ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » History

uma pauta de análise de conjuntura política

English translation: a guide/a base for the analysis of the political situation

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:uma pauta de análise de conjuntura política
English translation:a guide/a base for the analysis of the political situation
Entered by: Marlene Curtis

22:57 May 29, 2013
Portuguese to English translations [PRO]
History / Academic article
Portuguese term or phrase: uma pauta de análise de conjuntura política
Hi everyone! I'm translating an academic article entitled CULTURA JURÍDICA E CULTURA RELIGIOSA: ENTRE A LEI E A RELIGIÃO

I'm not quite sure of the meaning of 'pauta' and 'conjuntura política' here. Thanks for your help!

Sem aderir filosoficamente às concepções sobre a natureza divina do poder na teologia paulina, Slavoj Zizek ressalta os efeitos políticos e ideológicos referidos a tolerância política e religiosa possível de ser capturada através de interpretações, e de apropriações não fundamentalistas, do pensamento paulino . Para Zizek, há uma possibilidade filosófica referida ao superego feminino, inscrito na construção teológica e política paulina. Esta é vista como marcada pela ideia de “renúncia” que poderia ser trabalhada politicamente (por suposto) tendo em vista a conjuntura histórica de muita radicalização política baseada em extremismos de intolerância religiosa. A interpretação de Slavoj Zizek dialoga com a proposta de Alain Badiou que se propõe a fazer uma análise do dispositivo da fé cristã a partir do imaginário construído pela prática política paulina que propicia a universalidade ; para Badiou, as epístolas são passíveis de uma leitura que as considere como ***uma pauta de análise de conjuntura política***.
Lindsay Spratt
Spain
a guide/a base for the analysis of the political situation
Explanation:


I would say...
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2a guide/a base for the analysis of the political situationMarlene Curtis
4 +1an agenda of political conjunctural analysis
Giuliano Morais


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
a guide/a base for the analysis of the political situation


Explanation:


I would say...

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 96
Grading comment
Thanks!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulinho Fonseca
3 hrs
  -> Grata!

agree  itineuropa
9 hrs
  -> Obrigada!

22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
an agenda of political conjunctural analysis


Explanation:
My suggestion...

Giuliano Morais
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Vinicius Monteiro
18 hrs
  -> Thanks!