KudoZ home » Spanish to Portuguese » Cooking / Culinary

gamba

Portuguese translation: gamba


16:04 Apr 7, 2004
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Cooking / Culinary
Spanish term or phrase: gamba
recipe
Portuguese translation:gamba
Explanation:
Aunque hay varios tipos de gambas...

Investigação - Projectos terminados
... As espécies alvo são o lagostim (Nephrops norvegicus), a gamba (Parapenaeus
longirostris) eo camarão vermelho (Aristeus antennatus). ...
www.ualg.pt/fcma/biopescas/inv2.htm - 101k -
Selected response from:

Fernando Muela
Spain
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5gamba
Fernando Muela
5 +1camarão
Maria Luisa Duarte
5gamba (apenas para explicar melhor as respostas anteriores)rhandler


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
gamba


Explanation:
Aunque hay varios tipos de gambas...

Investigação - Projectos terminados
... As espécies alvo são o lagostim (Nephrops norvegicus), a gamba (Parapenaeus
longirostris) eo camarão vermelho (Aristeus antennatus). ...
www.ualg.pt/fcma/biopescas/inv2.htm - 101k -

Fernando Muela
Spain
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Assim o diz o Houaiss
2 mins

agree  María Leonor Acevedo-Miranda
3 hrs

agree  Sónia Tavares
4 hrs

agree  frossos
5 hrs

agree  Vera Rocha
9 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
gamba (apenas para explicar melhor as respostas anteriores)


Explanation:
Veja o que diz o Houaiss:

1 Rubrica: carcinologia.
camarão da fam. dos peneídeos (Parapenaeus longirrostris), encontrado em águas profundas do Mediterrâneo e do Atlântico
2 Rubrica: artes gráficas.
camarão ('pequeno borrão de tinta') grande

A Maria Luisa não deixa de ter razão, mas há gambas e gambas. Aliás, o termo "camarão" é muito mais usado no Brasil.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
camarão


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 5 hrs 49 mins (2004-04-07 21:53:21 GMT)
--------------------------------------------------

Camarões à Moda da Nacional

Ingredientes:


2 Kg. de camarão de tamanho médio
6 dentes de alho grandes
Sal (q.b.)
Piri-piri (q.b.)
1 pacote de margarina de 250Gr.

Confecção:


Lavem-se os camarões, escorram-se.
Com uma tesoura ou faca muito bem afiada, cortam-se os mesmos ao meio, no sentido longitudinal e pelo dorso porém sem separar totalmente as duas metades uma da outra, e retirem-se-lhes as tripas.
Reserve.
Num almofariz, junte os alhos, o sal e o piri-piri.
Esmague tudo isto muito bem e junte a margarina, criando uma pasta homogénea.
Com esta pasta barre a carne dos camarões abertos ao meio. Disponha os camarões numa terrina de barro e leve ao forno bem quente.
Retire ao fim de cerca d 15 minutos, quando a cor avermelhada das cascas dos camarões indicar estarem os mesmos já assados.
Sirva com batatas fritas cortadas em rodelas semi-grossas.

Bom apetite.




Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Um dos tipos, os da família dos peneídeos, não qualquer um.
6 mins

neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: Gamba é apenas a grande pelo que não é camarão. Camarão há de varios tamanhos, desde o Camarão da costa (o mais pequeno) até camarão gigante.
3 hrs
  -> Camarão com piri-piri.......que bom! un saludo Maria Leonor!MLD