KudoZ home » Spanish to Portuguese » Botany

Espino Amarillo

Portuguese translation: escambroeiro


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:espino amarillo (Hippophae rhamnoides)
Portuguese translation:escambroeiro
Entered by: Carlos Santos

12:41 Oct 23, 2006
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Science - Botany / Cosméticos
Spanish term or phrase: Espino Amarillo
Óleo corporal de "XXX"

Encontrei "Escambroeiro".

No caso seria ""Óleo Corporal de Escambroeiro""

Alguém conheci ou já ouviu falar de tal planta.
Carlos Santos
Spain
escambroeiro
Explanation:
http://www.weleda.es/Espino_Amarillo.5244.0.html
Las bayas de esta planta tienen una alta concentración de vitamina C, (incluso mayor que el limón), además de contener vitaminas A y E.
El Espino Amarillo (Hippophae Rhamnoides) es originario de Asia Central y ya desde el siglo VIII se utilizaba en la farmacopea tibetana. Posteriores investigaciones científicas realizadas en Rusia y China han confirmado sus propiedades.
http://www.finlandia.org.pt/doc/pt/infofin/Gastronomia/Os al...
O empretum-nigrum, (variksenmarja, Empetrum nigrum), que se pode encontrar do norte do país e as bagas de escambroeiro, (tyrni, Hippophae rhamnoides) são duas delícias raras. Nos melhores anos, quando os frutos da sorveira, (pihlajanmarja, Sorbus aucuparia) existem em abundância, faz-se uma delicada geleia translúcida que é ideal para acompanhar caça, principalmente aves. É graças ao clima da Finlândia que crescem frutos silvestres com tão requintado sabor e de tão elevado valor nutritivo.

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2006-10-23 12:49:31 GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil "sanguinheiro"
http://www.fiscosoft.com.br/nesh/secao02.htm
4) Frutos, bagas e grãos: avelaneda, mirabólanos, dividivi (libidibi), bagas de sanguinheiro (escambroeiro), sementes e polpa de urucu, vagens de taioba (arão), favas de algarobeira, pericarpo verde de noz, cascas de amêndoas, etc.
Selected response from:

Fabio Descalzi
Uruguay
Grading comment
Obrigado, Fabio. Embora o nome soe bem estranho, vou minha primeira opção. Valeu!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1espinheiro cerval marítimo/Falso espinheiro
Maryán López
4 +1escambroeiro
Fabio Descalzi
4espinheiro-amarelo
Mariana Moreira
3Espinheiro-cerval-maritimo, falso espinheiro.Dolores Vázquez


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
espinheiro-amarelo


Explanation:
Term: espinheiro-amarelo
Reference: Lexicoteca - Moderna Enciclopédia Universal, Círculo de Leitores, 1987.
Language Usage: Na Directiva 75/726 (CEE) (EE 13 (04) p. 183) foi traduzido por "espinheira das areias".

(IATE)

Gel De Espinheiro Amarelo. LOGONA. Corpo - Diversos. Dietimport, S.A.. Montagne Jeunesse Dead Sea Salt Firming Gel 30 g. MONTAGNE JEUNESSE. Corpo - Diversos ...
www.infarmed.pt/.../portal/INFARMED/COSMETICOS/COLOCACAO_NO...





Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigado, por sua sugestão, Mariana.


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
escambroeiro


Explanation:
http://www.weleda.es/Espino_Amarillo.5244.0.html
Las bayas de esta planta tienen una alta concentración de vitamina C, (incluso mayor que el limón), además de contener vitaminas A y E.
El Espino Amarillo (Hippophae Rhamnoides) es originario de Asia Central y ya desde el siglo VIII se utilizaba en la farmacopea tibetana. Posteriores investigaciones científicas realizadas en Rusia y China han confirmado sus propiedades.
http://www.finlandia.org.pt/doc/pt/infofin/Gastronomia/Os al...
O empretum-nigrum, (variksenmarja, Empetrum nigrum), que se pode encontrar do norte do país e as bagas de escambroeiro, (tyrni, Hippophae rhamnoides) são duas delícias raras. Nos melhores anos, quando os frutos da sorveira, (pihlajanmarja, Sorbus aucuparia) existem em abundância, faz-se uma delicada geleia translúcida que é ideal para acompanhar caça, principalmente aves. É graças ao clima da Finlândia que crescem frutos silvestres com tão requintado sabor e de tão elevado valor nutritivo.

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2006-10-23 12:49:31 GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil "sanguinheiro"
http://www.fiscosoft.com.br/nesh/secao02.htm
4) Frutos, bagas e grãos: avelaneda, mirabólanos, dividivi (libidibi), bagas de sanguinheiro (escambroeiro), sementes e polpa de urucu, vagens de taioba (arão), favas de algarobeira, pericarpo verde de noz, cascas de amêndoas, etc.


Fabio Descalzi
Uruguay
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigado, Fabio. Embora o nome soe bem estranho, vou minha primeira opção. Valeu!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: O nome científico resolve a dúvida
6 mins
  -> Eis a resposta! Obrigado!

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
espinheiro cerval marítimo/Falso espinheiro


Explanation:
Nombre científico: hippophae rhamnoides
www.plantamed.com br
Busca no google o nome científico e procura em português

Maryán López
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
Notes to answerer
Asker: Obrigado por sua ajuda, Maria Angeles.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lota Moncada: Ou simplesmente (no Brasil também) ·" Espinheiro-marítimo"
2 hrs
  -> obrigada

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Espinheiro-cerval-maritimo, falso espinheiro.


Explanation:
Una opción.


    Reference: http://www.plantamed.com.br/ESP/Hippophae_rhamnoides.htm
Dolores Vázquez
Native speaker of: Native in GalicianGalician, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigado por sua ajuda, Dolores.