ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Construction / Civil Engineering

Bodega

Portuguese translation: arrecadação / armazém

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Bodega (para guardar materiales de construcción)
Portuguese translation:arrecadação / armazém
Entered by: Claudia Morales Mellado

19:15 Jul 12, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering / Construcción
Spanish term or phrase: Bodega
Buenas a todos

"Bodega" como un lugar para guardar materiales de construcción se dice ¿porão, adega o barracão?

* Parece que Adega se refiere al lugar donde se guardan los vinos solo, ¿o no?
Gracias
Claudia Morales Mellado
arrecadação / armazém
Explanation:
Armazém / arrecadação

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-07-12 19:22:03 GMT)
--------------------------------------------------

Sí, adega es para los vinos (y, a veces, también para aceite de oliva)

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-07-12 19:23:55 GMT)
--------------------------------------------------

También puede ser barracão, pero depende del contexto.
Selected response from:

Cristina Santos
United Kingdom
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2DepósitoDiana Salama
5armazém, mercearia; bodega, loja de vinhos em países de língua espanhola; adegaAdi Brock
4 +1arrecadação / armazémCristina Santos
3barracãoSuzel Belmonte


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
arrecadação / armazém


Explanation:
Armazém / arrecadação

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-07-12 19:22:03 GMT)
--------------------------------------------------

Sí, adega es para los vinos (y, a veces, también para aceite de oliva)

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2007-07-12 19:23:55 GMT)
--------------------------------------------------

También puede ser barracão, pero depende del contexto.

Cristina Santos
United Kingdom
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Fonseca
4 hrs
  -> Obrigada Fernando

25 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
barracão


Explanation:
Quando se trata do "canteiro de obras", conforme link indicado, se usa "barracão"; mas se for na própria casa da pesoa que está construindo, o material pode ser guardado no porão (quando há).

Veja, também, a definição de barracão do nosso dicoinário Aurélio:
barracão
[De barraca + -ão1.]
Substantivo masculino.
1.Grande barraca.
2.Abrigo ou telheiro, ou casa provisória, geralmente de madeira, para guardar utensílios ou depositar materiais de construção, num canteiro de obras; barraca.



    Reference: http://www.catep.com.br/dicas/O%20CANTEIRO%20DE%20OBRAS.htm
Suzel Belmonte
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
armazém, mercearia; bodega, loja de vinhos em países de língua espanhola; adega


Explanation:
armazém, mercearia; bodega, loja de vinhos em países de língua espanhola; adega

Adi Brock
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Depósito


Explanation:
Se for para materiais de construção, é este termo que eu usaria. Isto, se não for na casa da pessoa, mas no canteiro.

Diana Salama
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
3 mins
  -> obrigada, Rhandler.

agree  Clauwolf
19 mins
  -> obrigada, Clauwolf.