KudoZ home » German to Portuguese » Cosmetics, Beauty

Rosenmandel

Portuguese translation: amêndoa e rosas


19:47 Nov 30, 2004
German to Portuguese translations [PRO]
Cosmetics, Beauty / Kosmetic - Bio-Produkte
German term or phrase: Rosenmandel
In English lautet es "flowering almond" oder "Rose Tree of China", in Latein Prunus Triloba, und ich brauche die Name auf Portugiesisch....
Danke!
Ana Syder Fontinha
Portuguese translation:amêndoa e rosas
Explanation:
Estou de acordo com a explicação da Susanne. Mas amendoeira comum (Mandelbaum) é "Amygdalus communis" ou "Prunus amygdalus" e não "Prunus Triloba" que é um arbusto originário da China. Julgo tratar-se de um produto que contém óleos ou essências de amêndoa e rosas, conforme se pode ler no site que a Susanne indicou.
Veja se se ajusta no seu contexto.
Bom trabalho e bom feriado!

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs 22 mins (2004-12-01 12:09:38 GMT)
--------------------------------------------------

Em PT não descubro nenhum nome comum desta espécie. Talvez as seguintes referências possam ajudá-la.

Em espanho:
Almendro florido - amendoeira florida
http://www.arbolesornamentales.com/Prunustriloba.htm

Em francês:
Amandier de Chine, amendier à fleurs - amendoeira da China, amendoeira florida
http://www.aujardin.info/plantes/prunus_triloba.php

Não sei se num texto de cosmética/produtos biológicos tem muito cabimento a indicação da designação latina... A colega decidirá.

Por outro lado, todas as referências que encontro em qualquer idioma indicam o arbusto como planta ornamental. Ninguém refere a sua utilização na área da cosmética ou afins. Tem mesmo a certeza que é dela que se trata?




--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs 35 mins (2004-12-01 12:23:08 GMT)
--------------------------------------------------

Concordo inteiramente consigo, na imediata associação das amendoeiras em flor ao Algarve. \"Amendoeira florida\" é já um pequeno desvio ao primeiro conceito. Por mim, talvez optasse por \"amendoeira (florida) da China\". Parece indiscutível que a sua origem é a China e sempre ficava claro que não se trata de uma amendoeira vulgar.
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Ana, onrigada. Mais uma vez se prova que duas cabeças pensam melhor do que uma. Embora até agora não me tenha sido possível confirmar essa designação (consegui, inclusive, uma lista de todas as plantas da família das rosaceae, do tipo prunus, mas nenuma triloba!!!), é essa a designação que vou adoptar. Se entretanto tiver alguma inspiração súbita, aviso-a logo, para que também fique a saber. Obrigadíssima pela sua ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Óleo de rosas
Sonia Heidemann
3amêndoa e rosas
Ana Almeida
1s.u.
Susanne Rindlisbacher


Discussion entries: 1





  

Answers


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Óleo de rosas


Explanation:
Óleo de rosas

ingredientes deste óleo: óleo de soja (modificado), óleo de amendoa, vitamina E, vitamina C, óleos etéreos, esteres de ácidos gordos e rosa selvagem.

Aqui fica o site que confirma a composicao:
http://www.google.de/search?q=cache:CDIXbcyNILsJ:www.lebendi...



--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 42 mins (2004-11-30 23:30:02 GMT)
--------------------------------------------------

http://terapeutico.indice.pt/INDICEe/Grupos/g08/Rosalgin.pdf




    Reference: http://www.fcm.unl.pt/visitaguiada/azulejos.htm
    Reference: http://www.spq.pt/olimpiadas/docs/provas/2001%20TesteFinal.p...
Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
In den mir zugesandte Internet-Seite ist es deutlich, dass "Rosenmandel" auch d. Name des Produkts ist (z. B. "Rosenmandel" Baby Pflegetuecher), da d. Rosenmandelöl einen der wichtigsten Inhalststoffe der Tuecheröl ist. Danke sowieso!
The asker has declined this answer
Comment: In den mir zugesandte Internet-Seite ist es deutlich, dass "Rosenmandel" auch d. Name des Produkts ist (z. B. "Rosenmandel" Baby Pflegetuecher), da d. Rosenmandelöl einen der wichtigsten Inhalststoffe der Tuecheröl ist. Danke sowieso!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
s.u.


Explanation:
"Prunus triloba" ist auf Dt. einfach ein Mandelbaum.
Eine "Rosenmandel", im botanischen Sinne, gibt es m.A. nicht.
Im Zusammenhang mit Kosmetika wird "Rosenmandel" als Name verwendet, um auszudrücken, dass das Produkt sowohl Rosen- wie auch Mandelessenzen enthält, z.B.:

Die Symbiose von vitamin- und mineralstoffreichem Mandelöl und der körperlich-seelisch entspannend und hautpflegend wirkenden Rose, ist eine gute Grundlage für die Körperpflege.

www.vaas-pflege.de/c287.html

Susanne Rindlisbacher
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman
PRO pts in category: 4
Grading comment
Rosenmandel ist Tatsächlich 1 Baum. Siehe bitte meine o.a. Erklärung. Danke.
The asker has declined this answer
Comment: Rosenmandel ist Tatsächlich 1 Baum. Siehe bitte meine o.a. Erklärung. Danke.

15 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
amêndoa e rosas


Explanation:
Estou de acordo com a explicação da Susanne. Mas amendoeira comum (Mandelbaum) é "Amygdalus communis" ou "Prunus amygdalus" e não "Prunus Triloba" que é um arbusto originário da China. Julgo tratar-se de um produto que contém óleos ou essências de amêndoa e rosas, conforme se pode ler no site que a Susanne indicou.
Veja se se ajusta no seu contexto.
Bom trabalho e bom feriado!

--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs 22 mins (2004-12-01 12:09:38 GMT)
--------------------------------------------------

Em PT não descubro nenhum nome comum desta espécie. Talvez as seguintes referências possam ajudá-la.

Em espanho:
Almendro florido - amendoeira florida
http://www.arbolesornamentales.com/Prunustriloba.htm

Em francês:
Amandier de Chine, amendier à fleurs - amendoeira da China, amendoeira florida
http://www.aujardin.info/plantes/prunus_triloba.php

Não sei se num texto de cosmética/produtos biológicos tem muito cabimento a indicação da designação latina... A colega decidirá.

Por outro lado, todas as referências que encontro em qualquer idioma indicam o arbusto como planta ornamental. Ninguém refere a sua utilização na área da cosmética ou afins. Tem mesmo a certeza que é dela que se trata?




--------------------------------------------------
Note added at 16 hrs 35 mins (2004-12-01 12:23:08 GMT)
--------------------------------------------------

Concordo inteiramente consigo, na imediata associação das amendoeiras em flor ao Algarve. \"Amendoeira florida\" é já um pequeno desvio ao primeiro conceito. Por mim, talvez optasse por \"amendoeira (florida) da China\". Parece indiscutível que a sua origem é a China e sempre ficava claro que não se trata de uma amendoeira vulgar.


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 16
Grading comment
Ana, onrigada. Mais uma vez se prova que duas cabeças pensam melhor do que uma. Embora até agora não me tenha sido possível confirmar essa designação (consegui, inclusive, uma lista de todas as plantas da família das rosaceae, do tipo prunus, mas nenuma triloba!!!), é essa a designação que vou adoptar. Se entretanto tiver alguma inspiração súbita, aviso-a logo, para que também fique a saber. Obrigadíssima pela sua ajuda!