KudoZ home » Portuguese to Spanish » Law (general)

sítio

Spanish translation: (casa de) campo, hacienda, estancia


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:sítio
Spanish translation:(casa de) campo, hacienda, estancia
Entered by: bezowski

20:55 Sep 1, 2006
Portuguese to Spanish translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Partida de nacimiento
Portuguese term or phrase: sítio
Es una partida de un niño nacido en Madeira, Portugal.
Al hablar del padre, dice así:
naturalidade: freguesia da Camacha
concelho de Santa Cruz, onde tem residencia habitual: no sítio de Ribeiro Fernando

¿Se refiere a un paraje, localidad, etc. o quiere decir que "vive en la casa de Fernando Ribeiro"?
Fabio Descalzi
Uruguay
(casa de) campo
Explanation:
sítio » (PTBR) chácara,
de sitiar » quinta; roça; (www.priberam.pt)
no sítio de Ribeiro Fernando - no campo, na quinta, na roça ou chácara (perto da cidade)
senhor Fernando deve viver na cidade e tem outra casa no campo
uma hipótese :-)
IMHO

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2006-09-01 23:41:16 GMT)
--------------------------------------------------

»» hacienda ?
exemplo: Sítio do Picapau Amarelo (Yellow Woodpecker Ranch)
No Brasil, sítio refere-se normalmente a uma propriedade rural de área modesta, freqüentemente usada para lazer ou para lavoura. De modo geral, um sítio é menor que uma fazenda. No entanto, as diferenças entre sítio, chácara e fazenda as vezes não são bem claras. O equivalente em Portugal é uma quinta e em Moçambique, uma machamba; nestes países, a palavra sítio tem apenas o significado de local.
É comum entre as pessoas que possuem um sítio possuírem também uma casa na cidade. Assim o sítio é usado como um local de lazer frequentado nos fins de semana para buscar tranquilidade e contato com a natureza, o que não é possível na cidade. Para isso os sítios costumam ter cavalos para passeio, além de vacas, galinhas, patos e outros pequenos animais. Alguns sítios tem o privilegio de ser cortado por um riacho, o que torna o banho nele uma atividade muito agradável.
Para muitos o sítio é o local de subsistência de onde se tira o sustento através da plantação de hortaliças e legumes, e de pequenas criações de gado, aves e suínos, sendo o excedente de produção trocado ou vendido.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sítio
quinta - sítio, chácara, fazenda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_(rural)
(Brasil) fazendola; chácara; quinta perto da cidade; roça;
http://pt.wiktionary.org/wiki/sítio

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2006-09-01 23:55:32 GMT)
--------------------------------------------------

estancia?
http://www.wordreference.com/ptes/sítio
Selected response from:

bezowski
Poland
Grading comment
Dziękuję!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1vive en la casa de Fernando RibeiroRobert Forstag
3(casa de) campo
bezowski


  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
no sítio de Ribeiro Fernando
vive en la casa de Fernando Ribeiro


Explanation:
Debe significar el nombre del dueño de la case donde vive. No se puede encontrar referencias en la Internet de toponimos con tal denominacion.

Boa sorte.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2006-09-01 22:32:58 GMT)
--------------------------------------------------

ERRATUM:

casA

Robert Forstag
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Egmont
32 mins

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(casa de) campo


Explanation:
sítio » (PTBR) chácara,
de sitiar » quinta; roça; (www.priberam.pt)
no sítio de Ribeiro Fernando - no campo, na quinta, na roça ou chácara (perto da cidade)
senhor Fernando deve viver na cidade e tem outra casa no campo
uma hipótese :-)
IMHO

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2006-09-01 23:41:16 GMT)
--------------------------------------------------

»» hacienda ?
exemplo: Sítio do Picapau Amarelo (Yellow Woodpecker Ranch)
No Brasil, sítio refere-se normalmente a uma propriedade rural de área modesta, freqüentemente usada para lazer ou para lavoura. De modo geral, um sítio é menor que uma fazenda. No entanto, as diferenças entre sítio, chácara e fazenda as vezes não são bem claras. O equivalente em Portugal é uma quinta e em Moçambique, uma machamba; nestes países, a palavra sítio tem apenas o significado de local.
É comum entre as pessoas que possuem um sítio possuírem também uma casa na cidade. Assim o sítio é usado como um local de lazer frequentado nos fins de semana para buscar tranquilidade e contato com a natureza, o que não é possível na cidade. Para isso os sítios costumam ter cavalos para passeio, além de vacas, galinhas, patos e outros pequenos animais. Alguns sítios tem o privilegio de ser cortado por um riacho, o que torna o banho nele uma atividade muito agradável.
Para muitos o sítio é o local de subsistência de onde se tira o sustento através da plantação de hortaliças e legumes, e de pequenas criações de gado, aves e suínos, sendo o excedente de produção trocado ou vendido.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sítio
quinta - sítio, chácara, fazenda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_(rural)
(Brasil) fazendola; chácara; quinta perto da cidade; roça;
http://pt.wiktionary.org/wiki/sítio

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2006-09-01 23:55:32 GMT)
--------------------------------------------------

estancia?
http://www.wordreference.com/ptes/sítio

bezowski
Poland
Specializes in field
Native speaker of: Native in PolishPolish
PRO pts in category: 8
Grading comment
Dziękuję!