ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Petroleum Eng/Sci

CLP

English translation: PLC (Programmable Logical Controller)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:CLP (Controlador Lógico Programável)
English translation:PLC (Programmable Logical Controller)
Entered by: xxxLia Fail

22:51 Jan 15, 2005
Portuguese to English translations [PRO]
Petroleum Eng/Sci / tender
Portuguese term or phrase: CLP
Very little context. These are points in a response to technical proposal for a bid. The general context is compressors-boosters.

- Confirmar se existe ou não aftercoolers e intercoolers – folha 2/6 e se está sendo cotado.


- O mesmo deve ocorrer com o CLP.
xxxLia Fail
Spain
PLC - Programmable Logical Controller
Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2005-01-15 23:05:50 GMT)
--------------------------------------------------

In portuguese CLP - \"Controlador Lógico Programável\"
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Thanks:-)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3PLC - Programmable Logical Controller
Clauwolf
5Programmable Logic Contoller – PLC
Maria Luisa Duarte


Discussion entries: 2





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
PLC - Programmable Logical Controller


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2005-01-15 23:05:50 GMT)
--------------------------------------------------

In portuguese CLP - \"Controlador Lógico Programável\"

Clauwolf
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68
Grading comment
Thanks:-)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Wengorski
9 mins
  -> obrigado

agree  António Ribeiro: Programmable Controller. Ver esta página, incluindo a versão inglesa: http://www.dexter.ind.br/aplica.htm
10 mins
  -> obrigado

agree  Maria Luisa Duarte
38 mins
  -> obrigado

48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Programmable Logic Contoller – PLC


Explanation:
O que é um CLP?

Controlador Lógico Programável – O que você precisa saber ?

Controlador Lógico Programável (CLP ou em inglês, Programmable Logic Contoller – PLC), tem a sua história desde de 1960, e ainda existem muitas empresas do ramo da industria de automação que possuem pouca experiência com eles. Quando estes começam a aprender sobre esses produtos, ou fizeram a mudança para alguma áreas que envolva aplicações com CLPs, a transição pode ter sido as vezes bastante difícil. É difícil saber exatamente aonde começar, e se você necessita, a escolha de um CLP, se torna até mais complicado para saber qual modelo e qual fabricante escolher. Para realizar esta mudança, é necessário um mínimo conhecimento do que eles são, o que fazem e qual é a correta aplicação

Os CLPs, são freqüentemente definidos como miniaturas de computadores industriais que contem um hardware e um software que são utilizados para realizar as funções de controles. Um CLP consiste em duas seções básicas: a unidade central de processamento (CPU – central processing unit) e a interface de entradas e saídas do sistema. A CPU, que controla toda a atividade do CLP, pode ser dividida em processador e sistema de memória. O sistema de entradas e saídas são conectados fisicamente nos dispositivos de campo (interruptores, sensores, etc.) e provem também uma interface entre a CPU e o meio externo.

Operacionalmente, a CPU lê os dados de entradas dos dispositivos de campo através da interface de entrada, e então executa, ou realiza os controles de programa que tinham sido armazenados na memória. Os programas são normalmente realizados na linguagem Ladder, a linguagem que mais se aproxima de um esquema elétrico baseado em relês, e são colocados na memória da CPU em forma de operações. Finalmente, baseado no programa, o CLP escreve ou atualiza as saídas atuando nos dispositivos de campo. Este processo, também conhecido como um ciclo, continua na mesma seqüência sem interrupções, ou mudanças, apenas quando as mudanças são realizadas através de comandos de programa.



--------------------------------------------------
Note added at 49 mins (2005-01-15 23:40:46 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.falautomation.com.br/clp/descricao.shtml

--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs 2 mins (2005-01-16 17:54:14 GMT)
--------------------------------------------------

Programmable Logic Controller (PLC)


Programmable logic controllers have been around forever (in technology years). Their proven reliability in harsh environments and design to handle many inputs and outputs has made them the foundation of many factory automated systems.

Today there are a lot of alternatives to the traditional PLC. In some applications we use a computer based control engine, otherwise know as a soft PLC. In other applications it is reassuring to know that the PLC is one less thing you\'ll have to worry about.

PLCs can be combined with most other technologies to provide a sophisticated control and monitoring system. Most of our information regarding PLCs can be found in our PLC Tutorial.

The most common architecture we prefer is a PLC to do the real-time control and monitoring with Visual Basic or C# as the operator interface
http://www.htservices.com/Tools/PLC/

http://programmable-logic-controllers.globalspec.com/Industr...

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Clauwolf: logic or logical (like japanese, the same thing) :)
16 hrs
  -> Thanks Claudio it shoul be Programmable Logic Controller (PLC)! have a nice week! MLD