KudoZ home » Portuguese to English » Government / Politics

caracterizando uma República de Pernambuco

English translation: comprising: a cartel, a criminal/subversive org., an organized revolt, a separatist movement


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:caracterizando uma República de Pernambuco
English translation:comprising: a cartel, a criminal/subversive org., an organized revolt, a separatist movement
Entered by: Brett Richards, B.S., M.B.A.

04:57 Aug 31, 2006
Portuguese to English translations [PRO]
Government / Politics / Brazilian newspaper article
Portuguese term or phrase: caracterizando uma República de Pernambuco
Hi. I can't figure out what the end of this sentence is trying to say. Any help is appreciated.

"Em seu depoimento, Correa Júnior diz ter ouvido em 2003 do empresário Frederico Coelho Neto, o Lilico, irmão do deputado federal Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP), que o então ministro "tinha três homens de
confiança, quais sejam Pedro Henrique, Bruno Dantas e Francisco Danúbio Honorato, caracterizando uma República de Pernambuco".
Sandra Alboum
United States
comprising a cartel; c. a criminal/subversive org; c. an organized revolt; c. a gang of revolutio...
Explanation:
"caracterizando uma República de Pernambuco"

comprising a cartel
comprising a criminal organization
comprising a subversive organization
comprising an organized revolt
comprising gang of revolutionaries
comprising a junta


This is derived from an historical reference, circa 1817. See the link below.

Now that I did the hard work, I just know that somebody else is going to come along and think of the absolutely perfect word, and hence get the KudoZ! :(

Oh, well. C'est la vie! Que será, será. Wenn schon, denn schon. That's the way the ball bounces!

*****

Jornal O Tempo

http://www.otempo.com.br/politica/lerMateria/?idMateria=5862...

Sábado, 26 de Agosto de 2006, 00h01

Operação Vampiro indicia ex-ministro

RECIFE

O ex-ministro da Saúde e candidato ao governo de Pernambuco, Humberto Costa (PT), foi indiciado no dia 28 de julho pelo delegado Marcelo Mosele, da Polícia Federal de Brasília, por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações no processo que investiga a Operação Vampiro, deflagrada em maio de 2004.

Retaliação

O ex-ministro acredita em uma possível retaliação de Correia, como resposta ao desmonte de um esquema de fraude que nutria os lobistas da compra de produtos hemoderivados.

De 100 depoimentos tomados, num processo de 190 volumes, o indiciamento do petista se deu, segundo ele, com base única e exclusivamente num depoimento de Correia – cuja entrada no Ministério da Saúde foi proibida no final de 2003, de acordo com o ex-ministro.

A advogada Marília Fragoso, que teve acesso ao relatório da Polícia Federal, disse que Laerte Correia já havia dado anteriormente cinco depoimentos, foi reinquirido e afirmou “que ouviu dizer que havia uma ((((( República de Pernambuco ))))) chefiada por Humberto Costa”.

“Nunca vi um indiciamento tão sem fundamento”, avaliou ela, ao frisar que em nenhum momento Laerte Correia acusou diretamente o ex-ministro.

*****

Crise do Sistema Colonial

http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_17.htm

5 - (UFPE) Assinale qual a frase errada, das abaixo enumeradas, sobre a Revolução de 1817.

a) O clero de Pernambuco, em 1817, foi muito influenciado pelas idéias revolucionárias.
b) O governador de Pernambuco era Caetano Pinto de Miranda Montenegro.
c) Hipólito José da Costa, o famoso redator do Correio Brasiliense, fora escolhido pelos revolucionários como plenipotenciário da ((((( República de Pernambuco ))))) perante o governo inglês.
d) O governador da Bahia, o conde dos Arcos, mandou fuzilar José Inácio de Abreu e Lima.
e) As operações militares contra os revolucionários foram comandadas pessoalmente pelo conde dos Arcos, que bloqueou o porto do Recife e bateu as tropas de Cogominho de Lacerda.

Selected response from:

Brett Richards, B.S., M.B.A.
United States
Grading comment
I did some further research and then used this idea along with a footnote about the history of Pernambuco to supplement. Thanks!
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4and thus, establishing a Republic of Pernambucoluiza amoedo
5I had three trusted men.....who characterize a Pernambucan Republic
R-i-c-h-a-r-d
4who together amounted to a Republic of Pernambuco
Muriel Vasconcellos
4comprising a cartel; c. a criminal/subversive org; c. an organized revolt; c. a gang of revolutio...
Brett Richards, B.S., M.B.A.
3and thus, characterizing/ designating, the Republic of Pernambuco
Claudio Mazotti


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
and thus, characterizing/ designating, the Republic of Pernambuco


Explanation:
a suggestion...

Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
and thus, establishing a Republic of Pernambuco


Explanation:
another suggestion.... There is no such thing as a Republic of Pernambuco.. What they mean here is that with those people, they have established a Republic. Those are my thoughts.
Good Luck!

luiza amoedo
Brazil

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paul Kozelka: I would put "Rep. de Pern." in quotation marks, since he is being sardonic.
30 mins
  -> Thank you!! Perfect suggestion

agree  Denise Miranda
6 hrs
  -> Thank you!

agree  rhandler: I agree with Paul, within quotation marks.
7 hrs
  -> Perfect

agree  Donna Sandin: Quotes absolutely needed. Context comes from the infamous "Republica da Alagoas" during the Collor regime. Basically a group not accountable to others, acting independently in pursuit of own interests/state interests, like an independent country
7 hrs
  -> Perfect!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
comprising a cartel; c. a criminal/subversive org; c. an organized revolt; c. a gang of revolutio...


Explanation:
"caracterizando uma República de Pernambuco"

comprising a cartel
comprising a criminal organization
comprising a subversive organization
comprising an organized revolt
comprising gang of revolutionaries
comprising a junta


This is derived from an historical reference, circa 1817. See the link below.

Now that I did the hard work, I just know that somebody else is going to come along and think of the absolutely perfect word, and hence get the KudoZ! :(

Oh, well. C'est la vie! Que será, será. Wenn schon, denn schon. That's the way the ball bounces!

*****

Jornal O Tempo

http://www.otempo.com.br/politica/lerMateria/?idMateria=5862...

Sábado, 26 de Agosto de 2006, 00h01

Operação Vampiro indicia ex-ministro

RECIFE

O ex-ministro da Saúde e candidato ao governo de Pernambuco, Humberto Costa (PT), foi indiciado no dia 28 de julho pelo delegado Marcelo Mosele, da Polícia Federal de Brasília, por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações no processo que investiga a Operação Vampiro, deflagrada em maio de 2004.

Retaliação

O ex-ministro acredita em uma possível retaliação de Correia, como resposta ao desmonte de um esquema de fraude que nutria os lobistas da compra de produtos hemoderivados.

De 100 depoimentos tomados, num processo de 190 volumes, o indiciamento do petista se deu, segundo ele, com base única e exclusivamente num depoimento de Correia – cuja entrada no Ministério da Saúde foi proibida no final de 2003, de acordo com o ex-ministro.

A advogada Marília Fragoso, que teve acesso ao relatório da Polícia Federal, disse que Laerte Correia já havia dado anteriormente cinco depoimentos, foi reinquirido e afirmou “que ouviu dizer que havia uma ((((( República de Pernambuco ))))) chefiada por Humberto Costa”.

“Nunca vi um indiciamento tão sem fundamento”, avaliou ela, ao frisar que em nenhum momento Laerte Correia acusou diretamente o ex-ministro.

*****

Crise do Sistema Colonial

http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_17.htm

5 - (UFPE) Assinale qual a frase errada, das abaixo enumeradas, sobre a Revolução de 1817.

a) O clero de Pernambuco, em 1817, foi muito influenciado pelas idéias revolucionárias.
b) O governador de Pernambuco era Caetano Pinto de Miranda Montenegro.
c) Hipólito José da Costa, o famoso redator do Correio Brasiliense, fora escolhido pelos revolucionários como plenipotenciário da ((((( República de Pernambuco ))))) perante o governo inglês.
d) O governador da Bahia, o conde dos Arcos, mandou fuzilar José Inácio de Abreu e Lima.
e) As operações militares contra os revolucionários foram comandadas pessoalmente pelo conde dos Arcos, que bloqueou o porto do Recife e bateu as tropas de Cogominho de Lacerda.



Brett Richards, B.S., M.B.A.
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 3
Grading comment
I did some further research and then used this idea along with a footnote about the history of Pernambuco to supplement. Thanks!
Notes to answerer
Asker: Hey Brett, Would you send me an email privately? Have a question for you. Sandra@alboum.com or alboum.associates@gmail.com. Thanks!


9 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
I had three trusted men.....who characterize a Pernambucan Republic


Explanation:
I think if you read the whole sentence that this is what the speaker wants to say; that the three men characterize what a Pernambucan state should be like.

R-i-c-h-a-r-d
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 26

15 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
who together amounted to a Republic of Pernambuco


Explanation:
I think this is the idea.

Muriel Vasconcellos
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 87