ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Architecture

nudillo

Portuguese translation: 1 - linha alta ou olivel (elemento da armação de asna de cangalha); 2 - taco

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:nudillo
Portuguese translation:1 - linha alta ou olivel (elemento da armação de asna de cangalha); 2 - taco
Entered by: Oitaven

06:28 Jan 1, 2006
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture / Elemento de construo
Spanish term or phrase: nudillo
Par y nudillo.
Tratam-se de dois elementos da arquitectura. Já sei que "par" é a perna da asna (elemento do telhado), mas desconheço se existe outro termo mais apropriado. Quanto a "nudillo" a melhor tradução que consigo encontrar é toco ou cacete, mas nenhum me satisfaz. Alguém tem ideia da tradução técnica da palavra?
Oitaven
Spain
linha alta
Explanation:
:) Encontrei neste glossário:

... Nicho Nivel = Nível Nivel freático = Lençol Freático Nudillo = Linha alta ... Tarugo = Tarugo Técnicas = Técnicas Teja, Tejado = Telha, Telhado Teja colonial ...
www.missoes.iphan.gov.br/programa_ conservacao/Portugues/glossarioesp.htm - 37k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Pude confirmar a sua resposta através destes dois sites: http://www.cnice.mecd.es/eos/MaterialesEducativos/bachillerato/arte/arte/arquitec/arq-gen0.htm (em espanhol) e http://www.monumenta.gov.br/upload/monumenta/telhado.pdf (em português). Obrigada! A segunda resposta corresponde à segunda acepção da palavra.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5tacorhandler
4linha alta
Clauwolf


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
linha alta


Explanation:
:) Encontrei neste glossário:

... Nicho Nivel = Nível Nivel freático = Lençol Freático Nudillo = Linha alta ... Tarugo = Tarugo Técnicas = Técnicas Teja, Tejado = Telha, Telhado Teja colonial ...
www.missoes.iphan.gov.br/programa_ conservacao/Portugues/glossarioesp.htm - 37k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11
Grading comment
Pude confirmar a sua resposta através destes dois sites: http://www.cnice.mecd.es/eos/MaterialesEducativos/bachillerato/arte/arte/arquitec/arq-gen0.htm (em espanhol) e http://www.monumenta.gov.br/upload/monumenta/telhado.pdf (em português). Obrigada! A segunda resposta corresponde à segunda acepção da palavra.

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
taco


Explanation:
Veja as possibilidades que são dadas pelo DRAE:

nudillo.
(Del dim. de nudo1).
1. m. Parte exterior de cualquiera de las junturas de los dedos, donde se unen los huesos de que se componen.
2. m. Cada uno de los puntos que forman la costura de las medias, los cuales se hacen dando una vuelta a la hebra del derecho y otra en sentido contrario, con lo cual queda al revés la carrera.
3. m. Arq. Zoquete o pedazo corto y grueso de madera, que se empotra en la fábrica para clavar en él algo; como las vigas de techo, marcos de ventana, etc.
4. m. ant. Billete doblado y cerrado en forma de nudo.

O que se aplica ao caso é o significado número 3, que em português se diz "taco" (perguntei ao meu carpinteiro), aquele pedaço de madeira que se embute na alvenaria para nele prender uma esquadria, etc. Veja estes exemplos:

Esquadrias Cruzeiro - Manual
Entre o taco e o batente use calço na espessura exata, ... 8.02) Antes da primeira demão lixe toda a esquadria com lixa de número 220 respeitando os ...
www.geocities.com/marcelhome/portal/Manuais/PortasJanelas.h...

São João Madeiras
... Use somente parafusos, 2 parafusos por cada taco. 3.4 - Antes de fixar totalmente a esquadria ou porta, verifique o NÍVEL, ESQUADRO E PRUMO. ...
www.listanetsul.com.br/saojoao/instrucao.htm



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 10
Notes to answerer
Asker: Obrigada. A sua resposta foi acrescentada ao glossrio.

Asker: ... e corresponde segunda acepo da palavra.