KudoZ home » Spanish to Portuguese » Food & Drink

paila

Portuguese translation: tacho


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:paila
Portuguese translation:tacho
Entered by: Annoni

22:16 Apr 26, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Food & Drink / industria alimenticia
Spanish term or phrase: paila
Paila para elaboración de dulce de leche
Annoni
tacho
Explanation:
Como el "tacho de bronze" para hacer dulces
Selected response from:

Veronica Colasanto
Brazil
Grading comment
Isso mesmo! Tacho! Obrigada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1panelarhandler
4tacho
Veronica Colasanto
3frigideira
mirta diez


Discussion entries: 1





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
frigideira


Explanation:
Del DRAE: paila. (Del lat. patella, padilla).
1. f. Vasija grande de metal, redonda y poco profunda.
2. f. Dispositivo metálico que permite calentar el agua en las cocinas de carbón.
3. f. Am. Sartén, vasija.

Word Reference:
paila I ƒ (amer) (sartén) frigideira, ƒ.

--------------------------------------------------
Note added at 10 minutos (2008-04-26 22:26:42 GMT)
--------------------------------------------------

Si no te gusta frigideira, podes poner _panela rasa_.

mirta diez
Italy
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 8

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
panela


Explanation:
Doce de leite não se faz em frigideira, mas numa panela, como ilustram estes exemplos:

panela para mexer doce de leite eletrica - Fórum do Clube do Hardware
boas!! por favor, se esse topico estiver no lugar errado tirem. queria botar um motorzinho em cima duma panela pra ficar mexendo com uma pá.
http://forum.clubedohardware.com.br/panela-mexer-doce/426318


SuaReceita: Doce de leite rápido
Doce de leite rápido. Leia Avaliações (0) Enviado por: neusa s ... Coloque todos os ingredientes numa panela grande (para não transbordar), ...
http://suareceita.uol.com.br/receitas/visualizar/1579


ola - doce de leite
7 Apr 2008 ... de leite receita de arroz doce com leite doce de leite panela de ... fabricas de doce de leite doce de leite na panela doce de leite ...
http://blog.clickgratis.com.br/dinheiro2323/27008/doce de le...




--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-04-27 00:49:06 GMT)
--------------------------------------------------

Uma opção é "tacho", como bem lembrou a colega Monica!

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2008-04-27 00:51:03 GMT)
--------------------------------------------------

Veja estes exemplos para "tacho" (de maior capacidade):

WEST - Equipamentos para Laticínios e Indústria Alimentícia-
4703, Tacho completo para doce de leite com capacidade 600 x 300 litros ... 4801, Tacho para doce de leite sem exaustor com capacidade 1.000 x 500 litros ...
www.westequipamentos.com.br/novos/equipamentos/tacho_doce_l...

Tacho para fabricar doce de leite, possui capacidade de até 750 L
Tacho para fabricar doce de leite possui capacidade de até 750 L. Cilíndrico vertical, tem fundo semi-esférico com camisa para vapor ou água super-aquecida, ...
www.nei.com.br/lancamentos/verLancamento.aspx?id=11644

tacho doce leite - Zymboo
Tacho de cozimento disponível nos modelos: TA-50 e TA-100. Utilizado para produzir doce de leite, geléias, doces em geral, molhos, curau e suco. ...
www.zymboo.com/busca/web/tacho_doce_leite


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 40

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  mirta diez: Estimado Ralf, ella no pregunto en que tipo de vasija se hacia el dulce de leche; pregunto la traduccion de una palabra. Fijate en lo que dice el DRAE para paila. Concuerdo en que no se hce en un sarten, por eso le hice otra propuesta.
7 mins
  -> O contexto é muito importante, Mirta, por isso os tradutores humanos são insubstituíveis. Não há razão para usar-se uma frigideira para fazer doce de leite!

agree  Monica Nehr: cuidado que paila não é so frigideira, pode ser tacho, se fosse na minha casa faria na panela/tacho se fosse na indústria teria outro nome...
38 mins
  -> Obrigado, Monica, sim, muito bem lembrado: tacho é uma ótima opção. Bom fim-de-semana!

neutral  Veronica Colasanto: Oi Rhandler, sinceramente eu não vi que vc tinha escrito tacho, senão apenas "frigideira", e a palavra "tacho" vinho a minha cabeça apenas lí a pergunta.
22 hrs

22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tacho


Explanation:
Como el "tacho de bronze" para hacer dulces

Veronica Colasanto
Brazil
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 16
Grading comment
Isso mesmo! Tacho! Obrigada.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  rhandler: Mas quem sugeriu tacho fui eu, como lembrado pela Monica, vinte horas antes da sua sugestão! // Porque não copiou também os exemplos que eu apresentei? Puxa vida, a ética foi para o espaço!
11 mins
  -> Isso mesmo aconteceu outras vezes comigo e sei que dá bronca, mas não foi esperteza da minha parte não, pode acreditar