KudoZ home » Spanish to Portuguese » Art/Literary

institutriz

Portuguese translation: preceptora


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Institutriz
Portuguese translation:preceptora
Entered by: Jeslu

17:16 Nov 5, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary
Spanish term or phrase: institutriz
Maestra que enseñaba antiguamente a la nobleza en las casas.
Jeslu
Argentina
perceptora
Explanation:
Dicionário Espanhol-Português(Porto Editora)

"Nascido nesta casa da Rua do Castilho em PDL, A. A. teve uma infância feliz, que ainda recorda com carinho,...

... salientando os verões na casa da Abelheira, nos arredores de PDL,...

... sob a supervisão de uma PERCEPTORA alemã, uma "fraulein" que acreditava nas virtudes pedagógicas de longos passeios a pé..."

http://www.cate.rcts.pt/producao_audiovisual/acorianos_cultu...
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4preceptora
Henrique Magalhaes
5 +2institutriz
Sormane Fitzgerald Gomes
4perceptora
Ana Almeida
3Explicadora
Clauwolf


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Explicadora


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 367

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
preceptora


Explanation:
De novo em Pt-Pt este era o termo usado pª designar o encarregado da educação dos meninos dos nobres ou ricos.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 159

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ekaterina Khovanovitch: Tornou-se habitual a presença da governante preceptora das crianças,na casa abastada. As mulheres falavam francês e tocavam piano. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/hist_casarao_4.pdf Também governante ou governanta. Ekaterina
55 mins

agree  CristinaPereira
4 hrs

agree  rhandler
6 hrs

agree  SCosta
15 hrs

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
institutriz


Explanation:
.. senão o da família ou o trazido pelas serviçais babá, institutriz , cozinheira -. ... Freud cartografa o mundo familiar de Sergei, toda sua questão com valores ...
www.campogrupal.com/lobos.html -64k

... Sobre isso comentará Burle Marx: " nossa vida girava em torno ao teatro, aos ... Sabe-se através de Fleming, 1996, que com Erna Busse, institutriz e tutora ...
www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq013/bases/01tex.asp -47k


Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Zenteno
1 hr

agree  trilce
1 hr

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
perceptora


Explanation:
Dicionário Espanhol-Português(Porto Editora)

"Nascido nesta casa da Rua do Castilho em PDL, A. A. teve uma infância feliz, que ainda recorda com carinho,...

... salientando os verões na casa da Abelheira, nos arredores de PDL,...

... sob a supervisão de uma PERCEPTORA alemã, uma "fraulein" que acreditava nas virtudes pedagógicas de longos passeios a pé..."

http://www.cate.rcts.pt/producao_audiovisual/acorianos_cultu...


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 196