KudoZ home » Portuguese to French » Law (general)

custo legis

French translation: gardien de la Loi


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:custo legis
French translation:gardien de la Loi
Entered by: Riogirl

18:08 Oct 24, 2007
Portuguese to French translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
Portuguese term or phrase: custo legis
dans uen procédure d'adoption :
Na verdade, como se depreende, o pedido se funda em motivos absolutamente legítimos e apresenta reais vantagens a adotanda. Demais disso, a ilustre parquet, na função de custos legis, reconheceu a observância de todas as formalidades legais e pugnou pelo deferimento do pedido.
j'aurais bien pensé à "dépens" ou "frais de justice", mais rien à voir je crois...
Riogirl
gardien de la Loi
Explanation:

...le Parquet reste le gardien de la Loi,...

...le Parquet général peut être amené à relever diverses anomalies voire des fraudes. Gardien de la loi, il refusera ...


--------------------------------------------------
Note added at 3 heures (2007-10-24 22:08:44 GMT)
--------------------------------------------------


http://www.gridauh.fr/sites/fr/fichier/43fc4c5652ccc.pdf

C’est dans le pôle actif que le Parquet accomplit intégralement son noble rôle de. gardien de la loi.

Selected response from:

José Quinones
Djibouti
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4gardien de la Loi
José Quinones
3Fiscal de la loi
Paula Mangia Garcia Terra


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Fiscal de la loi


Explanation:
Uma sugestão.

A ver:

http://jus.uol.com.br/legal/juridiq.html
(...) para que este traduzisse a expressão "vista ao parquet federal como custos legis". Para o ministro, a expressão era toda ela em latim...
Em tempo: parquet significa, em francês, ministério público; custos legis, em latim, fiscal da lei.
Mais simples e direto seria dizer: "vista ao ministério público federal como fiscal da lei".


http://www.tex.pro.br/wwwroot/artigosproftesheiner/MP.htm
(...) como fiscal da lei (custos legis), conforme previsão (...)

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2007-10-24 18:17:57 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.explorimmo.com/Loi_robien.shtml

L'avantage fiscal de la Loi Robien consiste à déduire des revenus fonciers un amortissement(...)

Paula Mangia Garcia Terra
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in ItalianItalian

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gardien de la Loi


Explanation:

...le Parquet reste le gardien de la Loi,...

...le Parquet général peut être amené à relever diverses anomalies voire des fraudes. Gardien de la loi, il refusera ...


--------------------------------------------------
Note added at 3 heures (2007-10-24 22:08:44 GMT)
--------------------------------------------------


http://www.gridauh.fr/sites/fr/fichier/43fc4c5652ccc.pdf

C’est dans le pôle actif que le Parquet accomplit intégralement son noble rôle de. gardien de la loi.




    Reference: http://www.gip-recherche-justice.fr/recherches/syntheses/17-...
    Reference: http://www.textes.justice.gouv.fr/art_pix/100-DACS-b.pdf
José Quinones
Djibouti
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 84