ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Poetry & Literature

parlenda

English translation: nursery rhyme

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:parlenda
English translation:nursery rhyme
Entered by: Rafael Mantovani

20:59 Jul 29, 2008
Portuguese to English translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature
Portuguese term or phrase: parlenda
é um poema infantil de fácil memorização, como "Hoje é domingo, pede cachimbo, cachimbo é de barro, bate no jarro etc."

não encontrei em nenhum dicionário bilíngue. Encontrei apenas um equivalente em francês, "comptine", porém que não consta de dicionários monolgíngues americanos.

obrigado a quem puder ajudar
Rafael Mantovani
nursery rhyme
Explanation:
.
Selected response from:

Luciano Eduardo de Oliveira
Czech Republic
Grading comment
acho que esta é mesmo a melhor opção, obrigado a Luciano e todos que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +7nursery rhymeLuciano Eduardo de Oliveira
4kids nursery rhymes
Mary Palmer
4children’s rhymes.
Luciane Shanahan
4tongue twister
Marcos Antonio
3nursery rhymes?
Luana Molena Xavier
3tongue-twister
Leniel Macaferi


Discussion entries: 1





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +7
nursery rhyme


Explanation:
.

Luciano Eduardo de Oliveira
Czech Republic
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 68
Grading comment
acho que esta é mesmo a melhor opção, obrigado a Luciano e todos que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Catarina Aleixo: Yep.
7 mins

agree  Italo & Beverly Sessegolo
13 mins

agree  Elisabete Cunha
21 mins

agree  Carlos Quandt: Sounds good to me : ) "A short poem or song for children, mostly anonymous or handed down by folklore" (Wiktionary)
23 mins

agree  Fernando Domeniconi
1 hr

agree  Luciane Shanahan: Poderia ser tb "children’s rhymes" segundo o dic Michaelis - veja: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=...
2 hrs

agree  Alexandra Gouveia
11 hrs

7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
nursery rhymes?


Language variant: pt(br)

Explanation:
Foi isso que me veio à cabeça... cabe no contexto?

No site abaixo tem um exemplo delas

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-07-29 21:10:46 GMT)
--------------------------------------------------

tem até um nursery rhyme que tem bastante a ver com um nosso em portugu~es... é o do Solomon Grundy...
Solomon Grundy, born on a Monday, ...


    Reference: http://www.nurseryrhymes4u.com/NURSERY_RHYMES/Page_A.html
Luana Molena Xavier
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tongue twister


Explanation:
Sug.

Também : trava-linguas

- Parlenda (do verbo parlar)PE ou trava-línguasPB, é uma forma literária tradicional, ... Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, ...
pt.wikipedia.org/wiki/Trava-língua - 34k
-
- Trava-Língua Tongue Twister. INTRODUÇÃO. O trava-língua é uma brincadeira encontrada em diversos idiomas. Adultos e crianças se divertem repetindo sentenças ...
livre.escolabr.com/ferramentas////wq/webquest/soporte_tabbed_w.php?

- Trava-língua - Tongue twister. While we were walking, we were watching window washers wash Washington's windows with warm washing water. ...
luzianalannafloresta.blogspot.com/2007/10/trava-lngua-tongue-twister.html - 49k

- - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa
par.len.da
sf (de parlar) 1 V parlenga. 2 Folc Versos de cinco ou seis sílabas recitados para entreter, acalmar ou divertir as crianças, ou para escolher quem deve iniciar determinado jogo ou aqueles que devem tomar parte em determinada brincadeira.



Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tongue-twister


Explanation:
Trava-línguas
Trava-línguas é um conjunto de palavras formando uma sentença que seja de difícil articulação em virtude da existência de sons que exijam movimentos seguidos da língua que não são usualmente utilizados.
Os travalínguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2008-07-29 21:09:25 GMT)
--------------------------------------------------

Rafael,

Quando digito "Parlenda" na Wikipedia, sou redirecionado para a página sobre trava-línguas.

Veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Parlenda.

Há uma seção sobre Parlenda que confirma este termo.

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2008-07-29 21:10:18 GMT)
--------------------------------------------------

Parlenda

Parlenda (do verbo parlar)PE ou trava-línguasPB, é uma forma literária tradicional, rimada com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Usada, em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo.

Algumas vezes, é chamada de trava-línguas, quando é repetida de forma rápida ou várias vezes seguidas, provocando um problema de dicção ou paralisia da língua, que diverte os ouvintes. Assim, pede-se a alguém que repita uma parlenda, em prosa ou verso, de forma rápida - "fale bem depressa" - "diga correndo" - ou que a repita várias vezes seguidas - "repita três vezes".

As parlendas não são cantadas e, sim, declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal.

Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2008-07-29 21:11:22 GMT)
--------------------------------------------------

cantilenas ou lengalengas

--------------------------------------------------
Note added at 14 mins (2008-07-29 21:13:58 GMT)
--------------------------------------------------

cantilena
n. ditty, short song, cantilena

lengalengar
v. speak in a monotonous tone

Leniel Macaferi
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: obrigado leniel, mas uma parlenda não é exatamente nem necessariamente um trava-línguas (ver exemplo na questão)

Asker: sim, a wikipedia diz que é a mesma coisa mas o dic. Houaiss e o bom senso dizem que não (ver exemplo na questão, em que não há nenhuma espécie de "travamento de língua")


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcos Antonio: É isto mesmo.
10 mins

disagree  Carlos Quandt: parlenda ou cantilena pode até ser um "tongue-twister", mas geralmente não é
15 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
children’s rhymes.


Explanation:
parlenda
par.len.da
sf 1 speech, conversation. 2 idle talk. 3 annoying discussion. 4 quarrel. 5 children’s rhymes .

Dicionatio Michaelis

http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php?lingua=...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-07-29 23:13:55 GMT)
--------------------------------------------------

Ops! Dicionário Michaelis.

Luciane Shanahan
Ireland
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
kids nursery rhymes


Explanation:
sug

Kids Nursery Rhymes


http://www.audiolunchbox.com/album?a=59272

Mary Palmer
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 19