ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Automotive / Cars & Trucks

Tiempo Tacto

Portuguese translation: tempo de ciclo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Tiempo Tacto
Portuguese translation:tempo de ciclo
Entered by: Katia V.

19:42 Feb 21, 2012
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Automotive / Cars & Trucks / Industry Automotive
Spanish term or phrase: Tiempo Tacto
Listagem de Processos de Produção e Cálculo de Lucros e Perdas.
Katia V.
Brazil
tempo de ciclo
Explanation:
Takt Time e Tempo de Ciclo

"O "Takt Time" corresponde ao ritmo de produção necessário para atender a demanda (a palavra alemã takt corresponde ao ritmo musical), ou seja, o tempo de produção que têm-se disponível pelo número de unidades a serem produzidas em função da demanda. Taiichi Ohno define o Takt Time como "o resultado da divisão do tempo diário de operação pelo número de peças requeridas por dia" (ALVAREZ E ANTUNES JR,"

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/takt-ti...

Selected response from:

Francisco César Manhães Monteiro
Brazil
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5tempo tacto
TRASLA - Translation Services / www.trasla.com
4 +1Tempo de cadência/de ritmosflor
4 +1tempo de ciclo
Francisco César Manhães Monteiro


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
tempo de ciclo


Explanation:
Takt Time e Tempo de Ciclo

"O "Takt Time" corresponde ao ritmo de produção necessário para atender a demanda (a palavra alemã takt corresponde ao ritmo musical), ou seja, o tempo de produção que têm-se disponível pelo número de unidades a serem produzidas em função da demanda. Taiichi Ohno define o Takt Time como "o resultado da divisão do tempo diário de operação pelo número de peças requeridas por dia" (ALVAREZ E ANTUNES JR,"

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/takt-ti...



Francisco César Manhães Monteiro
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Emiliano Pantoja
1 day16 hrs
  -> Grato

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Tempo de cadência/de ritmo


Explanation:
Traduzia assim.

"Por tanto nuestro objetivo al organizar la producción o diseñar un puesto de trabajo es hacer coincidir al máximo el tiempo de ciclo con el tiempo "tácto"."

http://www.mtmingenieros.com/landpages/landpage-takt-time.ht...

"El “tiempo ciclo” por otra parte, es el tiempo (mayor o menor) en el que realmente se están realizando las tareas; seguramente debido a anormalidades en el puesto de trabajo o en la ejecución de las mismas. Cuando esto ocurre, entonces se generan oportunidades para corregir lo que resulte necesario y llevar el tiempo ciclo al tiempo patrón o Takt."

https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:bItZlBrplWcJ:www....

"A marcação para o takt-time, por sua vez, é diferenciada quando analisadas as fases I e II. No caso da linha de montagem, particularmente em linhas transfer, o takt-time é determinado com a programação da sua velocidade - recorrendo-se à terminologia cunhada por CORIAT (1994), observa-se que a lógica é um misto das idéias de 'tempo imposto' e 'tempo compartilhado', visto que a determinação da velocidade da linha impõe um ritmo de trabalho a ser observado pelos operários, entretanto, por outro lado, há a possibilidade de compartilhamento das 'operações de interface (...)"
"O ritmo definido pelo takt-time é mantido pela observação das rotinas de operação-padrão e não pelo avanço de um sistema mecânico de transporte. No caso da produção de componentes nas células, o takt-time é elemento integrante das rotinas de operação-padrão, sendo a observância dessas a garantia da cadência de produção."

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2001000100002&...


    Reference: http://oque.dictionarist.com/Takt
sflor
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maribel Rodríguez Pacheco
6 hrs
  -> Obrigada Maribel.

1 day1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
tempo tacto


Explanation:


tempo tacto OU tempo ciclo


Tempo Tacto:
“o tempo tacto é a freqüência com que se deve produzir uma peçaou produto, para atender a demanda dos clientes. O tempo tacto é obtido dividindo-se o tempo disponível de trabalho (em minutos ou segundos) pelo volume de demanda docliente em unidades. No caso, a área de estamparia tem como principal cliente a área dearmação de carroceria que requer uma demanda de 6000 peças/dia, onde estes são osvalores utilizados na Volkswagen – planta Taubaté – no...”
http://pt.scribd.com/doc/56590427/31/–-OEE-Operacao-Efetiva-...


Não é a única referência. Trata-se de termo consagrado:

http://www.google.de/#sclient=psy-ab&hl=de&source=hp&q="temp...


TRASLA - Translation Services / www.trasla.com
Germany
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese