KudoZ home » Portuguese to French » Art/Literary

poios dependurados

French translation: petit bancs de pierre supendus


16:46 Jun 2, 2002
Portuguese to French translations [PRO]
Art/Literary
Portuguese term or phrase: poios dependurados
As encostas sobranceiras, cobertas de poios dependurados
tradax
French translation:petit bancs de pierre supendus
Explanation:
Il faudrait un peu plus de contexte.

"Poio" est le même que "poial"

Aurélio:
poial . [De poio + -al1.] S. m. 1. Lugar onde se põe ou assenta alguma coisa. [Sin., ant.: pojo.] 2. Assento de pedra na entrada de uma casa, junto às paredes, e nos muros das entradas: "Enquanto o barqueiro, comido e refeito, .... descia o poial da casa para ir rever o barco, .... a velha agitava com toda a força os braços secos, passando um esfregão no couro encarquilhado de umas botinas velhas." (Xavier Marques, Jana e Joel, pp. 14-15.) [Sin. ger.: poio. Cf. poiá.]

Selected response from:

Chantalle
France
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Vários sentidos para "poio": socalco (de uma encosta); assento de pedra; pão de grandes dimensõesLuisa Jacquinet
2petit bancs de pierre supendusChantalle


  

Answers


24 days   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
petit bancs de pierre supendus


Explanation:
Il faudrait un peu plus de contexte.

"Poio" est le même que "poial"

Aurélio:
poial . [De poio + -al1.] S. m. 1. Lugar onde se põe ou assenta alguma coisa. [Sin., ant.: pojo.] 2. Assento de pedra na entrada de uma casa, junto às paredes, e nos muros das entradas: "Enquanto o barqueiro, comido e refeito, .... descia o poial da casa para ir rever o barco, .... a velha agitava com toda a força os braços secos, passando um esfregão no couro encarquilhado de umas botinas velhas." (Xavier Marques, Jana e Joel, pp. 14-15.) [Sin. ger.: poio. Cf. poiá.]



Chantalle
France
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8

90 days   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Vários sentidos para "poio": socalco (de uma encosta); assento de pedra; pão de grandes dimensões


Explanation:
Fonte: Dicionário Verbo da Academia das Ciências.

Il me semble que le premier sens (socalco) è le plus adéquat d'après le context.
Socalco= échalier, levée de terre (suspendu, dans ce cas)

Luisa Jacquinet
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8