ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Education / Pedagogy

pruebas psicométricas

Portuguese translation: provas psicométricas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:pruebas psicométricas
Portuguese translation:provas psicométricas
Entered by: rhandler

07:58 Jul 26, 2006
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy
Spanish term or phrase: pruebas psicométricas
testes psicotécnicos?!
Teresa Martins
Portugal
provas psicométricas
Explanation:
Assim também se diz em português. Veja estes exemplos, todos de Portugal:

SNP - Sindicato Nacional dos Psicólogos
Familiaridade com as provas psicométricas, os inventários de personalidade, as entrevistas e os relatórios de avaliação psicológica. ...
www.snp.pt/emprego/Oferta.htm


Untitled Document
Testes de avaliação de conhecimentos e provas psicométricas que o irão ajudar a avaliar os seus pontos fortes. Artigos de Apoio ...
http://emprego24.brainnet.pt/HomeEmprego.asp


ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Fazem-se ainda estudos de caso cruzando os dados da prova com dados de observações, entrevistas e outras provas (psicométricas). Metodologia ...
www.ispa.pt/ispa_aformacao_01.asp?subseccao=3&aformacao=83


[PDF] (Microsoft Word - REGULAMENTO EST\301GIOS PSICOLOGIA v.3.doc)
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
outros, assim como bibliografia, provas psicométricas ou outro material de diagnóstico e avaliação;. f) Treinar o estagiário no uso de todo o material e na ...
www.ismai.pt/NR/rdonlyres/7AE15E78-B1C4-4C7A-8A88-05F9B899F...

Curso de Especialização Tecnológica - Nível III
Provas psicométricas e questionários. Teste de conhecimentos básicos de Matemática. Entrevista individual. Propinas:. Os candidatos seleccionados pagam uma ...
www.eppet.pt/~jmdes/informacoes/nivel3.html
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2provas psicométricasrhandler
3avaliação psicométrica
bezowski


  

Answers


26 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
avaliação psicométrica


Explanation:
avaliação psicométrica
3º) Pruebas psicométricas:
Se basan en el análisis de muestras del comportamiento humano, sometiéndose a examen bajo condiciones normativas, verificando la aptitud, para intentar generalizar y prever como se manifestara ese comportamiento en determinada forma de trabajo.
La prueba psicométrica es una medida objetiva y estandarizada de una muestra de comportamiento.
Se basan en las diferencias individuales que pueden ser físicas, intelectuales y de personalidad, y analizan cómo y cuánto varía la aptitud del individuo con relación al conjunto de individuos, tomado como patrón de comparación.
Aptitud es la potencialidad o predisposición de la persona para desarrollar una habilidad o un comportamiento. La aptitud es innata.
Aptitud: • predisposición natural para determinado trabajo o tarea, • existe sin ejercicio, • se evalúa por medio de comparaciones, • permite pronosticar el futuro del candidato, • con el ejercicio se transforma en capacidad, • es el estado latente y potencial del comportamiento.
La aptitud debidamente ejercida a través de la practica se transforma en capacidad.
Capacidad es la habilidad real de la persona en determinada actividad o comportamiento y se adquiere a partir del desarrollo de una aptitud mediante el entrenamiento o la practica.
Capacidad: • habilidad para realizar determinado trabajo, • surge del entrenamiento o del aprendizaje, • se evalúa mediante el rendimiento en el trabajo, • se refiere a la habilidad real del individuo, • es el resultado de ejercitar la aptitud, • es el estado real del comportamiento.
Una prueba de conocimiento ofrece un diagnostico real de las habilidades del candidato, en tanto que una prueba de aptitud proporciona un pronostico futuro de su potencial de desarrollo.
http://www.gestiopolis.com/canales/derrhh/articulos/46/tecni...
http://www.prehospitalar.com/modules.php?name=News&file=arti...
http://pwp.netcabo.pt/0410997501/rave/publicacoes/1990a.html
www.a3.egp.up.pt/forh/presentamapabioss.pdf


--------------------------------------------------
Note added at 31 mins (2006-07-26 08:30:35 GMT)
--------------------------------------------------

»»» avaliações psicométricas
http://tinyurl.com/qwxp2
http://www.prontopsiquiatria.com.br/setores.html

--------------------------------------------------
Note added at 38 mins (2006-07-26 08:37:33 GMT)
--------------------------------------------------

ou: testes de avaliação psicométrica
ou ainda: testes psicométricos
5. Não se tratará apenas de mais um sistema de testes psicométricos?
O StepStone Preview é uma ferramenta de triagem baseada em princípios psicométricos, mas não é, nem pretende ser, um sistema de testes psicométricos de pleno direito. Limita-se a avaliar a capacidade de determinado indivíduo para cumprir as funções requeridas e não é uma ferramenta de avaliação de personalidade. O seu principal objectivo é fornecer-lhe a melhor e mais reduzida listagem possível de candidatos adequados a determinada vaga, dando-lhe a oportunidade de reagir a candidaturas excepcionais em tempo real.
http://tinyurl.com/qenyl

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2006-07-26 08:44:48 GMT)
--------------------------------------------------

http://sobredotados.com.sapo.pt/cpcil12.html
Testes utilizados no processo de Recrutamento:
Testes Psicológicos - Visam determinar, analisar e comparar as diferenças a nível de inteligência geral, das aptidões específicas e da personalidade e podem ser de dois tipos: psicométricos (testes de aptidão específica, testes de aptidão geral e testes de inteligência) ou de personalidade (testes expressivos, testes projectivos, testes objectivos);
http://www.certform.pt/entrevista.htm
http://www.ataraxia.pt/orientacao.htm

bezowski
Poland
Native speaker of: Native in PolishPolish

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
provas psicométricas


Explanation:
Assim também se diz em português. Veja estes exemplos, todos de Portugal:

SNP - Sindicato Nacional dos Psicólogos
Familiaridade com as provas psicométricas, os inventários de personalidade, as entrevistas e os relatórios de avaliação psicológica. ...
www.snp.pt/emprego/Oferta.htm


Untitled Document
Testes de avaliação de conhecimentos e provas psicométricas que o irão ajudar a avaliar os seus pontos fortes. Artigos de Apoio ...
http://emprego24.brainnet.pt/HomeEmprego.asp


ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Fazem-se ainda estudos de caso cruzando os dados da prova com dados de observações, entrevistas e outras provas (psicométricas). Metodologia ...
www.ispa.pt/ispa_aformacao_01.asp?subseccao=3&aformacao=83


[PDF] (Microsoft Word - REGULAMENTO EST\301GIOS PSICOLOGIA v.3.doc)
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
outros, assim como bibliografia, provas psicométricas ou outro material de diagnóstico e avaliação;. f) Treinar o estagiário no uso de todo o material e na ...
www.ismai.pt/NR/rdonlyres/7AE15E78-B1C4-4C7A-8A88-05F9B899F...

Curso de Especialização Tecnológica - Nível III
Provas psicométricas e questionários. Teste de conhecimentos básicos de Matemática. Entrevista individual. Propinas:. Os candidatos seleccionados pagam uma ...
www.eppet.pt/~jmdes/informacoes/nivel3.html


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 23
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Trucco: De acordo
11 hrs
  -> Obrigado, Fernando.

agree  Ben Shang
20 days
  -> Obrigado, bshang.




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): Limasalo