ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Medical (general)

"fissura" (de drogas)

English translation: drug craving

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:fissura de drogas
English translation:drug craving
Entered by: Cristina Chaplin

22:58 Feb 26, 2006
Portuguese to English translations [PRO]
Medical - Medical (general)
Portuguese term or phrase: "fissura" (de drogas)
"fissura" (de drogas)

Would it be "cracked"?
phaelbr
drug craving
Explanation:
craving

Desde a década de 1980, o foco no diagnóstico de dependência deslocou-se gradualmente de sinais de tolerância e abstinência para a observação do comportamento, ganhando importância os conceitos de fissura, de perda de controle, e de manutenção do comportamento. A fissura recebeu maior atenção como um fenômeno crítico e típico da dependência, sendo definida como o desejo ou a memória de uma experiência agradável sobreposta a um estado afetivo negativo do indivíduo. O temperamento, uma das dimensões da personalidade, também ganhou importância nos estudos sobre dependência, sendo definido como a diferença individual dos comportamentos frente às motivações. Atualmente a fissura é um fenômeno central nas dependências, e os fatores do temperamento também são importantes para a adição ao jogo e outras patologias.

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2006-02-26 23:14:41 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.drogas.org.br/portaldrogas/Artigo.asp?IdArtigo=14...

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2006-02-26 23:18:57 GMT)
--------------------------------------------------

Abordagem do craving ou fissura

Em todos os tratamentos, a abstinência é a meta mais importante e a mais difícil de ser mantida. A maioria dos fumantes em tratamento recai em poucos dias. A abordagem de um dos sintomas mais proeminentes da síndrome de abstinência, o craving ou “fissura” é o maior obstáculo para parar de fumar.

Lidando com a fissura.

Trata-se de uma situação comum. A fissura se manifesta na forma de um mal-estar súbito, com sintomas ansiosos e por vezes uma idéia fixa de que aquilo só passará após o ato de fumar. Não significa que há algo errado, tampouco que quer voltar a usar.

Lidando com a fissura.

Trata-se de uma situação comum. A fissura se manifesta na forma de um mal-estar súbito, com sintomas ansiosos e por vezes uma idéia fixa de que aquilo só passará após o ato de fumar. Não significa que há algo errado, tampouco que quer voltar a usar.

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2006-02-26 23:19:32 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.drogas.org.br/portaldrogas/Artigo.asp?IdArtigo=14...

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2006-02-26 23:21:56 GMT)
--------------------------------------------------

Essa pouca duração dos efeitos faz com que o usuário volte a utilizar a droga com mais freqüência que as outras vias (praticamente de 5 em 5 minutos) levando-o à dependência muito mais rapidamente que os usuários da cocaína por outras vias (nasal, endovenosa). Logo após a "pipada" o usuário sente uma sensação de grande prazer, intensa euforia e poder. É tão agradável, que logo após o desaparecimento desse efeito (e isso ocorre muito rapidamente, em 5 min), ele volta a usar a droga, fazendo isso inúmeras vezes até acabar todo o estoque que possui ou o dinheiro para conseguí-lo. A essa compulsão para utilizar a droga repetidamente, dá-se o nome popular de "fissura" que é uma vontade incontrolável de sentir os efeitos de "prazer" que a droga provoca.

A "fissura" no caso do crack e merla é avassaladora, já que os efeitos da droga são muito rápidos e intensos. Além desse "prazer" indescritível, que muitos comparam a um orgasmo, o crack e a merla também provocam um estado de excitação, hiperatividade, insônia, perda de sensação do cansaço, falta de apetite. Este último efeito é muito característico do usuário de crack e merla. Em menos de um mês ele perde muito peso (8 a 10 Kg) e num tempo um pouco maior de uso ele perde todas as noções básicas de higiene ficando com um aspecto deplorável. Por essas características os usuários de crack (craqueros) ou de merla são facilmente identificados. Após ao uso intenso e repetitivo o usuário experimenta sensações muito desagradáveis como cansaço e intensa depressão.

http://www.adroga.casadia.org/drogas/cocaina.htm
Selected response from:

Cristina Chaplin
United Kingdom
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3drug cravingCristina Chaplin
5 -1addiction..
airmailrpl
3crack
celiacp


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fissura
crack


Explanation:
Público, Artigo (Doença:Comportamento), Projeto Phoenix, Efeitos ...Pacientes que já ultrapassaram a fase de "fissura" (crack - craving - desejo intenso pela substancia); Casos não complicados clínica ou psiquiatricamente, ...
www.saudetotal.com/phoenix/efeitos.htm - 21k - En caché - Páginas similares


celiacp
Specializes in field
Native speaker of: Spanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  airmailrpl: desejo intenso pela substancia
7 mins

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
addiction..


Explanation:
:: Pauta Anti Drogas - www.pautaantidrogas.com.br -
FISSURA, Vontade ou desejo de consumir drogas. FISSURA TOTAL, Vontade ou desejo incontrolável de usar drogas. FOLIA, Nome de gíria para o lança-perfume. ...
www.pautaantidrogas.com.br/pages/beaba.htm -

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2006-02-26 23:17:37 GMT)
--------------------------------------------------

Anticolinérgicos - Cebrid-Unifesp/EPM -
Sim, estas drogas não induzem muita "fissura" (ou vontade incontrolável de usar). Muitas vezes basta mudar o estilo de vida que a pessoa vinha vivendo (isto ...
www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/anticolinergic...

Drogas -
Como se trata de uma ilusão, a entrega contínua às drogas provoca, ... para não experimentar o mal-estar da falta, conhecido como "fissura". ...
www.saude.rj.gov.br/ViverSaude/Infos/Drogas.htm

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Claudio Mazotti: não é isso...
59 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
fissura
drug craving


Explanation:
craving

Desde a década de 1980, o foco no diagnóstico de dependência deslocou-se gradualmente de sinais de tolerância e abstinência para a observação do comportamento, ganhando importância os conceitos de fissura, de perda de controle, e de manutenção do comportamento. A fissura recebeu maior atenção como um fenômeno crítico e típico da dependência, sendo definida como o desejo ou a memória de uma experiência agradável sobreposta a um estado afetivo negativo do indivíduo. O temperamento, uma das dimensões da personalidade, também ganhou importância nos estudos sobre dependência, sendo definido como a diferença individual dos comportamentos frente às motivações. Atualmente a fissura é um fenômeno central nas dependências, e os fatores do temperamento também são importantes para a adição ao jogo e outras patologias.

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2006-02-26 23:14:41 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.drogas.org.br/portaldrogas/Artigo.asp?IdArtigo=14...

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2006-02-26 23:18:57 GMT)
--------------------------------------------------

Abordagem do craving ou fissura

Em todos os tratamentos, a abstinência é a meta mais importante e a mais difícil de ser mantida. A maioria dos fumantes em tratamento recai em poucos dias. A abordagem de um dos sintomas mais proeminentes da síndrome de abstinência, o craving ou “fissura” é o maior obstáculo para parar de fumar.

Lidando com a fissura.

Trata-se de uma situação comum. A fissura se manifesta na forma de um mal-estar súbito, com sintomas ansiosos e por vezes uma idéia fixa de que aquilo só passará após o ato de fumar. Não significa que há algo errado, tampouco que quer voltar a usar.

Lidando com a fissura.

Trata-se de uma situação comum. A fissura se manifesta na forma de um mal-estar súbito, com sintomas ansiosos e por vezes uma idéia fixa de que aquilo só passará após o ato de fumar. Não significa que há algo errado, tampouco que quer voltar a usar.

--------------------------------------------------
Note added at 21 mins (2006-02-26 23:19:32 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.drogas.org.br/portaldrogas/Artigo.asp?IdArtigo=14...

--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2006-02-26 23:21:56 GMT)
--------------------------------------------------

Essa pouca duração dos efeitos faz com que o usuário volte a utilizar a droga com mais freqüência que as outras vias (praticamente de 5 em 5 minutos) levando-o à dependência muito mais rapidamente que os usuários da cocaína por outras vias (nasal, endovenosa). Logo após a "pipada" o usuário sente uma sensação de grande prazer, intensa euforia e poder. É tão agradável, que logo após o desaparecimento desse efeito (e isso ocorre muito rapidamente, em 5 min), ele volta a usar a droga, fazendo isso inúmeras vezes até acabar todo o estoque que possui ou o dinheiro para conseguí-lo. A essa compulsão para utilizar a droga repetidamente, dá-se o nome popular de "fissura" que é uma vontade incontrolável de sentir os efeitos de "prazer" que a droga provoca.

A "fissura" no caso do crack e merla é avassaladora, já que os efeitos da droga são muito rápidos e intensos. Além desse "prazer" indescritível, que muitos comparam a um orgasmo, o crack e a merla também provocam um estado de excitação, hiperatividade, insônia, perda de sensação do cansaço, falta de apetite. Este último efeito é muito característico do usuário de crack e merla. Em menos de um mês ele perde muito peso (8 a 10 Kg) e num tempo um pouco maior de uso ele perde todas as noções básicas de higiene ficando com um aspecto deplorável. Por essas características os usuários de crack (craqueros) ou de merla são facilmente identificados. Após ao uso intenso e repetitivo o usuário experimenta sensações muito desagradáveis como cansaço e intensa depressão.

http://www.adroga.casadia.org/drogas/cocaina.htm

Cristina Chaplin
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Romanian
PRO pts in category: 8
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
5 mins
  -> thank you !

agree  Marco Schaumloeffel
6 hrs
  -> thank you!

agree  Vidomar
13 hrs
  -> thank you!