ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » German to Portuguese » Philosophy

dasein

Portuguese translation: Dasein / ser-aí

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:dasein
Portuguese translation:Dasein / ser-aí
Entered by: dpandino

20:22 Oct 5, 2004
German to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Philosophy
German term or phrase: dasein
Termo utilizado em livro de filosofia...
dpandino
Dasein / ser-aí
Explanation:
Na maioria das vezes este conceito, essencialmente relacionado com a filosofia de Hegel e Heidegger , não se traduz. Mas, por vezes, acrescenta-se, a título de explicação, "ser-aí" ou inversamente utiliza-se esta expressão seguida de "Dasein".
Veja estes exemplos:

"Heidegger, Martin. Filósofo al. (1889-1976). Em Sein und Zeit (1927) desenvolve uma ontologia existencial que situa como ponto de partida da reflexão fil. a compreensão que o homem tem de si mesmo e do Mundo. Para tal é necessário analisar o «Dasein» (ser-aí), o qual dá acesso ao horizonte em que se revela o sentido do ser. Para ele o homem é um «pastor do ser», criticando a ciência moderna que se esquece do «ser»."
http://www.google.pt/search?q=cache:ROgRB7Zb6FcJ:www.bpb.umi...


"Podermos crescer em conjunto é o grande desafio deste século, deste Agrupamento. Aprender a aprender, o ser aí (Dasein), o eu e a minha consciência é o que ofertamos para este ano lectivo de grandes “aventuras”.

http://www.ecs-olival.rcts.pt/mens.htm

"O ser-aí heideggariano (Dasein) descobre o carácter pré-dado da sua ek-sistência e esta descobre-se sempre enraizada no já-aí cujo horizonte é o mundo. Existindo, o ser-aí, o Dasein, é já possibilidade, pro-jectado já nas/pelas suas possibilidades e não colocado antes delas. Há pois um ser-já-em, um estar-já-no-mundo. O ser (Da-sein) é o aí-do-ser. O ser esconde-se no que mostra(12). O pensamento propõe-se clarificar, compreender. O que o pensamento não diz, o que sempre lhe escapa, é na/pela poesia que chega à amostração: «A experiência poderia despertar: todo o pensamento meditativo - diz Heidegger - é um Poema, toda a poesia um Pensamento. Os dois pertencem-se reciprocamente a partir deste Dizer que já se remete a si próprio como ao seu Não-dito, porque ele é o conhecimento como re-conhecimento»(13).

http://www.ciberkiosk.pt/arquivo/ciberkiosk4/ensaios/rosa.ht...
Selected response from:

Ana Almeida
Grading comment
Perfeito, Ana. Era exatamente esta expressão - "ser-aí" - que eu buscava. Agradeço também a sua ajuda, Susanne e Sónia...
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Dasein / ser-aí
Ana Almeida
4existência, vida
Susanne Rindlisbacher
4O resultado da dúvida: o cogito ou Hermenêutica emergente da filosofia "Dasein"
Sonia Heidemann


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
O resultado da dúvida: o cogito ou Hermenêutica emergente da filosofia "Dasein"


Explanation:
O resultado da dúvida: o cogito ou Hermenêutica emergente da filosofia "Dasein"

Se tiver a ver com Heidegger,pode simplesmente deixar ficar como "Dasein" ou "filosofia do Dasein"

outras propostas de traducao podem ser talvez: "o ser", "o existente"



www.recensio.ubi.pt/modelos/ recensoes/recensao.php3?codrec=14

alveno.planetaclix.pt/filosofia_contemporanea_1.htm

sweet.ua.pt/~mbaptista/ O%20Indelevel%20Abismo%20entre%20Filosofia%20e%20Poesia.pdf

pages.madinfo.pt/filosofia/textos/sartre.html

foruns.publico.pt/showthread.php?threadid=16061 - 69k


Bom trabalho :O)








    Reference: http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0212.pdf
    Reference: http://www.terravista.pt/Guincho/3988/termos_filosoficos.htm
Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
existência, vida


Explanation:
... se for "Dasein" (com maiúscula).

Se for "dasein": existir, viver, estar presente

Susanne Rindlisbacher
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman
PRO pts in category: 4

11 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Dasein / ser-aí


Explanation:
Na maioria das vezes este conceito, essencialmente relacionado com a filosofia de Hegel e Heidegger , não se traduz. Mas, por vezes, acrescenta-se, a título de explicação, "ser-aí" ou inversamente utiliza-se esta expressão seguida de "Dasein".
Veja estes exemplos:

"Heidegger, Martin. Filósofo al. (1889-1976). Em Sein und Zeit (1927) desenvolve uma ontologia existencial que situa como ponto de partida da reflexão fil. a compreensão que o homem tem de si mesmo e do Mundo. Para tal é necessário analisar o «Dasein» (ser-aí), o qual dá acesso ao horizonte em que se revela o sentido do ser. Para ele o homem é um «pastor do ser», criticando a ciência moderna que se esquece do «ser»."
http://www.google.pt/search?q=cache:ROgRB7Zb6FcJ:www.bpb.umi...


"Podermos crescer em conjunto é o grande desafio deste século, deste Agrupamento. Aprender a aprender, o ser aí (Dasein), o eu e a minha consciência é o que ofertamos para este ano lectivo de grandes “aventuras”.

http://www.ecs-olival.rcts.pt/mens.htm

"O ser-aí heideggariano (Dasein) descobre o carácter pré-dado da sua ek-sistência e esta descobre-se sempre enraizada no já-aí cujo horizonte é o mundo. Existindo, o ser-aí, o Dasein, é já possibilidade, pro-jectado já nas/pelas suas possibilidades e não colocado antes delas. Há pois um ser-já-em, um estar-já-no-mundo. O ser (Da-sein) é o aí-do-ser. O ser esconde-se no que mostra(12). O pensamento propõe-se clarificar, compreender. O que o pensamento não diz, o que sempre lhe escapa, é na/pela poesia que chega à amostração: «A experiência poderia despertar: todo o pensamento meditativo - diz Heidegger - é um Poema, toda a poesia um Pensamento. Os dois pertencem-se reciprocamente a partir deste Dizer que já se remete a si próprio como ao seu Não-dito, porque ele é o conhecimento como re-conhecimento»(13).

http://www.ciberkiosk.pt/arquivo/ciberkiosk4/ensaios/rosa.ht...

Ana Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Grading comment
Perfeito, Ana. Era exatamente esta expressão - "ser-aí" - que eu buscava. Agradeço também a sua ajuda, Susanne e Sónia...