ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Medical (general)

anatômico

English translation: normal

03:52 Aug 30, 2008
Portuguese to English translations [PRO]
Medical - Medical (general) / radiology
Portuguese term or phrase: anatômico
On a radiological report:

2. Hilos anatômicos. Mediastino normal.


Is this another way of saying that the hila appear normal?
Daniel Greuel
United States
English translation:normal
Explanation:
Indeed, it is a way -- not entirely precise -- to say that it is normal.

Aspecto anatômico. Expressões encontradas nos laudos médicos, como “hilo pulmonar de aspecto anatômico”, “hilo com dimensões anatômicas”, “antro gástrico de configuração anatômica”, não estão exatas: precisam ser complementadas. O aspecto anatômico pode ser normal ou anormal, este estudado como anatomia patológica. Será cientificamente mais adequado dizer, por exemplo, aspecto anatômico normal ou dimensões anatômicas normais (ou anormais).
http://robertomogami.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_BlogPart...

Algumas recomendações podem ser seguidas, objetivando uma proteção contra possíveis queixas. Quando uma anormalidade é suspeitada, obtenha uma segunda opinião e/ou realize exames seriados. A documentação do exame também é fundamental. Imagens representativas de estruturas fetais normais ou anormais, posição fetal, placenta e volume do líquido amniótico devem ser bem documentadas, por meio de vídeo ou fotos. Descreva com detalhe, em seu relatório, as estruturas anatômicas normais visualizadas e não deixe de citar aquelas que não foram adequadamente identificadas.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100...
Selected response from:

Carlos Quandt
Brazil
Grading comment
muitas gracias!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1normal
Carlos Quandt
4anatomical
Heloisa Ferreira
4anatomic
Leniel Macaferi


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
anatomic


Explanation:
anatomic

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
anatomical


Explanation:
Eu colocaria "anatomical" simplesmente porque está descrevendo a condição do órgão. É uma observação.

Webster's Revised Unabridged Dictionary (1913) Browse

Anatomical
(a.)
Of or relating to anatomy or dissection; as, the anatomic art; anatomical observations.




Webster's Revised Unabridged Dictionary (1913), edited by Noah Porter. About



Dictionary of Medicine (Shahram) Browse

anatomical
adjective
referring to anatomy; the anatomical features of a fetus







Heloisa Ferreira
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7

15 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
normal


Explanation:
Indeed, it is a way -- not entirely precise -- to say that it is normal.

Aspecto anatômico. Expressões encontradas nos laudos médicos, como “hilo pulmonar de aspecto anatômico”, “hilo com dimensões anatômicas”, “antro gástrico de configuração anatômica”, não estão exatas: precisam ser complementadas. O aspecto anatômico pode ser normal ou anormal, este estudado como anatomia patológica. Será cientificamente mais adequado dizer, por exemplo, aspecto anatômico normal ou dimensões anatômicas normais (ou anormais).
http://robertomogami.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_BlogPart...

Algumas recomendações podem ser seguidas, objetivando uma proteção contra possíveis queixas. Quando uma anormalidade é suspeitada, obtenha uma segunda opinião e/ou realize exames seriados. A documentação do exame também é fundamental. Imagens representativas de estruturas fetais normais ou anormais, posição fetal, placenta e volume do líquido amniótico devem ser bem documentadas, por meio de vídeo ou fotos. Descreva com detalhe, em seu relatório, as estruturas anatômicas normais visualizadas e não deixe de citar aquelas que não foram adequadamente identificadas.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100...

Carlos Quandt
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
muitas gracias!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
11 hrs