KudoZ home » Spanish to Portuguese » Art/Literary

valet

Portuguese translation: Pajem


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Valet
Portuguese translation:Pajem
Entered by: Jeslu

17:17 Nov 5, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary
Spanish term or phrase: valet
Hombres que se encargaban del cuidado de los señores o amos en la nobleza.
Eran como las doncellas para las mujeres.
Jeslu
Argentina
Pajem
Explanation:
.
Selected response from:

Carla Araújo
Portugal
Grading comment
Obrigada. Realmente foi muito difícil decidir entre todas as respostas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3PajemCarla Araújo
4 +3criado, doméstico, moço, lacaio
Henrique Magalhaes
5Aio
lenapires
5valeteÓscar Gómez del Estal
5valete
Sormane Fitzgerald Gomes
4serviçal
Clauwolf


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
serviçal


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 17:22:51 (GMT)
--------------------------------------------------

Do Aurélio:

Serviçal = 4. Criado ou criada; servente.

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 367

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
valete


Explanation:
... PERSONALIDADE: Lux tem porte de nobre mesmo sendo um pirata ... esse amor ele preferiu manter em segredo e manteve o rapaz como seu pupilo e valete (ajudante privado ...
www.geocities.com/tenshikokoro/personagens.htm  -  32k



--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 17:27:49 (GMT)
--------------------------------------------------

... me de que conheciam a nobre donzela há tanto ... Ele decidiu governar, enomeou imediatamente para Primeiro Ministro do reino o seu valete de quarto ...
members.tripod.com/volobuef/tr_zaches1.htm  -  37k

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
criado, doméstico, moço, lacaio


Explanation:
No Pt-Pt a palavra 'serviçal' embora possa ser usada é mº mais rara(infrequente) q. as q. eu indiquei.

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 159

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Almeida
7 mins

agree  Teresa Zenteno: Lacaio
1 hr

agree  trilce
1 hr

42 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Pajem


Explanation:
.


    Reference: http://www.vidaslusofonas.pt/damiao_de_gois.htm
    Reference: http://virtual.inesc.pt/~jaj/crestomatia/11.html
Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 55
Grading comment
Obrigada. Realmente foi muito difícil decidir entre todas as respostas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira
4 hrs

agree  rhandler
6 hrs

agree  SCosta
15 hrs

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
valete


Explanation:
valete no Houaiss no va más alla de la baraja pero creo que es equivalencia perfecta, las dos vienen del francés medieval.
n substantivo masculino
1 figura de um jovem escudeiro representado na carta do baralho que, em grande número de jogos, é imediatamente inferior à dama e ao rei
1.1 Derivação: por metonímia.
a carta que ostenta essa figura; conde, cavalo

También valdría pajem


Óscar Gómez del Estal
Spain
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 13

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Aio


Explanation:
É isto!
Em feminino é AIA.

Egas Moniz, o Aio
A batalha de Valdevez entre os exércitos de D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela não teve um resultado decisivo para nenhuma das hostes envolvidas. D. Afonso Henriques retirou-se para Guimarães com o seu aio Egas Moniz e com os outros chefes das cinco famílias mais importantes do Condado Portucalense, interessadas na independência. O monarca castelhano pôs cerco ao castelo de Guimarães mas o futuro rei de Portugal preferia morrer a render-se ao primo. Egas Moniz, fundamentado na autoridade que a posição e a idade lhe conferiam, decidiu negociar a paz com Afonso VII a troco da vassalagem de D. Afonso Henriques e dos nobres que o apoiavam. O rei castelhano aceitou a palavra de Egas Moniz de que D. Afonso Henriques cumpriria o voto de vassalagem.
Este acto heróico impressionou também D. Afonso Henriques, que concedeu ao seu velho aio extensos domínios. Pensa-se que esta terá sido uma estratégia inteligente por parte de Egas Moniz para que o primeiro rei de Portugal pudesse ganhar tempo.
http://pwp.netcabo.pt/0440369301/len/bra.htm


    Reference: http://pwp.netcabo.pt/0440369301/len/bra.htm
lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 74