KudoZ home » Portuguese » Other

tombada

Portuguese translation: registada, classificada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:tombada
Portuguese translation:registada, classificada
Entered by: Ivana de Sousa Santos

03:49 Aug 11, 2006
Portuguese to Portuguese translations [Non-PRO]
Other
Portuguese term or phrase: tombada
"Cidade *tombada* como Património Mundial da Unesco"

Encontro-me a fazer a adaptação de um texto de PT-BR para PT-PT e deparei-me com a seguinte palavra. Algum colega brasileiro ma poderia explicar por favor?

Agradeço desde já.
Ivana
Ivana de Sousa Santos
Portugal
registada, classificada
Explanation:
Olá Ivana,
no Houassis são mencionados estes dois significados que me parecem ajustar-se ao contexto.

Um abraço
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Olá Ana, obrigada. Calculava que fosse isto, mas pelo sim pelo não resolvi perguntar...

Colega irapuan, obrigada também pela sugestão.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1registada, classificada
Ana Almeida
4preservada , protegidairapuan


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
registada, classificada


Explanation:
Olá Ivana,
no Houassis são mencionados estes dois significados que me parecem ajustar-se ao contexto.

Um abraço

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Olá Ana, obrigada. Calculava que fosse isto, mas pelo sim pelo não resolvi perguntar...

Colega irapuan, obrigada também pela sugestão.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mihaela Haiduc: Neste contexto ... da UNESCO e seus Patrimónios ... é sempre CLASSIFICADO/A
1 hr

3 days20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
preservada , protegida


Explanation:
O tombamento de um bem material (casas, edifícios, cidades, regiões, obras de arte, etc) é um ato do poder público com a finalidade de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico ou ambiental, evitando que venham a ser destruídos ou descaracterizados. O bem tombado pelo poder público permanece em poder do proprietário, mas este não pode mais alterá-lo.


    Reference: http://cadopo.incubadora.fapesp.br/portal/acadopo/Tombamento
irapuan
Brazil