ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Medical (general)

hipertensão arterial sistêmica (HAS)

English translation: systemic arterial hypertension (SAH)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:hipertensão arterial sistêmica (HAS)
English translation:systemic arterial hypertension (SAH)
Entered by: Osil Tissot

18:34 Jul 8, 2010
Portuguese to English translations [PRO]
Medical - Medical (general) / blood pressure
Portuguese term or phrase: hipertensão arterial sistêmica (HAS)
Context:

A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão), tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o fumo e outras causas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertensão_arterial

Thank you,
Osil Tissot
Brazil
systemic arterial hypertension (SAH)
Explanation:
.
Selected response from:

Luciano Eduardo de Oliveira
Grading comment
Thank you all very much.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +6systemic arterial hypertension (SAH)Luciano Eduardo de Oliveira
4 +4systemic arterial hypertension (SAH)
Salvador Scofano and Gry Midttun
5 +1systemic hypertension (SH)liciniocraveiro


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +6
systemic arterial hypertension (SAH)


Explanation:
.

Luciano Eduardo de Oliveira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 139
Grading comment
Thank you all very much.
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
1 min

agree  liz askew: Hurst's the Heart - Google Books Result Valentin Fuster, R. Wayne Alexander, Robert A ... - 2004 - Medical - 2472 pages MANAGEMENT OF SPECIAL CATEGORIES Systemic Arterial Hypertension Patients with systemic arterial hypertension (SAH) often have angina pe
2 mins

agree  Muriel Vasconcellos
14 mins

agree  Marlene Curtis
1 hr

agree  fvasconcellos: Com a ressalva que fiz no comentário à resposta do colega.
2 hrs

agree  Walter Moura
3 hrs

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
systemic arterial hypertension (SAH)


Explanation:
Hypertension
- [ Traduzir esta página ]
Hypertension is a hemodynamic derangement. The elevated blood pressure in systemic arterial hypertension may be associated with an increased cardiac output ...
www.rjmatthewsmd.com/.../hypertension.htm - Em cache - Similares

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 95
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
1 min
  -> Obrigado

agree  Muriel Vasconcellos: It took you a minute longer, but you gave a reference!!!
14 mins
  -> Obrigado! Leva tempo para achar referências, copiar e colar.

agree  liz askew
39 mins
  -> Obrigado

agree  fvasconcellos: Com a ressalva que fiz no comentário à resposta do colega. And I agree with Muriel, references are always welcome :)
2 hrs
  -> Obrigado! Leva tempo para achar referências, copiar e colar.

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
systemic hypertension (SH)


Explanation:
Queria desde já dizer que não discordo totalmente das traduções propostas.
No entanto com base na minha experiência médica, posso dizer que a designação "systemic arterial hypertension" não se utiliza com frequência (embora correcta cientificamente). É comum usar apenas "hypertension (HTN)" ou "systemic hypertension (SH)". Em tratados de Cardiologia ou Fisiologia Cardíaca o termo "arterial" é usado mas na prática clínica não se usa.
São apenas convenções já que quando se fala, por exemplo, em hipertensão pulmonar é comum usar a expressão "pulmonary arterial hypertension"
O termo arterial é bastante usado em português.


    Reference: http://www.gpnotebook.co.uk/simplepage.cfm?ID=-382402552&lin...
    Reference: http://abstracts.iovs.org/cgi/content/abstract/46/5/205
liciniocraveiro
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado. Essa era exatamente a minha dúvida. Vou esperar pela opinião dos demais colegas, obrigado.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  fvasconcellos: Perfeito. Simples "hypertension" e a sigla "HTN" bastam neste contexto. Quando há necessidade de distingui-la de outras formas de hipertensão, aí sim cabe a tradução completa, como sugerida pelos colegas.
2 hrs