KudoZ home » Spanish to Portuguese » Engineering (general)

Talquera

Portuguese translation: caixa


14:04 Apr 6, 2004
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering (general)
Spanish term or phrase: Talquera
Bidón - 6kg
Botella - 1lt
Talquera - 750grs
Saco - 10kg
Sonia Almeida
Portuguese translation:caixa
Explanation:
Não temos em português (pelo menos em PT-PT)um termo específico para este tipo de caixas que contêm pó ou granulados. Presumo que a designação em espanhol vem da sua utilização inicial para pó de talco. Mas não tenho a certeza. Veja esta explicação em inglês:

"Talquera: for storing powder; plastic (sometimes cardboard), tall or short, with or without neck, cylindrical, with lid or little holes to
get the powder out by shaking"

http://www.lehigh.edu/~bcm0/JML2003.pdf
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +5caixa
Ana Almeida
3 +1talqueira
Marcelo Fogaccia


Discussion entries: 1





  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +5
caixa


Explanation:
Não temos em português (pelo menos em PT-PT)um termo específico para este tipo de caixas que contêm pó ou granulados. Presumo que a designação em espanhol vem da sua utilização inicial para pó de talco. Mas não tenho a certeza. Veja esta explicação em inglês:

"Talquera: for storing powder; plastic (sometimes cardboard), tall or short, with or without neck, cylindrical, with lid or little holes to
get the powder out by shaking"

http://www.lehigh.edu/~bcm0/JML2003.pdf

Ana Almeida
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada a todos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Nem em PT-BR. Ficaria com "caixa"
34 mins
  -> Obrigada, Ralph

agree  Marcelo Fogaccia: É isso mesmo. Coloquei minha resposta apenas para mostrar que existe a palavra "inventada", mas não encontrei nenhum aval para ela.
48 mins
  -> Obrigada, Marcelo.

agree  SCosta
51 mins

agree  Sónia Tavares
55 mins

agree  Henrique Magalhaes
4 hrs

41 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
talqueira


Explanation:
Não encontrei no Aurélio e nem no Michaelis, mas há várias entradas no Google...

Sob-encomenda
... base e tampa cilíndrica e frasco sem detalhe com tampa bola, creme de barba e gel
após barba em bisnaga de 10 ml e talco para os pés em mini talqueira de 30 ...
www.rempar.com.br/cosmeticos/sobencomenda.htm - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

Sob-encomenda
... base e tampa cilíndrica e frasco sem detalhe com tampa bola, creme de barba e gel
após barba em bisnaga de 10 ml, talco para os pés em mini talqueira de 30 ...
www.rempar.com.br/amenites/sobencomenda.htm - 28k - Em cache - Páginas Semelhantes

Acessórios - PlasArt
... 27 - Pente Mechas / Reflexo, 009025. 28 - Pente Pincel, 014003. 29 - Talqueira, 014008.
30 - Espanador Figaro, 014002. 31 - Espanador com Talqueira Metálica, 014000. ...
www.plasart.com.br/acess.html - 17k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

[XLS] PAG 1 (2)
Formato do arquivo: Excel 2002 - Ver em HTML
PAG 1 (2). A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R. 1, 2, TABELA
01 Maio 2003. Vendedor.:_______________________________. 3, TELEFAX (0xx21) 2673-2033
2671-8842. 4, ...
www.plasart.com.br/tabela.xls - Resultado Adicional - Páginas Semelhantes

Frascos Diversos
... 11. A/500- 500 ml c/tp. 12. 6150 - 150 ml c/bt. e tp. plna ou cônica. 13, 4240
- 240 ml (garg. talqueira e tp.aba). 14, 4120- 120 ml c/bt. e tp. plana ou cônica.
www.pentaflex.com.br/frascos_diversos.htm - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

Suiça Produtos Químicos
... ML 4079 PROVETA VIDROLEX 500 ML 4082 ROLHA CORTICA PARA GARRAFA 4062 SABONETEIRA
ACRILICA C/VALVULA 4096 SACO PLASTICO DE 01 KG - 0,20 4128 TALQUEIRA COM BASE ...
www.suica.com.br/suica/frascos.html - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes

:: Samavidros ::
... Pote para Creme tipo Fundo Falso 30 gramas, 5,1, 5,1, 4,4. Pote para Creme tipo
Fundo Falso 60 gramas, 5,8, 5,8, 4,9. Talqueira Plástica 50 ml com tampa, 7,7,
3,7, 2,7. ...
www.samavidros.com.br/l9.shtml - 71k - Em cache - Páginas Semelhantes

Indústrias Plásticas Zarzur Ltda.
... 104 - Estojo Sombra sem Visor. 105 - Estojo Luxo 1. 106 - Estojo
Luxo 2. 107 - Talqueira. 108 - Pote para Creme. 109 - Estojo Pó
de ...
www.plasticoszarzur.com.br/produtos/cosmeticos.htm - 14k - Em cache - Páginas Semelhantes

Produtos Com a Letra - A
... PEROXIDO HIDROG.200V Kg. POTASSA CAUSTICA Kg. POTASSA CAUSTICA Kg. POTE 100g LEITOSO
Un. POTE PL.TALQUEIRA Un. POTE PLAS. VIR. 100g Und. POTE PLAS. VIR. 50 g Und. ...
www.romarquimica.hpg.ig.com.br/p.htm - 5k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

Relação de Produtos
... Conjunto Air de Rome Perfumes e Colônias Miraflores - Air de Rome Contém:
talqueira 120g com pompom + spray ligth Criação de extrema personalidade ...
www.ceifaportela.com.br/produtos.asp - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Ana Almeida: Esta é certamente uma das diferenças fundamentais entre o PT-PT e o PT-BR. Quando não há uma palavra equivalente, vocês inventam. Atenção: não é crítica, é apenas a constatação de uma realidade. "Talqueira" em Portugal seria impensável. Um abraço, Marcelo
26 mins
  -> Concordo com você Ana. Outro abraço!

agree  ArthurLuiz
52 mins
  -> Obrigado, Arthur.