KudoZ home » Portuguese » Poetry & Literature

seropico

Portuguese translation: rima infantil


09:51 Jun 20, 2005
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / Antonio Lobo Antunes. Que farei quando tudo arde?
Portuguese term or phrase: seropico
se abrir a janela do Príncipe Real tenho a certeza que vejo a esplanada, os cavalos, o meu filho na nossa cama a rir-se, a minha mulher para ele seropico pico pico quem te deu tamanho bico, o primeiro incisivo aos quatro meses e meio, o segundo aos seis
p.303
Claro que é uma canção de crianças, mas tem esta palavra algum significado? É um animal? Um pássaro?
Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Portuguese translation:rima infantil
Explanation:
Trata-se de uma rima infantil, muito conhecida entre nós:

http://web.ipn.pt/literatura/infantil/rimas09.htm

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 26 mins (2005-06-20 13:17:56 GMT)
--------------------------------------------------

As palavras seropico / pico não têm qualquer significado, ajudando apenas à rima e ao ritmo.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 32 mins (2005-06-20 13:23:51 GMT)
--------------------------------------------------

Esta rima, que tem muitas variantes, é \"cantada\" às crianças com as mãos abertas em cima da mesa, com as palmas para baixo. Cada sílaba corresponde a um dedo que é dobrado para dentro no final da rima completa. Vai-se repetindo a rima, até ficarem todos os dedos escondidos. É uma brincadeira que se faz com crianças ainda muito pequenas.
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5rima infantil
Ana Almeida
3parece-me ser uma ladaínha
Ivana de Sousa Santos
1 -1ser o Pico ??
airmailrpl


  

Answers


47 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5 peer agreement (net): -1
ser o Pico ??


Explanation:
Hmm, me perdi. -
Vamos fazer de conta que aquele pico que decidimos "ser o Pico" A é na verdadeaquele outro: o que muda na nossa realidade? É um cenário possível? ...
www.async.com.br/~kiko/papers/nav/node45.html

Revista Fluir -
Uma série de uns 6 a 7 pés já quebrando lá fora, atrás do que eu achava ser o pico, com várias ondas entrando perfeitas dentro da baía, sem um pingo de ...
www2.uol.com.br/fluir/colunistas/224_fala_bocao.shtml

airmailrpl
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Ivana de Sousa Santos: Não me parece que seja isto. A minha sugestão foi dada em baixo, caso não tenha visto.
34 mins
  -> e a sua sugestão é ??

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
parece-me ser uma ladaínha


Explanation:
Parece-me ser uma ladaínha que se diz às crianças, do género "põe põe galinha o ovo, o menino papa tudo", em que vamos tocando com o nosso dedo indicador na palma da mão da criança (como se fosse a galinha a pôr o ovo) e depois levamos a mão da criança à boca como se ela o fosse comer. As crianças adoram isto e fá-las rir e imitar-nos, mesmo ainda muito novas, com 8 ou 9 meses de idade.

"seropico pico pico quem te deu tamanho bico" parece-me, então, ser uma brincadeira do género, apesar de não a conhecer.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 29 mins (2005-06-20 11:20:55 GMT)
--------------------------------------------------

Quanto ao animal, parece-me ser um pássaro, devido ao \"bico\". Talvez \"seropico\" seja apenas para rimar com \"bico\".

Ivana de Sousa Santos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Jorge Santos: "Serapico, pico, pico..." (com "a") é realmente uma ladaínha. Mas desconheço se a palavra tem um significado, e não a encontro em nenhum dicionário. Talvez seja simplesmente o nome próprio do pássaro da ladaínha,
1 hr

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
rima infantil


Explanation:
Trata-se de uma rima infantil, muito conhecida entre nós:

http://web.ipn.pt/literatura/infantil/rimas09.htm

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 26 mins (2005-06-20 13:17:56 GMT)
--------------------------------------------------

As palavras seropico / pico não têm qualquer significado, ajudando apenas à rima e ao ritmo.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs 32 mins (2005-06-20 13:23:51 GMT)
--------------------------------------------------

Esta rima, que tem muitas variantes, é \"cantada\" às crianças com as mãos abertas em cima da mesa, com as palmas para baixo. Cada sílaba corresponde a um dedo que é dobrado para dentro no final da rima completa. Vai-se repetindo a rima, até ficarem todos os dedos escondidos. É uma brincadeira que se faz com crianças ainda muito pequenas.

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 182
Grading comment
Obrigada a todos.