KudoZ home » German to Portuguese » Computers: Software

Applikate

Portuguese translation: eixo perpendicular


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Applikate
Portuguese translation:eixo perpendicular
Entered by: Marco Schaumloeffel

00:27 Mar 17, 2007
German to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Computers: Software / Programa para aparelhos de medição
German term or phrase: Applikate
Die vertikale Achse (hier Z-Achse) wird Ordinatenachse und die horizontale Achse (X-Achse) Abszissenachse genannt.
Die räumliche Achse (Y-Achse) wird Applikate genannt.
Constance Mannshardt
Germany
eixo perpendicular
Explanation:
aqui há uma troca pouco usual em PT das letras Z, Y e X:
Ordinatenachse = eixo das ordenadas
Abszissenachse = eixos das abscissas
Applikate = eixo perpendicular, usualmente chamado de "eixo Z" em PT

20070312 133538 1 70 sci_arttext S0102-47442002000200016 scielo 1 ...Neste estudo, consideramos um eixo Z perpendicular ao corpo passando pelo centro de massa. Dessa forma, o corpo plano e delgado deve ser considerado como ...
www.scielo.br/.../?IsisScript=ScieloXML/sci_arttext.xis&def... - 22k - Im Cache - Ähnliche Seiten

[PDF] Trajetória ótima de uma estrutura paralela para diferentes ...Dateiformat: PDF/Adobe Acrobat
O eixo Z é perpendicular ao plano. da PF e Y é tomado neste plano de modo a definir. um sistema cartesiano. O sistema móvel PX ...
200.231.172.253/cnmac/storal2/rafael_rosa_ST9.pdf - Ähnliche Seiten

Transformação de CoordenadasO plano orbital do astro fica então contido no plano xy, e o eixo z, perpendicular ao orbital xy. Neste caso o problema se reduz apenas às conhecidas ...
www.geocities.com/lemagicien_2000/mathpage/horbgeo/horbegeo... - 21k - Im Cache - Ähnliche Seiten

Frederico Lopes :: Geometria Analítica com PovrayAlém dos eixos x e y, que agora se encontram sobre o chão quadriculado de amarelo, acrescentamos, perpendicular aos dois, um terceiro eixo, o eixo z. ...
www.geocities.com/geometriaanaliticacompovray/ - 16k - Im Cache - Ähnliche Seiten

Calibração direta dos 21 erros geométricos da MM3C (texto)Devido à existência de deslocamento relativo perpendicular entre o prisma e o ... Retitude segundo o eixo "Z" em 5 e 6: nesta montagem, foi utilizado um ...
www.cefetsp.br/edu/sinergia/9p10c.html - 37k - Im Cache - Ähnliche Seiten

GlossárioA circulação no plano vertical perpendicular a costa é fechada em uma profundidade de 1 a 2 ... Isto é, eixo-z aponta no sentido oposto da gravidade. x, y, ...
www.cptec.inpe.br/glossario_tecnico/glos_ABC.shtml - 30k - Im Cache - Ähnliche Seiten

[PDF] Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra ...Dateiformat: PDF/Adobe Acrobat
definido pela direcção do vento, o eixo y é perpendicular à direcção do vento e o eixo z é. perpendicular a estes dois últimos [Boubel 1994], [Gordon 1985], ...
www.inescc.pt/documentos/RR2003_15.pdf - Ähnliche Seiten

[PDF] r C ω ωDateiformat: PDF/Adobe Acrobat - HTML-Version
Continuando a escolher o eixo z como eixo de rotação, podemos escrever ... é perpendicular ao plano do papel (ou do ecrã do monitor) e aponta para lá. Ora, ...
nautilus.fis.uc.pt/personal/mfiolhais/FGbio/aula18.pdf - Ähnliche Seiten

Universidade Federal do ParanáSolução: O eixo z é o eixo da bobina, pois é perpendicular ao plano xy e passa pelo centro da espira. A uma distância z = 0,15 m temos ...
fisica.ufpr.br/viana/fisicab/aulas2/a_25.htm - 35k - Im Cache - Ähnliche Seiten

[PDF] 1. T leva planos perpendiculares ao eixo- z em planos ...Dateiformat: PDF/Adobe Acrobat - HTML-Version
Note que a restrição de T a cada plano perpendicular ao eixo-z é um escalamento. Portanto segue-se também da terceira condição que a restrição de T ao plano ...
www.visgraf.impa.br/Publications/fundamentos/cap11/fig13.pd...
Selected response from:

Marco Schaumloeffel
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1eixo perpendicularMarco Schaumloeffel
5 +1(eixo das) ordenadas
Clara Duarte
3eixo cartesiano
ahartje


  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
eixo perpendicular


Explanation:
aqui há uma troca pouco usual em PT das letras Z, Y e X:
Ordinatenachse = eixo das ordenadas
Abszissenachse = eixos das abscissas
Applikate = eixo perpendicular, usualmente chamado de "eixo Z" em PT

20070312 133538 1 70 sci_arttext S0102-47442002000200016 scielo 1 ...Neste estudo, consideramos um eixo Z perpendicular ao corpo passando pelo centro de massa. Dessa forma, o corpo plano e delgado deve ser considerado como ...
www.scielo.br/.../?IsisScript=ScieloXML/sci_arttext.xis&def... - 22k - Im Cache - Ähnliche Seiten

[PDF] Trajetória ótima de uma estrutura paralela para diferentes ...Dateiformat: PDF/Adobe Acrobat
O eixo Z é perpendicular ao plano. da PF e Y é tomado neste plano de modo a definir. um sistema cartesiano. O sistema móvel PX ...
200.231.172.253/cnmac/storal2/rafael_rosa_ST9.pdf - Ähnliche Seiten

Transformação de CoordenadasO plano orbital do astro fica então contido no plano xy, e o eixo z, perpendicular ao orbital xy. Neste caso o problema se reduz apenas às conhecidas ...
www.geocities.com/lemagicien_2000/mathpage/horbgeo/horbegeo... - 21k - Im Cache - Ähnliche Seiten

Frederico Lopes :: Geometria Analítica com PovrayAlém dos eixos x e y, que agora se encontram sobre o chão quadriculado de amarelo, acrescentamos, perpendicular aos dois, um terceiro eixo, o eixo z. ...
www.geocities.com/geometriaanaliticacompovray/ - 16k - Im Cache - Ähnliche Seiten

Calibração direta dos 21 erros geométricos da MM3C (texto)Devido à existência de deslocamento relativo perpendicular entre o prisma e o ... Retitude segundo o eixo "Z" em 5 e 6: nesta montagem, foi utilizado um ...
www.cefetsp.br/edu/sinergia/9p10c.html - 37k - Im Cache - Ähnliche Seiten

GlossárioA circulação no plano vertical perpendicular a costa é fechada em uma profundidade de 1 a 2 ... Isto é, eixo-z aponta no sentido oposto da gravidade. x, y, ...
www.cptec.inpe.br/glossario_tecnico/glos_ABC.shtml - 30k - Im Cache - Ähnliche Seiten

[PDF] Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra ...Dateiformat: PDF/Adobe Acrobat
definido pela direcção do vento, o eixo y é perpendicular à direcção do vento e o eixo z é. perpendicular a estes dois últimos [Boubel 1994], [Gordon 1985], ...
www.inescc.pt/documentos/RR2003_15.pdf - Ähnliche Seiten

[PDF] r C ω ωDateiformat: PDF/Adobe Acrobat - HTML-Version
Continuando a escolher o eixo z como eixo de rotação, podemos escrever ... é perpendicular ao plano do papel (ou do ecrã do monitor) e aponta para lá. Ora, ...
nautilus.fis.uc.pt/personal/mfiolhais/FGbio/aula18.pdf - Ähnliche Seiten

Universidade Federal do ParanáSolução: O eixo z é o eixo da bobina, pois é perpendicular ao plano xy e passa pelo centro da espira. A uma distância z = 0,15 m temos ...
fisica.ufpr.br/viana/fisicab/aulas2/a_25.htm - 35k - Im Cache - Ähnliche Seiten

[PDF] 1. T leva planos perpendiculares ao eixo- z em planos ...Dateiformat: PDF/Adobe Acrobat - HTML-Version
Note que a restrição de T a cada plano perpendicular ao eixo-z é um escalamento. Portanto segue-se também da terceira condição que a restrição de T ao plano ...
www.visgraf.impa.br/Publications/fundamentos/cap11/fig13.pd...


Marco Schaumloeffel
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Brasiversum
5 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
eixo cartesiano


Explanation:
Conforme a definição mencionada pela Clara, no entanto, com a devida e normal atribuição das designações dos eixos (vide o comentário do Marco à troca).

ahartje
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 57

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
(eixo das) ordenadas


Explanation:
Para referência rápida:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_coordenadas_cartesia...

--------------------------------------------------
Note added at 10 horas (2007-03-17 10:30:16 GMT)
--------------------------------------------------

Provavelmente devido ao sono, escrevi ordenadas, mas é COordenadas.

Clara Duarte
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marta Marques
4 hrs
  -> Obrigada, Marta :)