ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Agriculture

langostas

Portuguese translation: gafanhoto

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:langosta
Portuguese translation:gafanhoto
Entered by: Irina Dicovsky

12:18 Jan 22, 2005
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Science - Agriculture / insectos
Spanish term or phrase: langostas
De un libro español de agricultura:
"... insectos perjudiciales: langostas,..."
Sergio Waissman
gafanhoto
Explanation:
A continuación están las definiciones encontradas en los diccionarios Houaiss (port) y de la Real Academia Española:

ref.: Dicionário Houaiss:

Gafanhoto:Datação
sXIV cf. FichIVPM

Acepções
■ substantivo masculino
1 Rubrica: entomologia.
design. comum a diversas spp. de insetos ortópteros, de várias fam., mas sobretudo da fam. dos acridídeos, ger. grandes, saltadores, com asas anteriores longas e estreitas e nocivos à lavoura; acrídio, saltão, ticura, tucura [São ger. confundidos com grilos e esperanças, representantes da mesma ordem.]
1.1 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Rhammatocerus conspersus) encontrado na região meridional brasileira, com pronoto sem crista e margem posterior arredondada; gafanhoto-crioulo, tucura [Ataca pastagens e folhas de milho, trigo e alfafa.]
1.2 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Dichroplus maculipennis) das regiões meridionais da América do Sul, onde é considerado praga séria, por atacar pastagens e folhas de alfafa, cevada, milho e trigo; gafanhoto-argentino, gafanhoto-crioulo [Expandiu-se para o Sul do Brasil apenas em meados do sXX.]
1.3 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Schistocerca americana) de hábitos migratórios, encontrado na América tropical; o adulto mede de 45 a 66 mm de comprimento, apresenta coloração pardo-avermelhada e asas amarelo-claras ou róseas; gafanhoto-de-praga, gafanhoto-invasor, gafanhoto-migratório, gafanhoto-sul-americano [Ocasionalmente se multiplica enormemente e migra, causando danos vultosos à agricultura das áreas invadidas.]
1.4 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Chromacris speciosa) de ampla distribuição brasileira; os adultos apresentam coloração verde e amarela, e as ninfas são negras com debruados vermelhos; gafanhoto-bandeira, gafanhoto-menor, gafanhoto-soldado, soldadinho, soldado
1.5 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Eutropidacris cristata) amplamente distribuído no Brasil, que mede até 110 mm de comprimento e apresenta asas anteriores verde-pardacentas e posteriores verde-azuladas; gafanhotão, gafanhoto-de-coqueiro, tucurão [Ataca uma infinidade de culturas, entre as quais se destacam a de abacate, algodão e mandioca.]
1.6 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Tropidacris dux) de regime alimentar polífago, distribuição amazônica e porte avantajado; gafanhoto-gigante
1.7 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Tropidacris grandis) encontrado no Norte e Nordeste do Brasil, de grandes dimensões e que ataca esp. as folhas do coqueiro; gafanhotão, gafanhoto-verde
1.8 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Locusta migratoria) distribuído esp. pela Europa meridional e África, notório pelos hábitos migratórios; sua coloração varia, mas os machos são ger. acastanhados e as fêmeas verdes; gafanhoto-de-arribação, gafanhoto-migratório [É uma das mais desoladoras e célebres pragas da agricultura do continente africano.]
1.9 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Schistocerca peregrina) célebre por ter sido uma das pragas do Egito, através de citação bíblica; gafanhoto-peregrino
1.10 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Chorthippus paralellus) não voador, encontrado nas regiões campestres do continente europeu e desprovido das asas posteriores; gafanhoto-do-campo [A fêmea mede até 24 mm de comprimento e é muito maior que o macho.]
2 Rubrica: angiospermas.
planta (Jatropha elliptica) da fam. das euforbiáceas, nativa de regiões tropicais das Américas, esp. do Brasil (PE a GO, MG, SP), com folhas oblongolanceoladas, denteadas, flores pálidas, lanosas, em cimeiras, e frutos capsulares; jalapão, medicineiro, raiz-de-cobra, raiz-de-lagarto, raiz-de-laranja, raiz-de-tiú, teju, tejuíba, tiú [O rizoma é branco e carnoso, muito us. como purgativo, anti-sifilítico e antiofídico, e esta propriedade parece ter sido descoberta pelo fato de ser procurado e ingerido pelo lagarto tiú (Tupinambis teguixin), quando picado por cobras.]
3 Regionalismo: Brasil.
mola que faz mover o cão nas armas de fogo
4 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
m.q. gasparinho


Etimologia
1gafa, por alusão às patas do inseto, em forma de gancho e em der. incomum

Sinônimos
ver sinonímia de gasparinho

Coletivos
gafanhotada, nuvem, onda, praga

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Diccionario Real Academia Española:
langosta.
(De lagosta).
1. f. Insecto ortóptero de la familia de los Acrídidos, de color gris amarillento, de cuatro a seis centímetros de largo, cabeza gruesa, ojos prominentes, antenas finas y alas membranosas; el tercer par de patas es muy robusto y a propósito para saltar. Es fitófago, y en ciertas circunstancias se multiplica extraordinariamente, formando espesas nubes que arrasan comarcas enteras.

Mucha suerte!

--------------------------------------------------
Note added at 52 mins (2005-01-22 13:10:16 GMT)
--------------------------------------------------

Perdón, en plural es \"gafanhotos\".
Selected response from:

Irina Dicovsky
Argentina
Grading comment
Mais uma vez, muito obrigado a Irina Dicovsky pela resposta bem fundamentada. Agradeço, também, aos que confirmaram a resposta e a José Manuel Serodio pela colaboração.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5gafanhoto
Irina Dicovsky
5(variedade de) Gafanhoto fitófago (no caso do seu contexto)
José Serodio


  

Answers


51 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
gafanhoto


Explanation:
A continuación están las definiciones encontradas en los diccionarios Houaiss (port) y de la Real Academia Española:

ref.: Dicionário Houaiss:

Gafanhoto:Datação
sXIV cf. FichIVPM

Acepções
■ substantivo masculino
1 Rubrica: entomologia.
design. comum a diversas spp. de insetos ortópteros, de várias fam., mas sobretudo da fam. dos acridídeos, ger. grandes, saltadores, com asas anteriores longas e estreitas e nocivos à lavoura; acrídio, saltão, ticura, tucura [São ger. confundidos com grilos e esperanças, representantes da mesma ordem.]
1.1 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Rhammatocerus conspersus) encontrado na região meridional brasileira, com pronoto sem crista e margem posterior arredondada; gafanhoto-crioulo, tucura [Ataca pastagens e folhas de milho, trigo e alfafa.]
1.2 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Dichroplus maculipennis) das regiões meridionais da América do Sul, onde é considerado praga séria, por atacar pastagens e folhas de alfafa, cevada, milho e trigo; gafanhoto-argentino, gafanhoto-crioulo [Expandiu-se para o Sul do Brasil apenas em meados do sXX.]
1.3 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Schistocerca americana) de hábitos migratórios, encontrado na América tropical; o adulto mede de 45 a 66 mm de comprimento, apresenta coloração pardo-avermelhada e asas amarelo-claras ou róseas; gafanhoto-de-praga, gafanhoto-invasor, gafanhoto-migratório, gafanhoto-sul-americano [Ocasionalmente se multiplica enormemente e migra, causando danos vultosos à agricultura das áreas invadidas.]
1.4 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Chromacris speciosa) de ampla distribuição brasileira; os adultos apresentam coloração verde e amarela, e as ninfas são negras com debruados vermelhos; gafanhoto-bandeira, gafanhoto-menor, gafanhoto-soldado, soldadinho, soldado
1.5 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Eutropidacris cristata) amplamente distribuído no Brasil, que mede até 110 mm de comprimento e apresenta asas anteriores verde-pardacentas e posteriores verde-azuladas; gafanhotão, gafanhoto-de-coqueiro, tucurão [Ataca uma infinidade de culturas, entre as quais se destacam a de abacate, algodão e mandioca.]
1.6 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Tropidacris dux) de regime alimentar polífago, distribuição amazônica e porte avantajado; gafanhoto-gigante
1.7 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Tropidacris grandis) encontrado no Norte e Nordeste do Brasil, de grandes dimensões e que ataca esp. as folhas do coqueiro; gafanhotão, gafanhoto-verde
1.8 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Locusta migratoria) distribuído esp. pela Europa meridional e África, notório pelos hábitos migratórios; sua coloração varia, mas os machos são ger. acastanhados e as fêmeas verdes; gafanhoto-de-arribação, gafanhoto-migratório [É uma das mais desoladoras e célebres pragas da agricultura do continente africano.]
1.9 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Schistocerca peregrina) célebre por ter sido uma das pragas do Egito, através de citação bíblica; gafanhoto-peregrino
1.10 Rubrica: entomologia.
gafanhoto (Chorthippus paralellus) não voador, encontrado nas regiões campestres do continente europeu e desprovido das asas posteriores; gafanhoto-do-campo [A fêmea mede até 24 mm de comprimento e é muito maior que o macho.]
2 Rubrica: angiospermas.
planta (Jatropha elliptica) da fam. das euforbiáceas, nativa de regiões tropicais das Américas, esp. do Brasil (PE a GO, MG, SP), com folhas oblongolanceoladas, denteadas, flores pálidas, lanosas, em cimeiras, e frutos capsulares; jalapão, medicineiro, raiz-de-cobra, raiz-de-lagarto, raiz-de-laranja, raiz-de-tiú, teju, tejuíba, tiú [O rizoma é branco e carnoso, muito us. como purgativo, anti-sifilítico e antiofídico, e esta propriedade parece ter sido descoberta pelo fato de ser procurado e ingerido pelo lagarto tiú (Tupinambis teguixin), quando picado por cobras.]
3 Regionalismo: Brasil.
mola que faz mover o cão nas armas de fogo
4 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
m.q. gasparinho


Etimologia
1gafa, por alusão às patas do inseto, em forma de gancho e em der. incomum

Sinônimos
ver sinonímia de gasparinho

Coletivos
gafanhotada, nuvem, onda, praga

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Diccionario Real Academia Española:
langosta.
(De lagosta).
1. f. Insecto ortóptero de la familia de los Acrídidos, de color gris amarillento, de cuatro a seis centímetros de largo, cabeza gruesa, ojos prominentes, antenas finas y alas membranosas; el tercer par de patas es muy robusto y a propósito para saltar. Es fitófago, y en ciertas circunstancias se multiplica extraordinariamente, formando espesas nubes que arrasan comarcas enteras.

Mucha suerte!

--------------------------------------------------
Note added at 52 mins (2005-01-22 13:10:16 GMT)
--------------------------------------------------

Perdón, en plural es \"gafanhotos\".


    Reference: http://www.gafanhotos.cnpm.embrapa.br/biblio1.html
Irina Dicovsky
Argentina
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Mais uma vez, muito obrigado a Irina Dicovsky pela resposta bem fundamentada. Agradeço, também, aos que confirmaram a resposta e a José Manuel Serodio pela colaboração.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Santos
5 hrs
  -> obrigada, Cristina!

agree  Paulo Rocha
9 hrs
  -> Obrigada, Paulo!

agree  SCosta
1 day33 mins
  -> Obrigada!

agree  Simone Tosta
1 day9 hrs
  -> Obrigada, Simone!

agree  Jorge Santos
1 day22 hrs
  -> Obrigada, Jorge!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
(variedade de) Gafanhoto fitófago (no caso do seu contexto)


Explanation:
langosta.
(De lagosta).
1. f. INSECTO ORTOPETRO de la familia de los Acrídidos, de color gris amarillento, de cuatro a seis centímetros de largo, cabeza gruesa, ojos prominentes, antenas finas y alas membranosas; el tercer par de patas es muy robusto y a propósito para saltar. Es fitófago, y en ciertas circunstancias se multiplica extraordinariamente, formando espesas nubes que arrasan comarcas enteras.

2. f. CRUSTÁCEO decápodo macruro, que alcanza hasta cinco decímetros de longitud, con todas sus patas terminadas en pinzas pequeñas, cuatro antenas, dos centrales cortas y dos laterales muy largas y fuertes, ojos prominentes, cuerpo casi cilíndrico, y cola larga y gruesa. Es de color fusco que se vuelve rojo por la cocción. Vive en alta mar, y su carne se tiene por manjar delicado.
3. f. coloq. Cosa o persona que destruye o consume otra. Los muchachos son langosta de las despensas.



Real Academia Española ©

--------------------------------------------------
Note added at 2005-01-22 15:16:27 (GMT)
--------------------------------------------------

gafanhoto [o ]

substantivo masculino


1. ZOOLOGIA nome vulgar extensivo a alguns ortópteros saltadores (saltões), especialmente do grupo dos acrídios, alguns dos quais constituem, em algumas regiões, uma praga para a agricultura;



José Serodio
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese