ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Botany

Fornecimento de varas, porta enxertos e enxertos prontos

English translation: scions, rootstocks and grafted (plants)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:varas, porta enxertos e enxertos prontos
English translation:scions, rootstocks and grafted (plants)
Entered by: Antonio Ribeiro

17:59 May 4, 2004
Portuguese to English translations [Non-PRO]
Botany / viticultura
Portuguese term or phrase: Fornecimento de varas, porta enxertos e enxertos prontos
natureza da actividade de uma empresa de viticultura e enologia
Ana
Supply of scions, rootstocks and grafted vines
Explanation:
Cara Ana, vara, em viticultura, é o ramo da videira usado para estaquia ou enxertia, dois métodos de propagação vegetativa. A vara(scion) era plantada diretamente no solo (neste caso, chamava-se cutting), onde enraizava (método da estaquia), até descubrirem que ao enxertá-la em porta-enxertos (rootstocks ou simplesmente stocks) de variedades resistentes a doenças de solo, não toleradas pelas plantas, os frutos manteriam a qualidade desejada (qualidade da variedade de copa)e suas raízes seriam resistentes ou tolerantes a essas doenças (resistência da variedade cavalo ou porta-enxerto.

Com relação ao termo vara, consulte

como os enxertos prontos se referem à planta que já foi enxertada e enraizou, considero grafted vines adequado.

Um abraço

Antonio

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs 20 mins (2004-05-05 03:19:37 GMT)
--------------------------------------------------

grafted grapevine plants fica melhor.

Um abraço
Selected response from:

Antonio Ribeiro
Grading comment
obrigada e desculpem o atraso, mas ainda não tinha conseguido dar os pontos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Supply of scions, rootstocks and grafted vines
Antonio Ribeiro
5delivery of stakes, rootstocks and rooted vinesAntónio Ribeiro
4delivery of supporting masts, graft holders and ready grafts
Clauwolf


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
delivery of supporting masts, graft holders and ready grafts


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
delivery of stakes, rootstocks and rooted vines


Explanation:
- varas = stakes (literal)

- Porta Enxertos:

Primeiro, veja o que são:

Porta Enxertos -
Enogastronomia Confrarias Museus Rotas do Vinho. Porta Enxertos. Consulte a
nossa lista de Porta-Enxertos... Porta Enxertos. Rupestris du Lot (Rup.
www.e-mercatura.net/html/pt/portaenxertos.asp

Depois encontre o equivalente em inglês:

Grapevine Rootstocks
110 Richter- (V. berlandieri x V. rupestris) Vigorous stock that tends to delay ... V.
berlandieri x V. rupestris) A vigorous stock (similar to 110 R) adaptable to ...
winegrapes.tamu.edu/grow/rootstocks.shtml

Ver tambem o http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller


- enxertos prontos = rooted vines

enxertos prontos = bacelo

Ver:

Murqueira - Como se faz uma vinha? -
... provenientes de videiras com a casta escolhida. São os “enxertos-prontos”.
Erradica-se assim o dispendioso trabalho dos enxertadores ...
www.murqueira.com/html/comovinha_f.html

Ver bacelo no:
http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller

Propagation Material, V Grafted Potted and Bare-rooted Vines ...
Propagation material mass-selected from particular commercial
vineyards (Potted and Bare-rooted vines).
www.riversun.co.nz/products_mass_selection.cfm





António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Supply of scions, rootstocks and grafted vines


Explanation:
Cara Ana, vara, em viticultura, é o ramo da videira usado para estaquia ou enxertia, dois métodos de propagação vegetativa. A vara(scion) era plantada diretamente no solo (neste caso, chamava-se cutting), onde enraizava (método da estaquia), até descubrirem que ao enxertá-la em porta-enxertos (rootstocks ou simplesmente stocks) de variedades resistentes a doenças de solo, não toleradas pelas plantas, os frutos manteriam a qualidade desejada (qualidade da variedade de copa)e suas raízes seriam resistentes ou tolerantes a essas doenças (resistência da variedade cavalo ou porta-enxerto.

Com relação ao termo vara, consulte

como os enxertos prontos se referem à planta que já foi enxertada e enraizou, considero grafted vines adequado.

Um abraço

Antonio

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs 20 mins (2004-05-05 03:19:37 GMT)
--------------------------------------------------

grafted grapevine plants fica melhor.

Um abraço


    Reference: http://winexperts.terra.com.br/arquivos/cursobasico3.html
Antonio Ribeiro
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
obrigada e desculpem o atraso, mas ainda não tinha conseguido dar os pontos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
8 hrs

agree  xxxAna_Sa: Obrigada pela ajuda
14 hrs




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
PRO (2): Antonio Ribeiro, Allison Wright