KudoZ home » Portuguese to English » Business/Commerce (general)

concessão

English translation: allowance / licencing


11:48 Apr 24, 2008
Portuguese to English translations [PRO]
Bus/Financial - Business/Commerce (general)
Portuguese term or phrase: concessão
contexto: "A concorrência visa a estruturação da concessão para implantação e operação do Aeroporto Internacional de x....."
ana luiza
English translation:allowance / licencing
Explanation:
"Concessão = allowance = Termo que tem uma variedade de empregos, podendo figurar como abatimento, margem, dotação, subsídio, subvenção, fundo, reserva, dedução permitida no imposto da renda, e margem de tolerância quanto à qualidade e quantidade dos bens."

Michaelis - Dicionário Executivo
Selected response from:

Susana Morais
Grading comment
Susana, acho que "licensing" é a idéia que mais se aproxima do sentido original de "concessão" neste contexto. Ou talvez "franchise" - Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2concession
Leniel Macaferi
4agreement
Paul Dixon
4franchise
Elvira Alves Barry
4grant
Elisabete Cunha
4allowance / licencing
Susana Morais
2provision
Clayton Causey


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
concession


Explanation:
CONCESSÃO PARA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO CRU
CONCESSION CRUDE

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
2 hrs

agree  Clayton Causey: Concessao tem um uso muito diferente entre Portugal e Brasil. As veces em Portugal quer dizer "lease, rent, lease agreement, etc." por exemplo. Eu acho que voce deu certo, mais ofereco outra sugestao tambem.
6 hrs

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
allowance / licencing


Explanation:
"Concessão = allowance = Termo que tem uma variedade de empregos, podendo figurar como abatimento, margem, dotação, subsídio, subvenção, fundo, reserva, dedução permitida no imposto da renda, e margem de tolerância quanto à qualidade e quantidade dos bens."

Michaelis - Dicionário Executivo

Susana Morais
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Susana, acho que "licensing" é a idéia que mais se aproxima do sentido original de "concessão" neste contexto. Ou talvez "franchise" - Obrigada.

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
grant


Explanation:
Outra sugestão.

Exemplos:
EN
Member States shall, where possible, in particular where the risk of harmful interference is negligible, not make the use of radio frequencies subject to the grant of individual rights of use but shall include the conditions for usage of such radio frequencies in the general authorisation.

PT
Se possível, nomeadamente quando seja mínimo o risco de interferências nocivas, os Estados‑Membros não farão depender a utilização das radiofrequências da concessão de direitos de utilização individuais, mas incluirão as condições de utilização dessas radiofrequências na autorização geral.

Fonte: EUR-Lex

--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-04-24 12:06:09 GMT)
--------------------------------------------------


PT Convenção sobre a Concessão de Patentes Europeias
EN Convention on the Grant of European Patents

Fonte: IATE


Elisabete Cunha
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
franchise


Explanation:
de Mello, Dicionário Jurídico.

In this case, a franchise to run the airport.

Elvira Alves Barry
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: Elvira, acho que essa é a idéia. Ou talvez "license" também....


6 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
provision


Explanation:
"provision for the establishing and operating"

Este e' um exemplo duma traducao duma frase parecida.

http://books.google.com/books?id=LN8vAAAAIAAJ&pg=PA440&lpg=P...

Clayton Causey
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

1 day5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
agreement


Explanation:
A possibility.

Paul Dixon
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44