KudoZ home » Portuguese » Poetry & Literature

gestos que se buscavam...

Portuguese translation: possível explicação


15:29 Jun 23, 2005
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / Antonio Lobo Antunes. Que farei quando tudo arde?
Portuguese term or phrase: gestos que se buscavam...
o cheiro dos remédios, primas de terço, pezinhos cautelosos, o meu pai para nós
- Vão brincar na dispensa enquanto o enfermeiro
substituíam-lhe o saco ou assim no pulmão, connosco zaragatoas, tintura, como explicar gestos que se buscavam no sítio onde não os via
- Tão cedo
extranhando a própria voz, os olhos dela
- Não fui eu que falei
p. 320

Gestos que se buscavam onde não os via.

O que quer dizer? A doente procurava alguns gestos? De quem? Dela mesma? Como? Ou tentava fazer gestos e não conseguia? Ou procurava gestos doutras pessoas? Ou queria que fizessem gestos e eles não os faziam?
Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Portuguese translation:possível explicação
Explanation:
As crianças eram afastadas (vão brincar na despensa)quando o enfermeiro vinha fazer o curativo. E, como não podiam ver o que se passava, tentavam adivinhar os gestos do enfermeiro - gestos que se buscavam
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos. Assim mesmo pensei eu, Ana.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4possível explicação
Ana Almeida
4a fazer gestos explicativos do que se estava a passarAntónio Ribeiro


Discussion entries: 2





  

Answers


5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
a fazer gestos explicativos do que se estava a passar


Explanation:
Penso que o autor se refere ao enfermeiro, que estaria a tentar explicar com gestos aquilo que estava a fazer ou, iria fazer.

--------------------------------------------------
Note added at 7 hrs 19 mins (2005-06-23 22:49:23 GMT)
--------------------------------------------------

Seria então, explicar gestos imaginativos. Pela sua nota, acho que já tem a resposta à sua pergunta.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 82

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
possível explicação


Explanation:
As crianças eram afastadas (vão brincar na despensa)quando o enfermeiro vinha fazer o curativo. E, como não podiam ver o que se passava, tentavam adivinhar os gestos do enfermeiro - gestos que se buscavam

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 182
Grading comment
Obrigada a todos. Assim mesmo pensei eu, Ana.