ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Italian to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

Staffatrice (per la lavorazione del tondo da cemento armato)

Portuguese translation: Estribeira

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Italian term or phrase:Staffatrice
Portuguese translation:Estribeira
Entered by: Rafaela Lemos

00:12 Feb 17, 2008
Italian to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering
Italian term or phrase: Staffatrice (per la lavorazione del tondo da cemento armato)
No título do manual diz: "staffatrice per la lavorazione del tondo da cemento armato" e na descrição da máquina diz:

"L’impianto di sagomatura automatica SYNTAX 20 S serve per la produzione di staffe, sagomati e barre tagliate a misura, in tondo d’acciaio per cemento armato. "

Portanto, é praticamente uma máquina que molda. Alguém sabe o nome, por favor?

Um grande obrigada.

Rafaela
Rafaela Lemos
United States
curvadora de ferro
Explanation:
A única referência que encontrei foi "curvadora de ferro para betão" em www.tegopi.pt/?mod=pdinamicas_pag&id=19&_topitem=31 (ver item "formação")

Também encontrei "máquina de curvar ferro".

Num site de uma empresa encontrei o nome da máquina noutras línguas - EN: stirrup bender; Fr: cadreuse, cintreuse d'étriers; Es: estribadora

Embora "Cintreuse" possa ser "Calandra" parece que esta serve para curvar chapa; penso que a sua pergunta se refere àqueles varões de ferro que se utilizam na construção civil.
Selected response from:

paula cruz
Grading comment
Obrigada colega, mas optei pelo termo estribeira, sendo uma máquina que produz estribos (staffe).
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1curvadora de ferro
paula cruz
4molde em U (para modelagem da curva no cimento armado)
luizdoria


Discussion entries: 1





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
molde em U (para modelagem da curva no cimento armado)


Explanation:
Etimologicamente o substantivo é derivado de staffa, que é o estribo dos arreios de cavalo , que tem a forma de U: arnês em U . Não encontrei correspondente em português, além do próprio "estribo" que tem derivação do latim strepu. Estafado se dizia primitivamente do cavaleiro que após cavalgar o dia todo descia do cavalo para descansar. Estafadores portanto são todos os estribos. Mas, afinal o que basta para modelagem (sagomatura) do cimento é o molde em U, referido na imagem do estribo.

luizdoria
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

17 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
curvadora de ferro


Explanation:
A única referência que encontrei foi "curvadora de ferro para betão" em www.tegopi.pt/?mod=pdinamicas_pag&id=19&_topitem=31 (ver item "formação")

Também encontrei "máquina de curvar ferro".

Num site de uma empresa encontrei o nome da máquina noutras línguas - EN: stirrup bender; Fr: cadreuse, cintreuse d'étriers; Es: estribadora

Embora "Cintreuse" possa ser "Calandra" parece que esta serve para curvar chapa; penso que a sua pergunta se refere àqueles varões de ferro que se utilizam na construção civil.

paula cruz
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36
Grading comment
Obrigada colega, mas optei pelo termo estribeira, sendo uma máquina que produz estribos (staffe).

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gina Teixeira
17 hrs
  -> Obrigada.