KudoZ home » Spanish to Portuguese » Economics

sindicado

Portuguese translation: sindicado, acusado, sujeto, destinado


15:25 Feb 18, 2009
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Economics
Spanish term or phrase: sindicado
parte del monto total del crédito sindicado que consiste en un tramo de US$65 millones con un vencimiento de cinco años y la participación de seis bancos comerciales.
---------------------------------
Panamá y la agencia Galicia formalizaron un credito sindicado por 200 milones de dolares....

-----------

A palavra "sindicado" aparece nessas duas vezes. Como seria no PT do Brasil
Annoni
Portuguese translation:sindicado, acusado, sujeto, destinado
Explanation:
Creo que estamos hablando de la 3ra acepción de la palabra. Creo que estaría en ese campo de significación o algún sinónimo de los mismos.
Saludos

del RAE, sindicar.

(De síndico).

1. tr. acusar (‖ denunciar).

2. tr. Poner una nota, tacha o sospecha.

3. tr. Sujetar una cantidad de dinero o cierta clase de valores o mercancías a compromisos especiales para negociarlos o venderlos.

4. tr. Ligar varias personas de una misma profesión, o de intereses comunes, para formar un sindicato.

5. prnl. Entrar a formar parte de un sindicato.
Selected response from:

Alejandra Vuotto
Argentina
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1por meio de consórciorhandler
4concedido/concessãoSuzel Belmonte
3sindicado, acusado, sujeto, destinado
Alejandra Vuotto


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sindicado, acusado, sujeto, destinado


Explanation:
Creo que estamos hablando de la 3ra acepción de la palabra. Creo que estaría en ese campo de significación o algún sinónimo de los mismos.
Saludos

del RAE, sindicar.

(De síndico).

1. tr. acusar (‖ denunciar).

2. tr. Poner una nota, tacha o sospecha.

3. tr. Sujetar una cantidad de dinero o cierta clase de valores o mercancías a compromisos especiales para negociarlos o venderlos.

4. tr. Ligar varias personas de una misma profesión, o de intereses comunes, para formar un sindicato.

5. prnl. Entrar a formar parte de un sindicato.

Alejandra Vuotto
Argentina
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
concedido/concessão


Explanation:
1) ...parte do (montante) total do crédito concedido...

2) Panamá e agência Galícia formalizaram a concessão de um crédito de 200...

--------------------------------------------------
Note added at 48 minutos (2009-02-18 16:14:34 GMT)
--------------------------------------------------

Mirian, no lugar de crédito o mais adequado é "empréstimo" concedido.


    Reference: http://iate.europa.eu/iatediff/SearchByQuery.do
Suzel Belmonte
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
por meio de consórcio


Explanation:
Muitas vezes, para fazer frente ao valor do financiamento e dividir riscos, os bancos se consorciam (syndicate, em inglês). Acho que esta expressão que proponho adapta-se bem aos dois casos apresentados: "crédito por meio de consórcio".

Veja estes exemplos (o segundo é de um glossário do Banco Central do Brasil):

English for Reading
empréstimo efetuado por meio de consórcio de bancos, syndicated loan. empréstimo estrangeiro, foreign loan. empréstimo garantido por ativos ...
www.aprendendoingles.com.br/businessenglish.shtml


Bacen - dicionario de negócios USA
... empréstimos com juros variáveis empréstimo comercial empréstimo compulsório empréstimo consolidado empréstimo efetuado por meio de consórcio de bancos ...
www.scribd.com/doc/7709623/Bacen-dicionario-de-negocios-USA


[PDF] COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS - AMBEV
File Format: PDF/Adobe Acrobat
Em 28 de julho de 2004, quitamos totalmente nosso empréstimo por meio de consórcio de bancos denominado em ienes, no valor de R$ 974,7 milhões, ...
www.mzweb.com.br/ambev/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=46...

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Suzel Belmonte: Você tem razão rhandler! Neste caso, acho que também poderia ser crédito agrupado. Ou melhor: empréstimo agrupado.
6 hrs
  -> Obrigado, Suzel!