ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Food & Drink

paleta de cerdo

Portuguese translation: apresuntado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:paleta de cerdo
Portuguese translation:apresuntado
Entered by: Annoni

15:55 Jun 15, 2009
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2009-06-18 13:58:34 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


Spanish to Portuguese translations [PRO]
Food & Drink
Spanish term or phrase: paleta de cerdo
Fiambre Cocido de Pata de Cerdo, Fiambre Cocido de Paleta de Cerdo y Mortadela.

no pt do Brasil
Annoni
apresuntado
Explanation:
Así se lo llama acá en Brasil
Selected response from:

Veronica Colasanto
Brazil
Grading comment
Nunca vi uma discussão tão entretnida como essa! Proponho aos participantes que nos reunamos um dia desses nesta gélida Buenso Aires para "picar" algo que pode ser a paleta do porco ou o apresuntado. Para mim , que sou vegetariana, tanto faz hhe. Prometo contribuir com uma torta de couve-flor que é a minha especialidade, aliás a única. O que vocês acham?
Abraços.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4paleta de porco
Alejandra Vuotto
5 +1apresuntado
Veronica Colasanto
5pernil de porco
Ana Bertola
5paleta de porco ( ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleta)
Isabel Maria Almeida


Discussion entries: 11





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
paleta de porco ( ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleta)


Explanation:
...

Isabel Maria Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
apresuntado


Explanation:
Así se lo llama acá en Brasil

Veronica Colasanto
Brazil
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 16
Grading comment
Nunca vi uma discussão tão entretnida como essa! Proponho aos participantes que nos reunamos um dia desses nesta gélida Buenso Aires para "picar" algo que pode ser a paleta do porco ou o apresuntado. Para mim , que sou vegetariana, tanto faz hhe. Prometo contribuir com uma torta de couve-flor que é a minha especialidade, aliás a única. O que vocês acham?
Abraços.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Monica Nehr
7 mins
  -> Obrigada!

neutral  Marcelo Lino: Pode ser presunto ou apresuntado a diferença é que o presunto é feito com a peça de carne (dianteiro ou traseiro) cozida e prensada e o apresuntado é feito com recortes e pode ser emulsificado com amido.
1 hr
  -> Que seria a paleta (fiambre) na Argentina...

2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
paleta de porco


Explanation:
Así se dice.
Saludos

--------------------------------------------------
Note added at 3 minutos (2009-06-15 15:58:49 GMT)
--------------------------------------------------

También se dice "paleta suína"

--------------------------------------------------
Note added at 8 horas (2009-06-16 00:53:26 GMT)
--------------------------------------------------

Aquí dejo un ejemplo de Paleta de cerdo de Argentina para ilustrar:
Paladini - Fiambre feteado- Tipo paleta de cerdo cocida


Publicado por LeShop




Cantidad:200 Grs - Origen: Argentina.Envasado al vacío.Ingredientes / Composición: Pernil de cerdo, sal, almidón, azúcar, emulsionante, especias, conservador.Precauciones / Advertencias: Conservar en refrigeración de 0° a 8°

Aquí la composición del "Apresuntado"
Formulação de Apresuntado - Lanche

MATÉRIA-PRIMA:
Paleta Suina sem Osso - 20 kg
CMS de frango - 47 kg
Água gelada - 20 kg

INGREDIENTES:
Sal - 0.300
Super Rendimento CNT - 1.500
Emulsificante de gordura - 0.250
Cond. Califórnia - 0.500
Malto dextrina - 1.000
Fécula - 9.000
Proteína Micronizada de Soja ( PTS ) - 2.000
Carragena - 0.600
Carmim de cochonilha 3% - 0.050

PROCESSAMENTO:

1. Moer a paleta no pré cortador
2. Dissolver na metade da água gelada, o sal, 1kg de super rendimento, 0,15kg de condimento califórnia e 15 ml de carmim. Colocar no misturador juntamente com a paleta e deixar bater.
3. Após 1 minuto pulverizar 0,3 kg de carragena e 0,8 kg de PTS e deixar bater 15 min.

- Colocar o CMS no cutter e pulverizar 0,5 kg de super rendimento, o emulsificante de gordura, 0,35 kg de condimento califórnia e a água com 35 ml de carmim.
- Deixar bater por 2 minutos e pulverizar a dextrina, 0,3 Kg de carragena e 1,2Kg de PTS.
- Deixar bater ate a formação da emulsão e estabilizar a liga da massa, após adicionar a fécula de mandioca.
- Levar ao misturador juntamente com a paleta já batida e misturar por 10 min.
- Embutir, enformar e cozinhar.
- Resfriar com choque térmico e armazenar em câmara fria ate 0ºC

--------------------------------------------------
Note added at 9 horas (2009-06-16 00:56:07 GMT)
--------------------------------------------------

A diferencia de la paleta argentina, el apresuntado brasileño contiene un alto porcentaje de CMS (carne mecánicamente separada) de pollo.
Este detalle los hace diferentes y por lo tanto no aconsejaría que se usaran como equivalentes o sinónimos.

Alejandra Vuotto
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Veronica Colasanto: Negra, paleta se le dice al corte de carne, pero el fiambre es el apresuntado... besitos
23 mins
  -> A mí me parece que el "apresuntado" tiene mucha más grasa que nuestra "paleta", es de inferior calidad.

agree  imatahan
28 mins
  -> Gracias!

agree  Ana Bertola: Também se diz "paleta de porco" no Brasil. O apresuntado é uma qualidade inferior de presunto.
1 hr
  -> Gracias!

agree  Marcelo Lino: O presunto cozido (prensado industrial) e o apresuntado (emulsificado com amido) são geralmente obtidos do pernil traseiro, mas pode ser feito com a paleta (perna dianteira).
1 hr
  -> Gracias!

agree  maria schettini
3 hrs
  -> Muchas gracias, María!

1 day37 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
pernil de porco


Explanation:
Otra opción... "frio cozido de pernil de porco"

Ana Bertola
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish