KudoZ home » Portuguese to English » Law (general)

notícia-crime

English translation: police investigation request


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:notícia-crime
English translation:police investigation request
Entered by: Rafa Lombardino

14:47 Apr 5, 2004
Portuguese to English translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
Portuguese term or phrase: notícia-crime
Gostaria de saber se este termo "notícia-crime" se trata de um termo legal que descreve um relatório oficial ou se foi apenas uma expressão usada pelo repórter para se referir ao artigo publicado pelo jornal.

"O ministro XXX foi sorteado como o relator, no Superior Tribunal de Justiça, da notícia-crime encaminhada à Corte descrevendo indícios da prática de delitos na tramitação de duas causas cíveis..."

Obrigada desde já
Rafa Lombardino
United States
police investigation request
Explanation:
Yes, legal notification and report...official term
CONCEITO E MODELO DE NOTÍCIA CRIME
Para crimes de desobediência a ordem judicial, na execução da regulamentação de visita.
Autor: Euclydes de Souza
Notícia crime é um requerimento inicial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, onde ***se pede a instauração de um inquérito policial***, ou a lavratura do termo circunstanciado nos crimes da competência do Juizado Especial Criminal, conforme determina a última parte do inciso II do art.5º do Código de Processo Penal §5º do mesmo artigo. O crime de desobediência, previsto no art 330, do Código Penal Brasileiro, é um crime de ação penal pública incondicionada, portanto, passível de ser noticiado através de Notícia Crime. No caso específico da desobediência a decisão judicial, que é crime da competência do JEC, o advogado da vítima deverá oferecer Notícia Crime objetivando a lavratura de termo circunstanciado.

A Notícia crime pode ser dirigida ao Delegado, ao Juiz, ou ao Procurador de Justiça (no caso o curador de menores).

A Notícia Crime não sendo aceita pelo Delegado, a medida cabível é o agravo administrativo (art.5º §2 do CPP), dirigido ao Procurador geral da Justiça, devendo constar a mesma, anexada, a cópia do despacho do Delegado que nega a lavração do termo circunstanciado, e o respectivo pedido ao procurador que ordene ao Delegado que a mesma seja feita.

MODELO
ILMO. SR. DR. DELEGADO TITULAR DA .......DELEGACIA POLICIAL DE BRASILIA

FULANO DE TAL, brasileiro, divorciado, comerciante, portador da Cédula de Identidade nº 00000000, emitida pelo IFP , inscrito no CPF/MF sob o nº 0000000-00, residente e domiciliado na rua torta, bairro certo, Brasília, DF.

NOTÍCIA CRIME
Em face de ...NOME..................... de Tal, NACIONALIDADE , solteira, PROFISSÃO, RG ..................................CPF......................................, residente à Rua ENDEREÇO , , Rio de Janeiro, pelos fatos e motivos de Direito que passa a expor.
DOS FATOS:
O NOTICIANTE, cumprindo decisão judicial homologada em DIA / MÊS / ANO , pela Exma. Sra. Dra. Juiza de Direito da ..... ª Vara de Família do Rio de Janeiro, Dra..................................., que deliberou favoravelmente pelo exercício do Poder familiar, no tocante ao direito de convivência do Noticiante em relação a sua filha de 9 anos de idade, por finais de semana alternados, foi vítima de grave constrangimento ilegal.
· O NOTICIANTE ao chegar ao aeroporto ...NOME DO AEROPORTO....,na cidade de Brasília, no .......DIA /MÊS/ ANO..... acompanhado de dois amigos....COLOCAR O NOME DOS AMIGOS.(que serão também as testemunhas que deverão declarar testemunhos positivos a pessoa de quem irá executar as visitas.), para recepcionar a sua filha que deveria estar desembarcando do avião da companhia GOL, vôo número....................., chegando da cidade do Rio de Janeiro, onde tem domicílio, ficou surpreso e perplexo ao constatar que a sua menina, não constava entre os passageiros , conforme deveria estar..



--------------------------------------------------
Note added at 46 mins (2004-04-05 15:33:03 GMT)
--------------------------------------------------

Notícia crime é um requerimento inicial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, onde ***se pede a instauração de um inquérito policial***,

FINAL: police investigation request....taken from the definition
Selected response from:

Jane Lamb-Ruiz
Grading comment
Obrigada a todos
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2police investigation requestJane Lamb-Ruiz
5 +2crime notificationrhandler


  

Answers


27 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
crime notification


Explanation:
Notícia-crime é a informação passada à autoridade competente para que esta tome as devidas providências. No caso do seu contexto, a notícia-crime deve haver sido dada à Corregedoria do STJ.

Na quase totalidade dos casos, a notícia-crime é passada à polícia, seja pela vítima ou por testemunhas.

Veja estes exemplos:

Non-Emergency Minor Crime Notification
Criminal damage / vandalism. You should use this service only if: The damage is
of a low value and has not been caused by fire. Back to the previous page. ...
www.online.police.uk/english/description_damage.asp

Contact Us - In an emergency dial 999 or 112
... Online Crime Notification. You can use this service to notify the Police
of some types of minor crime committed in the United Kingdom. ...
www.gloucestershire.police.uk/contact/1.html

Crime Notification Procedures
... Crime Notification Procedures. As a crime prevention measure, the Department
of Public Safety’s policy is to provide as much information ...
www.mtholyoke.edu/cic/stulife/handbook/ campus_life/psafety/procedures.shtml

Special report on security, crime prevention
... _ Crime notification programs. _ Transportation systems, including the
evening and campus buses, van service and escort or umbrella service. ...
chronicle.uchicago.edu/931014/sampson.shtml


rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 1302

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Maria Barreiros
1 hr
  -> Obrigado, liebe

agree  Henrique Magalhaes
18 hrs
  -> Obrigado, Henrique, mas a Rafaela já escolheu (mal, pois o contexto não tem a ver com a polícia)

6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
notícia-crime
police investigation request


Explanation:
Yes, legal notification and report...official term
CONCEITO E MODELO DE NOTÍCIA CRIME
Para crimes de desobediência a ordem judicial, na execução da regulamentação de visita.
Autor: Euclydes de Souza
Notícia crime é um requerimento inicial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, onde ***se pede a instauração de um inquérito policial***, ou a lavratura do termo circunstanciado nos crimes da competência do Juizado Especial Criminal, conforme determina a última parte do inciso II do art.5º do Código de Processo Penal §5º do mesmo artigo. O crime de desobediência, previsto no art 330, do Código Penal Brasileiro, é um crime de ação penal pública incondicionada, portanto, passível de ser noticiado através de Notícia Crime. No caso específico da desobediência a decisão judicial, que é crime da competência do JEC, o advogado da vítima deverá oferecer Notícia Crime objetivando a lavratura de termo circunstanciado.

A Notícia crime pode ser dirigida ao Delegado, ao Juiz, ou ao Procurador de Justiça (no caso o curador de menores).

A Notícia Crime não sendo aceita pelo Delegado, a medida cabível é o agravo administrativo (art.5º §2 do CPP), dirigido ao Procurador geral da Justiça, devendo constar a mesma, anexada, a cópia do despacho do Delegado que nega a lavração do termo circunstanciado, e o respectivo pedido ao procurador que ordene ao Delegado que a mesma seja feita.

MODELO
ILMO. SR. DR. DELEGADO TITULAR DA .......DELEGACIA POLICIAL DE BRASILIA

FULANO DE TAL, brasileiro, divorciado, comerciante, portador da Cédula de Identidade nº 00000000, emitida pelo IFP , inscrito no CPF/MF sob o nº 0000000-00, residente e domiciliado na rua torta, bairro certo, Brasília, DF.

NOTÍCIA CRIME
Em face de ...NOME..................... de Tal, NACIONALIDADE , solteira, PROFISSÃO, RG ..................................CPF......................................, residente à Rua ENDEREÇO , , Rio de Janeiro, pelos fatos e motivos de Direito que passa a expor.
DOS FATOS:
O NOTICIANTE, cumprindo decisão judicial homologada em DIA / MÊS / ANO , pela Exma. Sra. Dra. Juiza de Direito da ..... ª Vara de Família do Rio de Janeiro, Dra..................................., que deliberou favoravelmente pelo exercício do Poder familiar, no tocante ao direito de convivência do Noticiante em relação a sua filha de 9 anos de idade, por finais de semana alternados, foi vítima de grave constrangimento ilegal.
· O NOTICIANTE ao chegar ao aeroporto ...NOME DO AEROPORTO....,na cidade de Brasília, no .......DIA /MÊS/ ANO..... acompanhado de dois amigos....COLOCAR O NOME DOS AMIGOS.(que serão também as testemunhas que deverão declarar testemunhos positivos a pessoa de quem irá executar as visitas.), para recepcionar a sua filha que deveria estar desembarcando do avião da companhia GOL, vôo número....................., chegando da cidade do Rio de Janeiro, onde tem domicílio, ficou surpreso e perplexo ao constatar que a sua menina, não constava entre os passageiros , conforme deveria estar..



--------------------------------------------------
Note added at 46 mins (2004-04-05 15:33:03 GMT)
--------------------------------------------------

Notícia crime é um requerimento inicial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, onde ***se pede a instauração de um inquérito policial***,

FINAL: police investigation request....taken from the definition

Jane Lamb-Ruiz
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 276
Grading comment
Obrigada a todos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Donna Sandin
9 mins
  -> Hi Donna

agree  Sonia Almeida
1 hr