KudoZ home » French to Portuguese » Transport / Transportation / Shipping

Tirefonds

Portuguese translation: tirafundos / parafusos (de fixação)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:Tirefonds
Portuguese translation:tirafundos / parafusos (de fixação)
Entered by: rhandler

19:58 Oct 21, 2007
French to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Transport / Transportation / Shipping
French term or phrase: Tirefonds
dévisser les tirefonds des attaches de façon à libérer les attaches.

Qual será o melhor termo para TIREFONDS?
obrigada antes de mais
Brigith Guimarães
Portugal
parafusos (de fixação)
Explanation:
Clique no link abaixo, para ver algumas imagens. Trata-se de parafusos de cabeça especial, muito usados para a fixação de trilhos (carris).

http://images.google.com.br/images?&hl=en&num=10&lr=lang_fr&...

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-10-21 20:06:58 GMT)
--------------------------------------------------

A cabeça não é, necessariamente, hexagonal. Há quadradas, também. A característica principal é a existência de abas de fixação, bem grandes.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-10-21 20:09:27 GMT)
--------------------------------------------------

Também se usa "tirafundos", veja:

M.I.M.F - Materiais para Fixação
Tirefonds rectangular head straight border of 21x188mm Tirafundos cabeza retangular aba ... Tirefonds rectangular head of 24mm type SS-8 galvanized by fire ...
www.mimf.com.br/fixacao.htm


--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2007-10-21 20:12:48 GMT)
--------------------------------------------------

Há 33 ocorrências para "tirafundos" em português. Veja mais exemplos:

BERNER
Inclue-se também uma oferta equilibrada de parafusos para chapa e tirafundos, assim como uma ampla variedade de parafusos para tabuleiros aglomerados de ...
http://liveserver.berner.biz/.../CCE729C8601740888852F13054B...

Páginas amarelas empresas Metalurgia e trabalho de metais para ...
Fabrico de tirantes, tirafundos Parafuso e "tyloop" para cofragens Molas de ancoragem. Rubrica(s): Parafusos e porcas | Tirantes de fixação. 82, v. ...
www.europages.pt/epq/DMC/l-pt/did-04/p4/hc-04661/Parafusos_...

[PDF] Tracção Eléctrica
File Format: PDF/Adobe Acrobat
madeira pregados por tirafundos, sobre leito de balastro. No entanto houve pouco cuidado na sustentação dos. pontos de ligação dos carris (juntas ou ...
http://paginas.fe.up.pt/tre/TrE_folhas04/TrE_4f2.pdf
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Ena... tou esclarecida! É óptimo ter os outros a "trabalhar" pra nós :) ai, desculpa a brincadeira... Vou optar por tirafundos, decidida e definitivamente. BRIGADA
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4parafusos (de fixação)rhandler
4parafuso de cabeça hexagonal
Mariana Moreira


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tirefonds
parafuso de cabeça hexagonal


Explanation:
Term: parafuso de cabeça hexagonal
Reference: A.Pinheiro,Eng.Silv.CONSORCIL
Note: utiliza-se frequentemente tirefond

Fonte: IATE

Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Olá Mariana, obrigada. De facto, também me aparece "tirefond", tal e qual e tout court. Será que posso usar?


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parafusos (de fixação)


Explanation:
Clique no link abaixo, para ver algumas imagens. Trata-se de parafusos de cabeça especial, muito usados para a fixação de trilhos (carris).

http://images.google.com.br/images?&hl=en&num=10&lr=lang_fr&...

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-10-21 20:06:58 GMT)
--------------------------------------------------

A cabeça não é, necessariamente, hexagonal. Há quadradas, também. A característica principal é a existência de abas de fixação, bem grandes.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2007-10-21 20:09:27 GMT)
--------------------------------------------------

Também se usa "tirafundos", veja:

M.I.M.F - Materiais para Fixação
Tirefonds rectangular head straight border of 21x188mm Tirafundos cabeza retangular aba ... Tirefonds rectangular head of 24mm type SS-8 galvanized by fire ...
www.mimf.com.br/fixacao.htm


--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2007-10-21 20:12:48 GMT)
--------------------------------------------------

Há 33 ocorrências para "tirafundos" em português. Veja mais exemplos:

BERNER
Inclue-se também uma oferta equilibrada de parafusos para chapa e tirafundos, assim como uma ampla variedade de parafusos para tabuleiros aglomerados de ...
http://liveserver.berner.biz/.../CCE729C8601740888852F13054B...

Páginas amarelas empresas Metalurgia e trabalho de metais para ...
Fabrico de tirantes, tirafundos Parafuso e "tyloop" para cofragens Molas de ancoragem. Rubrica(s): Parafusos e porcas | Tirantes de fixação. 82, v. ...
www.europages.pt/epq/DMC/l-pt/did-04/p4/hc-04661/Parafusos_...

[PDF] Tracção Eléctrica
File Format: PDF/Adobe Acrobat
madeira pregados por tirafundos, sobre leito de balastro. No entanto houve pouco cuidado na sustentação dos. pontos de ligação dos carris (juntas ou ...
http://paginas.fe.up.pt/tre/TrE_folhas04/TrE_4f2.pdf


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Ena... tou esclarecida! É óptimo ter os outros a "trabalhar" pra nós :) ai, desculpa a brincadeira... Vou optar por tirafundos, decidida e definitivamente. BRIGADA
Notes to answerer
Asker: Olá, boa noite! Todo o mundo dando no dedo, 'tou vendo :) eu já tinha passado por estas imagens precisamente, mas queria ter a certeza se lhe podia chamar parafuso ou na arte aplicariam mais TIREFOND Fique bem e obrigada, como sempre