KudoZ home » Portuguese » Livestock / Animal Husbandry

desprezando-se as amostras hemolisadas

Portuguese translation: não se usou / não se considerou (as amostras hemolisadas)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:desprezando-se as amostras hemolisadas
Portuguese translation:não se usou / não se considerou (as amostras hemolisadas)
Entered by: Cristina Santos

08:15 Mar 25, 2007
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Medical - Livestock / Animal Husbandry
Portuguese term or phrase: desprezando-se as amostras hemolisadas
Não percebo qual é o sentido do verbo "desprezar".
Trata-se dum experimento realizado com ovinas:

Coletou-se sangue após secção da veia jugular e, após a retração do coágulo, o soro foi separado por aspiração, sendo, a seguir, submetido à centrifugação, desprezando-se as amostras hemolisadas.
Pasa
não se usou / não se considerou
Explanation:
Acho que desprezar aqui significa que “não se usou” ou “não se considerou” as amostras hemolisadas.

Faz sentido no seu contexto?

--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2007-03-25 09:03:31 GMT)
--------------------------------------------------

Eu entendo a frase da seguinte maneira:
Foram usadas as amostras de sangue normais, mas não as amostras hemolisadas.
No entanto aconselho-a a esperar para ver o que os outros colegas dizem, temos uma colega que é veterinária e que é "craque" nestas perguntas pode ser que ela apareça por aqui hoje.
Selected response from:

Cristina Santos
United Kingdom
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Eliminando as amostras hemolisadas
Ju Chaad
4não se usou / não se considerouCristina Santos


  

Answers


32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não se usou / não se considerou


Explanation:
Acho que desprezar aqui significa que “não se usou” ou “não se considerou” as amostras hemolisadas.

Faz sentido no seu contexto?

--------------------------------------------------
Note added at 48 mins (2007-03-25 09:03:31 GMT)
--------------------------------------------------

Eu entendo a frase da seguinte maneira:
Foram usadas as amostras de sangue normais, mas não as amostras hemolisadas.
No entanto aconselho-a a esperar para ver o que os outros colegas dizem, temos uma colega que é veterinária e que é "craque" nestas perguntas pode ser que ela apareça por aqui hoje.

Cristina Santos
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: É isso mesmo que não sei. Porque a frase seguinte no texto é: "As amostras foram mantidas à -20°C até o momento da execução da reação sorológica." Então se as amostras foram desprezadas ou seja não foram utilizada, por quê esta frase?

Asker: Muito obrigada. Acho que é assim mesmo.


1942 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Eliminando as amostras hemolisadas


Explanation:
Desprezando= eliminar se usa mais no sentindo terminológico do que o texto esta se referindo.

Ju Chaad
Brazil
Native speaker of: Native in HebrewHebrew, Native in PortuguesePortuguese