KudoZ home » German to Portuguese » Medical: Dentistry

Bisserhöhung

Portuguese translation: aumento (indesejável) da dimensão vertical de oclusão / aumento (indesejável) da altura da mordida


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Bisserhöhung
Portuguese translation:aumento (indesejável) da dimensão vertical de oclusão / aumento (indesejável) da altura da mordida
Entered by: Constance Mannshardt

20:48 Jan 30, 2009
German to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry / Gerät
German term or phrase: Bisserhöhung
Vorgang wiederholen, um sicherzustellen, dass das Inlay/Onlay exakt ohne Bisserhöhung in der Kavität sitzt.
Constance Mannshardt
Germany
aumento (indesejável) da dimensão vertical de oclusão / aumento (indesejável) da altura da mordida
Explanation:
No Brasil, o cirurgião-dentista, depois de colocar a resina no dente do paciente, pergunta ao paciente, em linguagem odontológica, se "a mordida está alta", mas em linguagem odontológica ele se refere à "dimensão vertical de oclusão" (DVO), em inglês: "vertical dimensional of occlusion" (VDO). Veja:

-----------------

Bisserhöhung = ungewollte Bisserhöhung

"Bisserhöhung: ungewollte Bisshebung durch fehlerhafter Zahnersatz"
http://www.termbases.eu/de/terminologie/?oid=30270&act=ShowN...

"Der Zementspalt (engl.: cement line) d.i. der Hohlraum zwischen Ersatzstück und Zahnstumpf) stellt immer einen Schwachpunkt bei einer Zahnersatzarbeit dar ( Randschluss). Auch hier scheinen die neueren Zemente und die auf der Adhäsivtechnik beruhenden Befestigungsmittel dem Phosphatzement überlegen zu sein. Für die Zementfilmdicke, welche materialbedingt zwischen 25 u. 50 µm liegt, wird auf den (Gips-)Zahnstümpfen im Dentallabor ein Lack oder eine dünne Folie aufgetragen, welche diese Dicke berücksichtigt - so kann es beim späteren endgültigen Befestigen nicht zu einer ***Zementüberhöhung (Bisserhöhung)*** kommen. "
http://www.zahnwissen.de/frameset_lexi.htm?lexikon_ba-bm.htm

---------------------------

Bisshöhe = vertical dimension of occlusion (VDO)

"Bisserhöhung {f} vertical increase of occlusion
Bisshöhe {f} [veraltet] vertical dimension of occlusion "
http://www.hemetsberger.com/woerterbuch-projekt/2008-12/29.h...

"Vertikaldimension
VD, in der neueren Literatur für ***Bisshöhe***, engl.: vertical dimension; Untergesichtshöhe bei Einnehmen der statischen Okklusion oder in Ruhelage; Bisslage, Kieferrelationsbestimmung"
http://www.zahnwissen.de/frameset_lexi.htm?lexikon_v.htm

--------------------------

aumento indesejável da dimensão vertical de oclusão

"Em função do ***aumento indesejável na dimensão vertical*** dos pacientes submetidos à disjunção da maxila e da escassez de trabalhos na literatura científica brasileira com relação a um dispositivo que controle estes efeitos indesejáveis, esta pesquisa objetiva avaliar se um bloco de mordida oclusal inferior removível pode minimizar este aumento da dimensão vertical, durante a disjunção maxilar e após um período de contenção."
http://www.cleber.com.br/disjuncao.html

"As conseqüências ao sistema estomatognático, devido às alterações na dimensão vertical de oclusão, tem sido uma questão de controvérsia durante décadas. Estudos recentes têm-se mostrado contrários a uma tendência tradicional de que um ***aumento da dimensão vertical de oclusão (DVO)*** pode levar a desordens temporomandibulares (DTM). O conhecimento científico atual suporta a hipótese de que moderadas alterações na DVO não parecem ser deletérias ao sistema mastigatório, desde que a estabilidade oclusal seja alcançada. (AU)"
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...

----------------------------

outro nome para dimensão vertical = altura da mordida

"Hoje foi concluída a reabilitação oral de um paciente com a cimentação de coroas metalo-cerâmicas (metal e porcelana). Foi restabelecida a ***dimensão vertical (altura da mordida)***, as guias anteriores (em caninos quando o paciente faz movimento lateral e em incisivos quando faz movimento anterior) e reconstruído o seu sorriso."
http://blog.cir.com.br/index.php/2007/08/30/endodontia
Selected response from:

Fabio Said
Germany
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5aumento (indesejável) da dimensão vertical de oclusão / aumento (indesejável) da altura da mordida
Fabio Said
4Aumento/elevação da oclusão
Sonia Heidemann
2elevação do seio maxilar
Lia Brigitte Mendonça


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Aumento/elevação da oclusão


Explanation:
Aumento/elevação da oclusão

--------------------------------------------------
Note added at 12 minutos (2009-01-30 21:01:31 GMT)
--------------------------------------------------

http://molar.crb.ucp.pt/cursos/1º e 2º Ciclos - Lics e Lics ...

--------------------------------------------------
Note added at 13 minutos (2009-01-30 21:02:27 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.clinicadentariadepenafiel.com/quemsomos/detalhes....

--------------------------------------------------
Note added at 14 minutos (2009-01-30 21:03:12 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.protesetotal.com/ARTIGOS_CIENTIFICOS/026/index.ht...

--------------------------------------------------
Note added at 15 minutos (2009-01-30 21:03:55 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.tede.ufsc.br/teses/PODO0169.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 15 minutos (2009-01-30 21:04:46 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.marilena.com.br/glossario/glossario.htm

Sonia Heidemann
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
aumento (indesejável) da dimensão vertical de oclusão / aumento (indesejável) da altura da mordida


Explanation:
No Brasil, o cirurgião-dentista, depois de colocar a resina no dente do paciente, pergunta ao paciente, em linguagem odontológica, se "a mordida está alta", mas em linguagem odontológica ele se refere à "dimensão vertical de oclusão" (DVO), em inglês: "vertical dimensional of occlusion" (VDO). Veja:

-----------------

Bisserhöhung = ungewollte Bisserhöhung

"Bisserhöhung: ungewollte Bisshebung durch fehlerhafter Zahnersatz"
http://www.termbases.eu/de/terminologie/?oid=30270&act=ShowN...

"Der Zementspalt (engl.: cement line) d.i. der Hohlraum zwischen Ersatzstück und Zahnstumpf) stellt immer einen Schwachpunkt bei einer Zahnersatzarbeit dar ( Randschluss). Auch hier scheinen die neueren Zemente und die auf der Adhäsivtechnik beruhenden Befestigungsmittel dem Phosphatzement überlegen zu sein. Für die Zementfilmdicke, welche materialbedingt zwischen 25 u. 50 µm liegt, wird auf den (Gips-)Zahnstümpfen im Dentallabor ein Lack oder eine dünne Folie aufgetragen, welche diese Dicke berücksichtigt - so kann es beim späteren endgültigen Befestigen nicht zu einer ***Zementüberhöhung (Bisserhöhung)*** kommen. "
http://www.zahnwissen.de/frameset_lexi.htm?lexikon_ba-bm.htm

---------------------------

Bisshöhe = vertical dimension of occlusion (VDO)

"Bisserhöhung {f} vertical increase of occlusion
Bisshöhe {f} [veraltet] vertical dimension of occlusion "
http://www.hemetsberger.com/woerterbuch-projekt/2008-12/29.h...

"Vertikaldimension
VD, in der neueren Literatur für ***Bisshöhe***, engl.: vertical dimension; Untergesichtshöhe bei Einnehmen der statischen Okklusion oder in Ruhelage; Bisslage, Kieferrelationsbestimmung"
http://www.zahnwissen.de/frameset_lexi.htm?lexikon_v.htm

--------------------------

aumento indesejável da dimensão vertical de oclusão

"Em função do ***aumento indesejável na dimensão vertical*** dos pacientes submetidos à disjunção da maxila e da escassez de trabalhos na literatura científica brasileira com relação a um dispositivo que controle estes efeitos indesejáveis, esta pesquisa objetiva avaliar se um bloco de mordida oclusal inferior removível pode minimizar este aumento da dimensão vertical, durante a disjunção maxilar e após um período de contenção."
http://www.cleber.com.br/disjuncao.html

"As conseqüências ao sistema estomatognático, devido às alterações na dimensão vertical de oclusão, tem sido uma questão de controvérsia durante décadas. Estudos recentes têm-se mostrado contrários a uma tendência tradicional de que um ***aumento da dimensão vertical de oclusão (DVO)*** pode levar a desordens temporomandibulares (DTM). O conhecimento científico atual suporta a hipótese de que moderadas alterações na DVO não parecem ser deletérias ao sistema mastigatório, desde que a estabilidade oclusal seja alcançada. (AU)"
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?Isis...

----------------------------

outro nome para dimensão vertical = altura da mordida

"Hoje foi concluída a reabilitação oral de um paciente com a cimentação de coroas metalo-cerâmicas (metal e porcelana). Foi restabelecida a ***dimensão vertical (altura da mordida)***, as guias anteriores (em caninos quando o paciente faz movimento lateral e em incisivos quando faz movimento anterior) e reconstruído o seu sorriso."
http://blog.cir.com.br/index.php/2007/08/30/endodontia

Fabio Said
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos!

1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
elevação do seio maxilar


Explanation:
Talvez


    Reference: http://www.clinicacg.com/tratamentos/elevacao_do_seio_maxila...
Lia Brigitte Mendonça
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in GermanGerman
PRO pts in category: 4