uma tradução consagrada em português. A minha não me agrada porque não restitui o aspecto afetivo e comunitário tão prezado pelos "squatteurs", e insiste no fato jurídico (invasão de propriedade) que é justamente aquilo que eles combatem.

Outras sugestões?


    Reference: http://www.indymedia.ch/fr/2005/11/36425.shtml
    Reference: http://www.paysromand.ch/tribune/20051114lundi/
José Ignacio Coelho Mendes Neto
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cosmonipolita: très bonne définition. Moins "juridique" serait "prédio ocupado", par exemple.
15 hrs
  -> Tout à fait, je crois que "prédio ocupado" ou "ocupação" s'approchent davantage de "squat".

agree  xxxGustavo Trad
119 days

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
espaço abandonado (provido de)


Explanation:
uma sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2007-07-02 18:06:32 GMT)
--------------------------------------------------

squat - Logement vacant occupé sans droit ni titre (Dictionnaire du Français Argotique & Populaire)

Isabel Gamito
Luxembourg
Native speaker of: Portuguese

13 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
habitação ilegalmente ocupada (adaptada)


Explanation:
vem do inglês "squat": habitação ilegalmente ocupada

Carla Guerreiro
France
Works in field
Native speaker of: Portuguese