KudoZ home » Spanish to Portuguese » Education / Pedagogy

empleabilidad

Portuguese translation: exequibilidade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:empleabilidad
Portuguese translation:exequibilidade
Entered by: Jorge Freire

09:10 Mar 13, 2008
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy / ONG
Spanish term or phrase: empleabilidad
"de las competencias básicas para la empleabilidad en la primaria"
Lucía Rodriguez Ilaria
Brazil
exequibilidade
Explanation:
Parece-me ser este o sentido.


exequibilidade [z]


substantivo feminino
qualidade do que é exequível;


(Do lat. *exsequibilitáte-, de *exsequibìle, de exsèqui, «executar; levar até ao fim»)

© Porto Editora, Lda. - 2001
Selected response from:

Jorge Freire
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2empregabilidade
Veronica Colasanto
4 +1exequibilidade
Jorge Freire


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
exequibilidade


Explanation:
Parece-me ser este o sentido.


exequibilidade [z]


substantivo feminino
qualidade do que é exequível;


(Do lat. *exsequibilitáte-, de *exsequibìle, de exsèqui, «executar; levar até ao fim»)

© Porto Editora, Lda. - 2001

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Gracias!

Asker:

Asker: Gracias!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Fonseca
23 mins
  -> Obrigado, Fernando

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
empregabilidade


Explanation:
A empregabilidade, baseia-se numa recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica dos novos mercados de trabalho. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura das economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e profissionais.

O termo empregabilidade foi criado por José Augusto Minarelli, no fim dos anos 90. Remete à capacidade de um profissional estar empregado, mas muito mais do que isso, à capacidade do profissional de ter a sua carreira protegida dos riscos inerentes ao mercado de trabalho.

José Augusto Minarelli estabelece, o que ele chama de seis pilares da empregabilidade, que garantem a segurança profissional do indivíduo.




    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empregabilidade
Veronica Colasanto
Brazil
Native speaker of: Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Patrícia Louro Gomes
24 mins

agree  Monica Nehr: de acordo
1 day3 hrs