KudoZ home » Portuguese » Other

excelaram (???) (URGENTE)

Portuguese translation: eram mestres na arte de trabalhar a terra


16:17 Nov 9, 2003
Portuguese to Portuguese translations [Non-PRO]
/ Antropologia
Portuguese term or phrase: excelaram (???) (URGENTE)
De um texto angolano consta a seguinte frase:

"Temos, todavia, de acentuar que a base económica de uma aldeia é a agricultura que os Ovimbundu sempre excelaram na arte de trabalhar a terra..."

De acordo com os meus conhecimentos, esta palavra não existe (em português europeu). Existe, sim, "exceler". Significa "ser excelente".

Ou seja, os Ovimbundu foram sobretudo bons agricultores.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

J.P.

PS: Infelizmente, o texto original tem muitos erros ortográficos e gramaticais...
Jan Lohfert
Germany
Portuguese translation:eram mestres na arte de trabalhar a terra
Explanation:
excelaram não existe, exceleram é muito pouco utilizado e conhecido mas interpretou bem o sentido da frase.

Exceler existe segundo o dicionário Porto Editora, mas muito sinceramente era a última palavra que eu colocaria aí.

HTH!

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 20:40:53 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Temos, todavia, de acentuar que a base económica de uma aldeia é a agricultura e os Ovimbundu eram mestres na arte de trabalhar a terra.\" Minha sugestão.

Usei o passado, porque não creio que os Ovimbundu ainda existam, espero não estar a dizer nenhuma barbaridade...
Selected response from:

Diogo Santos
Grading comment
Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2desenvolveram/obtiveram a excelência em
Luciano Monteiro
5 +1impuseram
china
5 +1Ovimbundu
china
5 +1eram mestres na arte de trabalhar a terra
Diogo Santos
4que os Ovimbundu sempre se excederam
CristinaPereira
4exceleram
swisstell


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
exceleram


Explanation:
3 Google hits

swisstell
Italy
Native speaker of: German

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
desenvolveram/obtiveram a excelência em


Explanation:
hth

Luciano Monteiro
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Vaz-Carreiro: ~exceleram~ deve ser uma deturpação... Não me parece que haja dúvida quanto ao sentido
2 hrs

agree  Sonia Heidemann
5 hrs

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
que os Ovimbundu sempre se excederam


Explanation:
Sugestão: "Temos, todavia, de acentuar que a base económica de uma aldeia é a agricultura, que os Ovimbundu sempre se excederam na arte de trabalhar a terra..."

Já que se trata de um texto com erros, talvez a vírgula ajude a fazer sentido.

Nota: nem excelar nem exceler existe em português PT.

CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59

9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
impuseram


Explanation:
que os Ovimbundu sempre se impuseram na arte de trabalhar a terra... "

Em PT-PT


--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-10 01:49:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Temos, todavia, de acentuar que a base económica de uma aldeia é a agricultura e que os Ovimbundu sempre se impuseram na arte de trabalhar a terra...

china
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Aida Macedo: ...sempre foram excelentes..
2 hrs
  -> Obrigada, Aida

3 days4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
eram mestres na arte de trabalhar a terra


Explanation:
excelaram não existe, exceleram é muito pouco utilizado e conhecido mas interpretou bem o sentido da frase.

Exceler existe segundo o dicionário Porto Editora, mas muito sinceramente era a última palavra que eu colocaria aí.

HTH!

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-12 20:40:53 (GMT)
--------------------------------------------------

\"Temos, todavia, de acentuar que a base económica de uma aldeia é a agricultura e os Ovimbundu eram mestres na arte de trabalhar a terra.\" Minha sugestão.

Usei o passado, porque não creio que os Ovimbundu ainda existam, espero não estar a dizer nenhuma barbaridade...



    Reference: http://www.infopedia.pt
Diogo Santos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7
Grading comment
Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  china: Ovimbundu é uma tribo do sul de Angola e existe.
22 hrs
  -> Obrigado pela informação, realmente não tinha a certeza da sua existência ou não.

4 days   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Ovimbundu


Explanation:
Ovimbundu é uma tribo do sul de Angola e existe.

china
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Diogo Santos: Retribuo o agree e o meu obrigado pela informação.
2 hrs