KudoZ home » Italian to Portuguese » Law: Contract(s)

come in calce allo stesso

Portuguese translation: conforme se verifica no final do mesmo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Italian term or phrase:come in calce allo stesso
Portuguese translation:conforme se verifica no final do mesmo
Entered by: Ana Rita Simões

17:59 Apr 1, 2008
Italian to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s)
Italian term or phrase: come in calce allo stesso
"XXX ha sottoscritto l'atto che precede in mia presenza, come in calce allo stesso, in Padova, ...."

Obrigada!
Ana Rita Simões
Portugal
conforme se verifica no final do mesmo
Explanation:
Assinou o acto/auto conforme se verifica no fim do mesmo (se a assinatura foi aposta na última página).

in calce (TS burocr.): a piè di pagina, nella parte inferiore di un foglio: nota in c., firmare in c. alla richiesta.

Alguns exemplos:

"Na parte inferior do documento , encontram-se também nomes de países em..." /
"In calce al documento compaiono anche i nomi di paesi..."

"... e apôs a sua assinatura a esse documento" / "... ha messo la sua firma in calce ad essa"

"Ainda a tinta da assinatura no final da declaração comum..." / " L ' inchiostro della firma in calce alla dichiarazione comune..."

Poderá se também "em pé-de-página" ou "em rodapé", mas não me parece que seja o caso aqui.
Selected response from:

paula cruz
Grading comment
Escolhi a resposta um pouco mais completa, mas obrigada às duas!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5no final do presente ato
Adriana Aikawa da Silveira Andrade
3 +1conforme se verifica no final do mesmo
paula cruz


  

Answers


7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
conforme se verifica no final do mesmo


Explanation:
Assinou o acto/auto conforme se verifica no fim do mesmo (se a assinatura foi aposta na última página).

in calce (TS burocr.): a piè di pagina, nella parte inferiore di un foglio: nota in c., firmare in c. alla richiesta.

Alguns exemplos:

"Na parte inferior do documento , encontram-se também nomes de países em..." /
"In calce al documento compaiono anche i nomi di paesi..."

"... e apôs a sua assinatura a esse documento" / "... ha messo la sua firma in calce ad essa"

"Ainda a tinta da assinatura no final da declaração comum..." / " L ' inchiostro della firma in calce alla dichiarazione comune..."

Poderá se também "em pé-de-página" ou "em rodapé", mas não me parece que seja o caso aqui.


paula cruz
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Escolhi a resposta um pouco mais completa, mas obrigada às duas!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
16 hrs
  -> Obrigada.

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
no final do presente ato


Explanation:
Oi, Rita. O uso da expressão depende da frase como um todo, mas "in calce a" quer dizer "no final de" ou "abaixo de". No seu exemplo, refere-se à assinatura ou subscrição do ato feita no final do documento diante do [tabelião] em Pádua. Espero ter ajudado. Abraço, Adriana

Adriana Aikawa da Silveira Andrade
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese