ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Architecture

concreto protendido

English translation: prestressed concrete

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:concreto protendido
English translation:prestressed concrete
Entered by: rhandler

13:25 Oct 8, 2003
Portuguese to English translations [PRO]
Science - Architecture / Architecture
Portuguese term or phrase: concreto protendido
Conheço o betão pré-esforçado, mas isto nunca tinha ouvido.
Apesar do Google apresentar uma série de páginas sobre o assunto, fiquei a saber o mesmo.
Alguma sugestão.
Muito obrigada desde já.
Ana
Ana Carneiro
Portugal
prestressed concrete
Explanation:
Muitos exemplos e referências:

Canadian Precast/Prestressed Concrete Institute
... Edition of the CPCI Metric Design Manual was published in 1987, there have been significant changes in the state of the art for precast, prestressed concrete. ...
www.cpci.ca/?sc=publications - 14k - 6 Oct 2003 - Cached - Similar pages
[ More results from www.cpci.ca ]

PCAP
The Prestressed Concrete Association of Pennsylvania is a non-profit industry organization of prestressed concrete bridge beam manufacturers approved by the ...
www.pcap.org/

Florida Prestressed Concrete Association
FLORIDA PRESTRESSED CONCRETE ASSOCIATION Select Section Below For More Information. ... About the Florida Prestressed Concrete Association. ...
www.fpcaweb.org/


--------------------------------------------------
Note added at 2003-10-08 13:47:17 (GMT)
--------------------------------------------------

Trata-se do mesmo \"animal\", Ana. Veja este sítio, com a correspondência entre as expressões usadas no Brasil e em Portugal:

NO É
... CONCRETO ARMADO, betão armado. CONCRETO PROTENDIDO (usado na eng. civil),
Betão pré-esforçado. COXIM (de carro), chumaceira. (cozinhar ...
www.andriushp.hpg.ig.com.br/palavras_do_portugues.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-10-08 13:56:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais uma equivalência, indicada pelo Aurélio:

Concreto protendido.
1. Concreto (9) ao qual se aplicam tensões prévias para aumentar-lhe a resistência aos esforços que o solicitarão. [Tb. se diz apenas protendido. Sin. lus.: concreto pré-esforçado. ]





--------------------------------------------------
Note added at 2003-10-08 14:24:12 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Um esclarecimento para os dois termos, \"prestressed\" e \"post-tensioned\", em inglês (porque um é pré e outro é pós ?):

Os que chamam de \"prestressed\" consideram que o tensionamento se dá previamente ao carregamento, ou seja, antes que atuem as cargas que a peça irá suportar. Os que preferem chamar de \"post-tensioned\" fazem referência ao momento em que a peça de concreto endurece. Eu ouço esta divergência há muitos anos (sou engenheiro civil desde 1965), e não vejo lógica em usar o momento do endurecimento da peça para determinar se ela vai ser pré ou pós esforçada. Acho que ela é pré-esforçada (prestressed), pois são esforços prévios à sua utilização.

Boa sorte em seu trabalho, mas não deixe de visitar o sitio www.andriushp.hpg.ig.com.br/palavras_do_portugues.htm,
muito interessante. Já adicionei aos meus \"favoritos\".
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a ambos.
Ana
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3prestressed concreterhandler
4 +1post-tensioned concreteIlse Ackerman


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
prestressed concrete


Explanation:
Muitos exemplos e referências:

Canadian Precast/Prestressed Concrete Institute
... Edition of the CPCI Metric Design Manual was published in 1987, there have been significant changes in the state of the art for precast, prestressed concrete. ...
www.cpci.ca/?sc=publications - 14k - 6 Oct 2003 - Cached - Similar pages
[ More results from www.cpci.ca ]

PCAP
The Prestressed Concrete Association of Pennsylvania is a non-profit industry organization of prestressed concrete bridge beam manufacturers approved by the ...
www.pcap.org/

Florida Prestressed Concrete Association
FLORIDA PRESTRESSED CONCRETE ASSOCIATION Select Section Below For More Information. ... About the Florida Prestressed Concrete Association. ...
www.fpcaweb.org/


--------------------------------------------------
Note added at 2003-10-08 13:47:17 (GMT)
--------------------------------------------------

Trata-se do mesmo \"animal\", Ana. Veja este sítio, com a correspondência entre as expressões usadas no Brasil e em Portugal:

NO É
... CONCRETO ARMADO, betão armado. CONCRETO PROTENDIDO (usado na eng. civil),
Betão pré-esforçado. COXIM (de carro), chumaceira. (cozinhar ...
www.andriushp.hpg.ig.com.br/palavras_do_portugues.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-10-08 13:56:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Mais uma equivalência, indicada pelo Aurélio:

Concreto protendido.
1. Concreto (9) ao qual se aplicam tensões prévias para aumentar-lhe a resistência aos esforços que o solicitarão. [Tb. se diz apenas protendido. Sin. lus.: concreto pré-esforçado. ]





--------------------------------------------------
Note added at 2003-10-08 14:24:12 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Um esclarecimento para os dois termos, \"prestressed\" e \"post-tensioned\", em inglês (porque um é pré e outro é pós ?):

Os que chamam de \"prestressed\" consideram que o tensionamento se dá previamente ao carregamento, ou seja, antes que atuem as cargas que a peça irá suportar. Os que preferem chamar de \"post-tensioned\" fazem referência ao momento em que a peça de concreto endurece. Eu ouço esta divergência há muitos anos (sou engenheiro civil desde 1965), e não vejo lógica em usar o momento do endurecimento da peça para determinar se ela vai ser pré ou pós esforçada. Acho que ela é pré-esforçada (prestressed), pois são esforços prévios à sua utilização.

Boa sorte em seu trabalho, mas não deixe de visitar o sitio www.andriushp.hpg.ig.com.br/palavras_do_portugues.htm,
muito interessante. Já adicionei aos meus \"favoritos\".


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 98
Grading comment
Obrigada a ambos.
Ana

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Kity: This is my choice too!
5 mins
  -> Thank you, Kity

agree  Clauwolf: mi tú
16 mins
  -> Tanquiú, Clauwolf

agree  Rosemary Polato: Trabalhei 5 anos como tradutora no Iraque, em uma empresa que utilizava este sistema na construção de vigas para viadutos/ferrovia.
16 mins
  -> Obrigado, Rosemary. É muito usado.

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
post-tensioned concrete


Explanation:

The Portuguese definition for "concreto protendido" and the English definition for "post-tensioned concrete" are the same, as shown by the following references:

E-Civil - Concreto Protendido -
A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua ...

A protensão do concreto é realizada, na prática, por meio de cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. O artifício da protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Desse modo, pela manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição da área total da seção da viga para a inércia da mesma.

www.ecivilnet.com/concretoprotendido.htm

*

Post-Tensioned Concrete

Post-tensioned concrete has steel tendons inside it, which are pulled tight after the concrete begins to harden. These tight steel tendons make the concrete stronger. For an example of how this works, imagine that you have a stack of books that you need to move. If you tie a string around them, they will stay together pretty well. But if you wrap a large rubber band or a bungee cord around them, the books will stay together much more tightly. The stretch of the elastic always pulls the books back together if they begin to separate. In the same way, the steel tendons pull the concrete together, so that forces on the concrete will not cause it to crack.

Using post-tensioning allows the concrete slabs to be thinner and the building columns to be spaced farther apart. This reduces the cost of materials enough that the extra effort of post-tensioning becomes worthwhile.

* * *

Also, this course flyer shows the two terms....

http://www.e-concreto.com.br/noticias/index.asp?codnoticia=1...


    Reference: http://www.ecivilnet.com/concretoprotendido.htm
Ilse Ackerman
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jane Lamb-Ruiz
5 mins