ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Law: Contract(s)

peita

English translation: graft

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:peita
English translation:graft
Entered by: Lilian Magalhães

18:23 Jan 12, 2012
Portuguese to English translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s) / contrato social
Portuguese term or phrase: peita
Os administradores declaram sob as penas de lei que não estão impedidos de exercerem a administração da Sociedade, por lei especial, ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrarem sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, ou por crime falimentar de prevaricação, peita, ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa de concorrência, contra as relações de consumo, fé pública, ou a propriedade.
Lilian Magalhães
Brazil
graft
Explanation:
peita ou suborno = graft or bribery

In case you find this construction somewhere in your document :)

peita
s. f.
1. Dádiva para subornar; suborno.
2. [Antigo] Tributo que pagavam os que não eram fidalgos.

graft2
graft2
n 1 corrupção, suborno. 2 dinheiro ga­nho por politicagem. 3 esforço, trabalho duro, labuta. • vt+vi 1 coll mourejar. 2 Amer ganhar dinheiro por politicagem. 3 sl dar ou receber suborno.

Selected response from:

Walter Moura
Brazil
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1bribeghostwriter-BR
4graftWalter Moura


  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
graft


Explanation:
peita ou suborno = graft or bribery

In case you find this construction somewhere in your document :)

peita
s. f.
1. Dádiva para subornar; suborno.
2. [Antigo] Tributo que pagavam os que não eram fidalgos.

graft2
graft2
n 1 corrupção, suborno. 2 dinheiro ga­nho por politicagem. 3 esforço, trabalho duro, labuta. • vt+vi 1 coll mourejar. 2 Amer ganhar dinheiro por politicagem. 3 sl dar ou receber suborno.



Walter Moura
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 84
Grading comment
thanks

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  ghostwriter-BR: Graft: tráfico de Influência. suborno; corrupção (Maria C. de Mello)
21 mins

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
bribe


Explanation:
É isso.

--------------------------------------------------
Note added at 53 mins (2012-01-12 19:16:34 GMT)
--------------------------------------------------

De acordo com o Dicionário Jurídico de Maria Chaves de Mello:

Peita: Bribery (suborno ou corrupção de um servidor público)


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2012-01-12 19:24:14 GMT)
--------------------------------------------------

De acordo com Noronha:

Graft: - prevaricação, tráfico de influência, corrupção; suborno

ghostwriter-BR
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: so, peita = suborno, right?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ivan Rocha, CT
1 hr
  -> Obrigado