ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Portuguese to English » Transport / Transportation / Shipping

lingada

English translation: sling / sling load

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:lingada
English translation:sling / sling load
Entered by: Claudio Mazotti

10:44 Apr 1, 2006
Portuguese to English translations [PRO]
Tech/Engineering - Transport / Transportation / Shipping
Portuguese term or phrase: lingada
Amarrado de mercadorias correspondentes à porção a ser içada por guindaste ou pau-de-carga
Braz
sling
Explanation:
... no caso do "Sam Il Po", o açúcar ensacado É levado ao navio através de "mariner sling", sendo que em cada 'lingada' (ação de embarque) são suspensos e ...
www.revistafluxo.com.br/index_noticias.php?id=1660

3.10 Lingada (“Sling”). Conjunto DE estropo(s) COM manilha(s) utilizado para
amarrar A CARGA ao gancho. 3.11 Moitão (“Block”) ...
www.mceba.com.br/mcetec/cqu/normas_externas/ PETROBRAS/
PB%20em%20Português/N-1965.pdf

... using a sling. The FC – FCT electric pumps can be installed either in the ...
da máquina não embalada, deve ser realizado com a máquina lingada de modo ...
www.lowara.com/pdf/tsa/fctxxxxxxx-mx.pdf
Selected response from:

Claudio Mazotti
Brazil
Grading comment
Thanks to all for your helpful comments!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5sling/slingful (of cargo)
Joao Vieira
5hoist
Lincoln Silveira
4slingClaudio Mazotti
3sling-loadSecurity


  

Answers


47 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sling


Explanation:
... no caso do "Sam Il Po", o açúcar ensacado É levado ao navio através de "mariner sling", sendo que em cada 'lingada' (ação de embarque) são suspensos e ...
www.revistafluxo.com.br/index_noticias.php?id=1660

3.10 Lingada (“Sling”). Conjunto DE estropo(s) COM manilha(s) utilizado para
amarrar A CARGA ao gancho. 3.11 Moitão (“Block”) ...
www.mceba.com.br/mcetec/cqu/normas_externas/ PETROBRAS/
PB%20em%20Português/N-1965.pdf

... using a sling. The FC – FCT electric pumps can be installed either in the ...
da máquina não embalada, deve ser realizado com a máquina lingada de modo ...
www.lowara.com/pdf/tsa/fctxxxxxxx-mx.pdf

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Thanks to all for your helpful comments!

53 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
hoist


Explanation:
hoist
[Show phonetics]
verb [T]
to lift (something heavy), often with special equipment
Tomorrow the final section of the bridge will be hoisted into place.

• hoist

[hɔist] n 1 ação de levantar ou içar. 2 elevador. 3 macaco, moitão, guindaste, guincho, grua. • vt+vi içar, levantar, elevar, guindar. hoist with his own petard preso em sua própria armadilha. to hoist the flag içar a bandeira.

--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2006-04-01 11:41:13 GMT)
--------------------------------------------------

I just realized "hoist" may not fit the question

Actually, for the noun you may simply use "load"...:

A hoist is a device used for lifting or lowering a load by means of a drum or barrel around which rope or chain wraps. It may be manually operated, electrically or pneumatically driven and may use chain, fiber or wire rope as its lifting medium. (From Wikipedia)

Lincoln Silveira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sling-load


Explanation:
sling-full?

Security

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
sling/slingful (of cargo)


Explanation:
Apesar da explicação dada po um dos colegas estar correcta para o conjunto descritivo do que é uma lingada, gostaria de acrescentar que a carga também faz parte do conjunto e que, no contexto da estiva, o termo lingada é muitas vezes utilizado para a movimentação de uma leva da carga que será descarregada do/carregada para o navio.
Sling (mais usada) ou slingful são duas possibilidades.

Fui caixeiro de mar numa agência de navegação durante 7 anos e lidei com todos os agentes intervenientes, desde tripulações estrangeiras e nacionais a estivadores, operadores portuários, etc.

--------------------------------------------------
Note added at 4 hrs (2006-04-01 14:44:27 GMT)
--------------------------------------------------

Só a título de exemplo, os operadores portuários fazem estimativas para completar determinados tipos de descargas de navios através do número de lingadas restantes, ex.: faltam umas 10 lingadas para o navio ficar pronto / para terminar a descarga/carga do navio.

Joao Vieira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7