https://www.proz.com/kudoz/portuguese-to-english/engineering-general/3094762-fura%C3%A7%C3%A3o-em-carga-em-redes-de-g%C3%A1s-natural.html?

furação em carga em redes de gás natural

English translation: laden drilling in the natural gas networks

08:26 Feb 19, 2009
Portuguese to English translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
Portuguese term or phrase: furação em carga em redes de gás natural
Está em uma lista de serviços de uma empresa

Prestação de serviços de furação em carga em redes de gás natural

Thanks for your help!
Christina Paiva
Brazil
Local time: 21:33
English translation:laden drilling in the natural gas networks
Explanation:
furação em carga = laden drilling
A method and a vibratory separator for separating solids from a solids laden drilling fluid, the method comprising the steps of introducing solids laden ...
www.freepatentsonline.com/EP1853367.html

The transportation system for natural gas consists of a complex network of pipelines, designed to quickly and efficiently transport natural gas from its ...
www.naturalgas.org/naturalgas/transport.asp -
Selected response from:

Floriana Leary
United States
Local time: 20:33
Grading comment
Thank you very much :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5hot-tapping or in-service drilling
Celina Falck-Cook
4 -1laden drilling in the natural gas networks
Floriana Leary


  

Answers


57 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
laden drilling in the natural gas networks


Explanation:
furação em carga = laden drilling
A method and a vibratory separator for separating solids from a solids laden drilling fluid, the method comprising the steps of introducing solids laden ...
www.freepatentsonline.com/EP1853367.html

The transportation system for natural gas consists of a complex network of pipelines, designed to quickly and efficiently transport natural gas from its ...
www.naturalgas.org/naturalgas/transport.asp -

Floriana Leary
United States
Local time: 20:33
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Thank you very much :)
Notes to answerer
Asker: Thanks Floriana :)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Celina Falck-Cook: em carga = in service. Furação em tubulação que está transportando fluidos e portanto não foi esvaziada.
6 days
Login to enter a peer comment (or grade)

6 days   confidence: Answerer confidence 5/5
hot-tapping or in-service drilling


Explanation:
Primeiro é preciso entender do que se trata:

http://www.tratamentodeagua.com.br/a1/informativos/acervo.ph...

Esse processo tem por finalidade permitir a execução de trabalhos em adutoras carregadas com fluído de processo, sem a necessidade de se efetuar seu descarregamento. O equipamento tem a função de bloquear totalmente a seção transversal da adutora de forma estanque, permitindo, com isso, a realização dos diversos trabalhos a jusante do bloqueio.
PROCESSO DE BLOQUEIO EM ADUTORAS
O equipamento de bloqueio trabalha em conjunto com o equipamento de furação em carga. O procedimento para o emprego do equipamento de bloqueio segue a mesma etapa de uma furação, pois a mesma é necessária para que o dispositivo de bloqueio possa ser introduzido dentro da adutora.
Assim, a realização de um trabalho de remanejamento em carga (por exemplo) com o equipamento de bloqueio, inicia-se com o processo de furação em carga, onde basicamente são necessários três requisitos:
* Disponibilidade de espaço físico para montagem do equipamento;
* Preparação do ponto de furação com instalação de uma conexão flangeada apropriada;
* Instalação de uma válvula de bloqueio (ex.: tipo gaveta), que possua passagem plena.
PROCEDIMENTO 1 (FURAÇÃO PARA BLOQUEIO)
Para que seja realizada uma furação em carga, é imprescindível a instalação de uma conexão flangeada e de uma válvula de bloqueio, no ponto em que se deseja executar a furação. A válvula terá as seguintes funções principais:
* Permitir o acoplamento do equipamento de furação, fazendo com que se forme uma unidade estanque até o ponto de furação;
* Bloquear o furo executado, evitando derramamento ou vazamento do fluído de processo, e permitir a retirada do equipamento;
Após a definição do ponto de furação, instala-se na adutora uma conexão flangeada (geralmente em formato T). Sendo em material aço, a conexão é instalada por meio de soldagem direta; sendo a adutora de ferro fundido, será instalada uma conexão mecânica bi­partida com vedação por meio de borracha ou conexão em aço com junta de chumbo. Após a colocação da conexão, instala-se a válvula de bloqueio e, em seguida, acopla-se a máquina de furar devidamente preparada para o corte, formando, com isso, uma unidade estanque.
Executa-se a furação até certificar-se de que a seção da tubulação foi totalmente cortada. Na fase inicial, tem-se uma broca guia que possui a finalidade de reter/retirar a seção cortada, evitando, com isso que a mesma caia dentro da tubulação.
Após certificar-se que a seção foi totalmente cortada, recolhe-se a haste da ferramenta e efetua-se o fechamento da válvula de bloqueio para permitir a retirada do equipamento de furação. (ver figura 3)
PROCEDIMENTO 2 (BLOQUEIO DA TUBULAÇÃO)
Após a realização da furação e da retirada do equipamento de furar, o equipamento de bloqueio é acoplado na válvula, estando o mesmo devidamente preparado para o diâmetro que se deseja bloquear. O equipamento de bloqueio é constituído por um cilindro hidráulico e um dispositivo de vedação articulável (disco) montado na extremidade de sua haste.
Figura 4: Processo de Bloqueio em Carga
Com o avanço do cilindro, o dispositivo, ao encostar no fundo da tubulação, realiza um movimento de translação (giro), fazendo com que seu disco de vedação feche toda a seção transversal da tubulação, estancando, com isso, o seu fluxo, conforme visto na figura 4.
Assim, o trecho a jusante da tubulação poderá ser utilizado para realização de quaisquer trabalhos. Caso se realize dois bloqueios numa mesma linha e eqüidistantes um do outro, haverá somente a necessidade do descarregamento do fluído existente no trecho compreendido entre os dois bloqueios, com possibilidade de executar diversos serviços, tais como os citados anteriormente:
* By-pass;
* Capeamento;
* Instalação e retirada de válvulas etc

Hot Tapping and Plugging Basic Concepts
Hot Tapping is the procedure for cutting or drilling an opening into a pipe which is carrying product under pressure. A "hot tap" allows access to the inside of an operating pipeline without shutdown or spillage.

TDW's tapping machines perform hot taps to help solve maintenance problems at minimal cost with no shutdown or spillage. The machines can handle standard pressures to 1,480 psi (104 bar) or 2,220 psi (155 bar) for special high pressure equipment. The machines work at temperatures up to 700ºF (371°C) with special equipment. Temporary plugging is the process of inserting a plugging head into a pipeline to serve as a block valve after a hot tap is made. The line can be kept in service by diverting product flow through a bypass piping installed around an isolated section.
A técnica para instalar um ramal em uma tubulação chama-se "branching".
Method of hot tapping type branching and split joint used therein
Document Type and Number:
United States Patent 4719936

Abstract:
The disclosed invention provides a novel method of perforating a main pipeline while in service, and split joints suited to this method, in order to connect a branch pipeline thereto. According to this method, perforating work is carried out from an opposite side across the main pipeline to where the branch pipeline is connected, as distinct from known methods in which perforating work is carried out on the side of the main pipeline to which a branch pipeline is connected.




    Reference: http://www.tdwilliamson.com/hottaptdw/tapping/tapping.html
    Reference: http://www.freepatentsonline.com/4719936.html
Celina Falck-Cook
Local time: 20:33
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Celina, Muito obrigada pelas informações!

Login to enter a peer comment (or grade)



Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs (or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.

KudoZ™ translation help

The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also: