KudoZ home » Portuguese » Names (personal, company)

serviços do lar (Brasil)

Portuguese translation: do lar


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:serviços do lar (Brasil)
Portuguese translation:do lar
Entered by: Paulo Celestino Guimaraes

18:00 Dec 1, 2004
Portuguese to Portuguese translations [Non-PRO]
Names (personal, company)
Portuguese term or phrase: serviços do lar (Brasil)
serviços do lar = dona de casa
ou (empregada) doméstica??

Contexto: "(nome), brasileira, solteira, serviços do lar, portadora da carteira..."
Jan Lohfert
Germany
do lar
Explanation:
Aplica-se "do lar" se estiver referindo a ocupação de uma mulher que não trabalho fora mas ocupa-se das tarefas da casa.
Agora outra coisa é empregada doméstica. A mesma presta um serviço remunerado para a dona (ou dono) da casa.

Espero ter esclarecido.
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
Tendo em conta todo o contexto do original, as minhas experiências
no campo ("prendas do lar" significa também "dona de casa" no Brasil) e os diversos comentários dos meus colegas brasileiros, concluí que (neste conexto) esta expressão só se pode referir à profissão das donas de casa.
Obrigado a todos pelas sugestões.
Jan
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2do lar
Paulo Celestino Guimaraes
4 +1empregada doméstica
Ana Almeida


Discussion entries: 1





  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
serviços do lar (Brasil)
empregada doméstica


Explanation:
Olá Jan,

não resisti em vir-te cumprimentar, embora a pergunta se dirija mais aos colegas do outro lado do Atlântico... Mas julgo saber que "dona de casa" no Brasil tem o mesmo significado que em Portugal. Quando se diz "serviços do lar" pretende-se significar "serviços domésticos".
Um beijo


--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2004-12-01 18:39:38 GMT)
--------------------------------------------------

Vê esta referência:

\"Autoriza o Poder Executivo a instituir programa destinado a promover a qualificação de mulheres maringaenses para o desempenho das atividades domésticas - ( através da criação e manutenção de cursos gratuitos com conteúdo apropriado - conterão noções básicas sobre administração dos serviços do lar, culinária, faxina, modo de lavar e passar roupas, boas maneiras, bem como sobre os direitos e deveres legais dos trabalhadores domésticos).\"

http://www.cmm.pr.gov.br/vereadoresatuais/geremias_proj.htm


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxMontello
10 mins

39 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
serviços do lar (Brasil)
do lar


Explanation:
Aplica-se "do lar" se estiver referindo a ocupação de uma mulher que não trabalho fora mas ocupa-se das tarefas da casa.
Agora outra coisa é empregada doméstica. A mesma presta um serviço remunerado para a dona (ou dono) da casa.

Espero ter esclarecido.

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Tendo em conta todo o contexto do original, as minhas experiências
no campo ("prendas do lar" significa também "dona de casa" no Brasil) e os diversos comentários dos meus colegas brasileiros, concluí que (neste conexto) esta expressão só se pode referir à profissão das donas de casa.
Obrigado a todos pelas sugestões.
Jan

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonardo MILANI: Exatameeeente, Paulo
16 mins
  -> obrigado e um abraço Leonardo!

agree  Eneida Martins: dona de casa, com certeza.
17 mins
  -> sim do lar ou dona de casa, se preferir..um abraço Eneida.

neutral  xxxMontello: dona de casa solteira??
1 hr
  -> Prezado Montello- se a leitura for mais atenta, verás que não me refiro a dona de casa solteira em nenhum momento...e mesmo se fosse solteira .não sei a razão do espanto- não pode ser dona de casa e solteira ao mesmo tempo...logo aí na França!!!!.




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
PRO (1): Paulo Celestino Guimaraes