KudoZ home » Portuguese » Poetry & Literature

aventesma

Portuguese translation: pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadora


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:aventesma
Portuguese translation:pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadora
Entered by: António Ribeiro

21:01 Jun 17, 2005
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / Antonio Lobo Antunes. Que farei quando tudo arde?
Portuguese term or phrase: aventesma
O amante da mãe chama um rapaz de 5 anos aventesma.
Em que sentido? Fantasma? Ave grande?

o dono da esplanada trazia um quartilho de vinho enquanto eu brincava no chão com caixas de fósforos vazias
- Manda embora esta aventesma Judite
ou então a puxar a rolha com os dentes porque o outro braço onde não vou lembrar-me
- Abre a boca aventesma
a puxar-me a cabeça para trás, a dar-me de beber e tudo quente, a picar-me no estômago, a minha mãe a soltar-se dele
- Senhor Alfredo
p. 228
Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadora
Explanation:
aventesma, avantesma, abentesma, abantesma = são todas maneiras diferentes de dizer o mesmo termo.

Significa:

1) pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadora

2) pessoa cuja presença inesperada causa desagrado.

2) aparição sobrenatural e terrificante
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Muito obrigada a todos. A António, obrigadíssima.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadoraAntónio Ribeiro
5 +1fantasma/espectro
MLeiria


  

Answers


40 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
fantasma/espectro


Explanation:
Mas com uma conotação mais depreciativa.

--------------------------------------------------
Note added at 42 mins (2005-06-17 21:43:56 GMT)
--------------------------------------------------

2.
Definição de avejão (que é sinónimo de avantesma):

s. m.
fantasma;
abantesma;
homem corpulento e feio.


--------------------------------------------------
Note added at 52 mins (2005-06-17 21:54:18 GMT)
--------------------------------------------------

Perdão, \'aventesma\'.

MLeiria
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 144

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann: Sim exactamente, ou também "aparição" ou "assombração" :-)
22 hrs
  -> obrigado

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadora


Explanation:
aventesma, avantesma, abentesma, abantesma = são todas maneiras diferentes de dizer o mesmo termo.

Significa:

1) pessoa ou coisa exageradamente grande, disforme ou assustadora

2) pessoa cuja presença inesperada causa desagrado.

2) aparição sobrenatural e terrificante

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 82
Grading comment
Muito obrigada a todos. A António, obrigadíssima.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann: aparição sobrenatural
18 hrs