ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese » Idioms / Maxims / Sayings

elefante branco

Portuguese translation: presente incômodo, indesejado / coisa de pouca importância prática

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:elefante branco
Portuguese translation:presente incômodo, indesejado / coisa de pouca importância prática
Entered by: Luiza Modesto

22:39 Apr 1, 2007
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Idioms / Maxims / Sayings
Portuguese term or phrase: elefante branco
Que significa quando uma empresa é chamada de elefante branco? Que apesar do tamanho ela é muito ágil? Se não me engano vi o Bradesco ser chamado de elefante branco uma vez em um jornal. Obrigada.
Luiza Modesto
Brazil
presente incômodo, indesejado / coisa de pouca importância prática
Explanation:
Elefante Branco: 1. Presente que, não sendo mau, dá muito trabalho, muita importunação. 2. Coisa de pouca ou nenhuma importância prática. [Dic. Aurélio]
http://www.elefantebranco.blogger.com.br/
A história do elefante é marcada pelo respeito com que eram vistos pelos homens do Oriente. Quando no século XVI os portugueses chegaram ao antigo Sião, hoje Tailândia, e depois deles os holandeses, ingleses e franceses, encontraram, na região, costumes e modos diferentes dos que prevaleciam na Europa. E levaram de volta consigo essas informações e as tornaram populares – como Marco Pólo (1254-1324) já o havia feito -, entre elas a de que por lá existiam elefantes brancos, mas em número tão reduzido que poucos podiam afirmar que já os haviam visto. Com respeito a esse fato eles acrescentavam uma revelação curiosa: a de que o rei local, quando insatisfeito com alguém da corte, presenteava-o com um desses animais considerados sagrados, passando a visitar o presenteado em horas incertas a fim de verificar pessoalmente se o bicho estava sendo tratado com a atenção necessária.

O homenageado, coitado, que por razões óbvias se vira forçado a aceitar o presente do rei, dali em diante fazia das tripas coração para manter o animal sempre limpo e enfeitado, e o que é pior, procurando satisfazer seu apetite de tamanho e peso equivalentes às quase dez toneladas de carne e ossos que carregava. Em razão disso a expressão “elefante branco” passou a simbolizar inicialmente o presente incômodo e indesejado que alguém recebe de algum engraçadinho (principalmente a partir do século 18, quando a comédia “O Elefante do Rei do Sião”, de Ferdinand Lalou, foi apresentada com grande sucesso ao público europeu), e mais tarde, as coisas enormes e incomuns que ninguém sabe para que servem, como uma obra pública inacabada, por exemplo, ou o viaduto que liga o nada a lugar nenhum.
...
http://recantodasletras.uol.com.br/redacoes/167167

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2007-04-01 23:01:05 GMT)
--------------------------------------------------

a expressão “elefante branco”, expressão figurativamente aplicada a uma coisa, objecto ou negócio de conservação muito dispendiosa, sendo o seu rendimento de pouca ou nenhuma utilidade.
http://formiguinha.blogs.sapo.pt/arquivo/060504.html

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2007-04-01 23:10:34 GMT)
--------------------------------------------------

http://bell-tira-teimas.blogspot.com/2007/01/elefante-branco...
http://aartedafuga.blogspot.com/2005/07/revista-do-elefante-...
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2006112212185...
Origem da expressão Elefante Branco
A origem da expressão Elefante Branco está ligada à Índia. Os antigos rajás indianos ofereciam um elefante branco, como uma espécie de presente de grego. O elevante branco, tão distinto, não servia para trabalhar. Tão pouco não podia ser usado para caçar por causa da sua cor. Para piorar a situação, sua cor branca inspirava ainda grandes cuidados com a sua limpeza. Resultado, além de não servir rigorosamente para nada, ainda acarretava grandes despesas ao seu proprietário.
http://www.regiaocentro.net/canais/curiosidades/categoria.as...
http://www.r2cpress.com.br/modules.php?name=News&file=articl...
... etc.
Selected response from:

bezowski
Poland
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3white elephant
Paula Vaz-Carreiro
3 +1presente incômodo, indesejado / coisa de pouca importância prática
bezowski


Discussion entries: 1





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
white elephant


Explanation:
hite elephant
n.
A rare, expensive possession that is a financial burden to maintain.
Something of dubious or limited value.
An article, ornament, or household utensil no longer wanted by its owner.
An endeavor or venture that proves to be a conspicuous failure.


--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-04-01 22:45:12 GMT)
--------------------------------------------------

there is a lot more on the above page explaining more about what the term means when applied to business


    Reference: http://www.answers.com/topic/white-elephant
Paula Vaz-Carreiro
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
Notes to answerer
Asker: Muito obrigada pela ajuda Paula mas era PT-PT (eu estava buscando o significado de elefante branco). :)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
2 mins
  -> Thanks C. :-)

agree  mfs_trad
15 mins
  -> Thanks Cadmio :-)

agree  Ana Almeida: Negócio de manutenção dispendiosa com retorno de pouca ou nenhuma utilidade :-)
12 hrs
  -> Thanks a lot Ana :-) And for justifying your agree too - "white elephant" is a well established expression and you summarised it very well

17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
presente incômodo, indesejado / coisa de pouca importância prática


Explanation:
Elefante Branco: 1. Presente que, não sendo mau, dá muito trabalho, muita importunação. 2. Coisa de pouca ou nenhuma importância prática. [Dic. Aurélio]
http://www.elefantebranco.blogger.com.br/
A história do elefante é marcada pelo respeito com que eram vistos pelos homens do Oriente. Quando no século XVI os portugueses chegaram ao antigo Sião, hoje Tailândia, e depois deles os holandeses, ingleses e franceses, encontraram, na região, costumes e modos diferentes dos que prevaleciam na Europa. E levaram de volta consigo essas informações e as tornaram populares – como Marco Pólo (1254-1324) já o havia feito -, entre elas a de que por lá existiam elefantes brancos, mas em número tão reduzido que poucos podiam afirmar que já os haviam visto. Com respeito a esse fato eles acrescentavam uma revelação curiosa: a de que o rei local, quando insatisfeito com alguém da corte, presenteava-o com um desses animais considerados sagrados, passando a visitar o presenteado em horas incertas a fim de verificar pessoalmente se o bicho estava sendo tratado com a atenção necessária.

O homenageado, coitado, que por razões óbvias se vira forçado a aceitar o presente do rei, dali em diante fazia das tripas coração para manter o animal sempre limpo e enfeitado, e o que é pior, procurando satisfazer seu apetite de tamanho e peso equivalentes às quase dez toneladas de carne e ossos que carregava. Em razão disso a expressão “elefante branco” passou a simbolizar inicialmente o presente incômodo e indesejado que alguém recebe de algum engraçadinho (principalmente a partir do século 18, quando a comédia “O Elefante do Rei do Sião”, de Ferdinand Lalou, foi apresentada com grande sucesso ao público europeu), e mais tarde, as coisas enormes e incomuns que ninguém sabe para que servem, como uma obra pública inacabada, por exemplo, ou o viaduto que liga o nada a lugar nenhum.
...
http://recantodasletras.uol.com.br/redacoes/167167

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2007-04-01 23:01:05 GMT)
--------------------------------------------------

a expressão “elefante branco”, expressão figurativamente aplicada a uma coisa, objecto ou negócio de conservação muito dispendiosa, sendo o seu rendimento de pouca ou nenhuma utilidade.
http://formiguinha.blogs.sapo.pt/arquivo/060504.html

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2007-04-01 23:10:34 GMT)
--------------------------------------------------

http://bell-tira-teimas.blogspot.com/2007/01/elefante-branco...
http://aartedafuga.blogspot.com/2005/07/revista-do-elefante-...
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2006112212185...
Origem da expressão Elefante Branco
A origem da expressão Elefante Branco está ligada à Índia. Os antigos rajás indianos ofereciam um elefante branco, como uma espécie de presente de grego. O elevante branco, tão distinto, não servia para trabalhar. Tão pouco não podia ser usado para caçar por causa da sua cor. Para piorar a situação, sua cor branca inspirava ainda grandes cuidados com a sua limpeza. Resultado, além de não servir rigorosamente para nada, ainda acarretava grandes despesas ao seu proprietário.
http://www.regiaocentro.net/canais/curiosidades/categoria.as...
http://www.r2cpress.com.br/modules.php?name=News&file=articl...
... etc.

bezowski
Poland
Native speaker of: Native in PolishPolish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  irapuan
16 hrs
  -> Obrigada :-)))