KudoZ home » Spanish to Portuguese » Art/Literary

calonjía

Portuguese translation: prebenda


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:calonjía
Portuguese translation:prebenda
Entered by: xxxvrede

02:54 Mar 13, 2002
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary
Spanish term or phrase: calonjía
Aunque los estropeados y mancos ya se tienen su calonjía en la limosna que piden.
xxxvrede
prebenda
Explanation:
Este é um trecho de Cervantes, não é? Carta de Sancho Panza a Teresa Panza, sua mulher. \\\"Canonjía. Prebenda del canónigo. Es arcaísmo.\\\"
Em português: prebenda do Lat. preabenda
s. f., rendimento de um canonicato;
canonicato; por ext. renda eclesiástica;
(fig.),emprego rendoso mas pouco trabalhoso;
sinecura;emprego rendoso e que não obriga a trabalho.
(Brasil), trabalho, tarefa desagradável.

Espero que ajude! Boa sorte! Regina
Selected response from:

Regina Motta
Grading comment
Obrigado, Regina. Eu já tinha localizado o texto no Altavista.

Luís
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1prebenda
Regina Motta
4conezia
P Forgas


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
prebenda


Explanation:
Este é um trecho de Cervantes, não é? Carta de Sancho Panza a Teresa Panza, sua mulher. \\\"Canonjía. Prebenda del canónigo. Es arcaísmo.\\\"
Em português: prebenda do Lat. preabenda
s. f., rendimento de um canonicato;
canonicato; por ext. renda eclesiástica;
(fig.),emprego rendoso mas pouco trabalhoso;
sinecura;emprego rendoso e que não obriga a trabalho.
(Brasil), trabalho, tarefa desagradável.

Espero que ajude! Boa sorte! Regina

Regina Motta
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14
Grading comment
Obrigado, Regina. Eu já tinha localizado o texto no Altavista.

Luís

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
4 days

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
conezia


Explanation:
acho que seria a palavra equivalente.

def. do Aurélio:
1. Canonicato
2. fig. Sinecura, prebenda.

felicidades, P.

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in pair: 391