KudoZ home » Portuguese to English » Textiles / Clothing / Fashion

Fiação

English translation: spinning


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:Fiação
English translation:spinning
Entered by: Manuela Junghans

15:54 Oct 27, 2006
Portuguese to English translations [PRO]
Textiles / Clothing / Fashion
Portuguese term or phrase: Fiação
Something like spinning and weaving (although I think weaving is tecelagem and dying is tingimento de fio)
marquinho
spinning
Explanation:
-
Selected response from:

Manuela Junghans
United Kingdom
Grading comment
yes that's one, obrigado everybody
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3spinning
Manuela Junghans
5Thread Making
airmailrpl


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
spinning


Explanation:
-

Manuela Junghans
United Kingdom
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman
PRO pts in category: 4
Grading comment
yes that's one, obrigado everybody

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
1 hr
  -> thanks Henrique

agree  Hermann
2 hrs
  -> thanks Hermann

agree  Cristiane Gomes
2 hrs
  -> Obrigada Cristiane

2 days3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Thread Making


Explanation:
Fiação
Origem: Wikipédia,

Fiação é o processo de fabricação de fios têxteis.

Os fios têxteis são compostos de fibras ou filamentos, podendo ser de origem natural, química ou sintética.

Deste modo temos as duas principais distinções nos processos de fiação, a fiação de fibra descontínua (lã, algodão, viscose, poliester, etc.) e a produção de fios contínuos por extrusão (poliester, viscose, poliamida).

Os processos de fiação de fibras descontínuas dependem essencialmente de dois fa(c)tores, o comprimento e espessura das fibras e o estado de limpeza das mesmas.

Deste modo para o algodão é necessário retirar restos de folhas e matéria vegetal, para a lã é necessário proceder á sua lavagem, para as fibras sintéticas não é preciso geralmente qualquer tipo de operação.

O passo seguinte é a cardação, processo pelo qual as fibras vão ser individualizadas e paralelizadas. De seguida vão sofrer uma série de estiragens de modo a reduzir a densidade linear da massa de fibras e homogeneizar a mistura. Como etapa final a massa de fibras vai ser torcida para ganhar consistência e resitência à tração.

Os fios podem ser processados em vários tipos de tecnologia, à anel e Open-End, são as mais conhecidas.

No caso dos filamentos contínuos, um monofilamento ou diversos micro-filamentos vão ser agrupados em um único fio com ou sem torção dos mesmos.
http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Fiação

Thread Making Or Spinning Machinery, Textile Supplier's Directory ...Source Thread Making Or Spinning Machinery, Textile. Find top manufacturers and distributors of Thread Making Or Spinning Machinery, Textile listed in the ...
www.macraesbluebook.com/search/product_company_list.cfm?Pro...



airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36